Os benefícios do Yoga

Um mês desta modalidade e os benefícios do Yoga serão de imediato notados. Notará mais flexibilidade, força, o corpo mais definido, boa disposição e bem-estar.

Os benefícios do Yoga
Corpo e mente num só exercício.

O Yoga é excelente para trabalhar a sua flexibilidade e força. Qualquer pessoa pode praticar, não é apenas para aqueles que conseguem tocar os dedos dos pés ou querem meditar. Lá chegará com o tempo porque, na verdade, o Yoga é muito mais do que os asanas.

Os benefícios do Yoga, tanto para o corpo como para a mente, estão provados cientificamente e é deles que vamos falar.

 

Como funciona o Yoga?


os beneficios do Yoga

Uma aula de Yoga deve começar com uns minutos de meditação, para acalmar o corpo, a mente e focar. Depois seguem-se asanas, os prânayâmas (exercícios de respiração), os cânticos e termina com meditação.

Os asanas são as posturas do Yoga que, em sânscrito, significa postura confortável e equilibrada. O objetivo dos asanas é equilibrar os elementos físicos, mentais e espirituais num só.

O Yoga, combinado com o vegetarianismo e a meditação, pode realmente mudar a sua vida.

Os benefícios do Yoga: 9 razões que podem mudar a sua vida


mulher com bastante flexibilidade

Hoje apresentamos 9 razões pelas quais deve optar por esta modalidade. Os benefícios do Yoga são mais que visíveis aquando da sua prática regular.

  1. Há asanas que lhe vão parecer impossíveis mas, com a prática, não só fica mais fácil como notará que um dos primeiros benefícios será a correcção da postura e o alívio generalizado das dores. Tudo isto graças ao fortalecimento dos músculos e à maior flexibilidade.
  2. Os benefícios do Yoga são idênticos a atividades como correr, andar de bicicleta ou aeróbica. Uma alternativa eficaz na melhoria e prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente para pessoas com reduzida tolerância física.
  3.  A prática regular de Yoga contribui para aumentar o colesterol bom, o HDL, diminuir o colesterol mau, o LDL, para baixar a tensão arterial, melhorar o ritmo cardíaco e reduzir o índice de massa corporal.
  4. As cartilagens funcionam como uma esponja, precisam de movimento, de ser espremidas para receber nutrientes. A prática regular e variada de asanas mantém as suas cartilagens saudáveis e fortes.
  5. Muitos asanas exigem que levante e suporte o próprio peso o que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir fraturas e doenças, como a osteoporose. A prática regular de Yoga aumenta a densidade óssea nas vértebras.
  6. Os prânayâmas permitem uma excelente oxigenação a nível pulmonar e cerebral, aumentam a capacidade respiratória, a frequência cardíaca, estimulam a concentração e purificam o organismo.
  7. Ao contrair e alongar os músculos, os órgãos vão mexendo e a mudança de posturas aumenta a drenagem linfática. Isto ajuda a combater as infeções e elimina resíduos tóxicos.
  8. O Yoga incentiva a relaxar, desacelerar a respiração e a concentrar no presente. Estabiliza o sistema nervoso e é um instrumento poderoso na diminuição do stress, assim como na diminuição da ansiedade e da depressão. O equilíbrio mental e emocional sai favorecido.
  9. A prática regular de ioga melhora a coordenação, o tempo de reação e a memória. Praticantes de Meditação Transcendental demonstram capacidade de resolver problemas, adquirir e recordar informação melhor. Talvez porque são se distraem menos com os seus pensamentos.

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