Os benefícios do Yoga

Os benefícios do Yoga

Corpo e mente num só exercício.

Um mês de Yoga e os efeitos positivos no seu corpo e humor são evidentes. Notará mais flexibilidade, força, o corpo mais definido, boa disposição e bem-estar.

O Yoga é excelente para trabalhar a sua flexibilidade e força. Qualquer pessoa pode praticar, não é apenas para aqueles que conseguem tocar os dedos dos pés ou querem meditar. Lá chegará com o tempo porque, na verdade, o Yoga é muito mais do que os asanas. Os benefícios do Yoga, tanto para o corpo como para a mente, estão provados cientificamente e é deles que vamos falar.

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Como funciona?


Uma aula de Yoga deve começar com uns minutos de meditação, para acalmar o corpo, a mente e focar. Depois seguem-se asanas, os prânayâmas (exercícios de respiração), os cânticos e termina com meditação. Os asanas são as posturas do Yoga que, em sânscrito, significa postura confortável e equilibrada. O objetivo dos asanas é equilibrar os elementos físicos, mentais e espirituais num só. O Yoga, combinado com o vegetarianismo e a meditação, pode realmente mudar a sua vida.

9 Benefícios do Yoga



1. Há asanas que lhe vão parecer impossíveis mas, com a prática, não só fica mais fácil como notará que um dos primeiros benefícios será a correcção da postura e o alívio generalizado das dores. Tudo isto graças ao fortalecimento dos músculos e à maior flexibilidade.

2. Os benefícios do Yoga são idênticos a atividades como correr, andar de bicicleta ou aeróbica. Uma alternativa eficaz na melhoria e prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente para pessoas com reduzida tolerância física.

3. A prática regular de Yoga contribui para aumentar o colesterol bom, o HDL, diminuir o colesterol mau, o LDL, para baixar a tensão arterial, melhorar o ritmo cardíaco e reduzir o índice de massa corporal.

4. As cartilagens funcionam como uma esponja, precisam de movimento, de ser espremidas para receber nutrientes. A prática regular e variada de asanas mantém as suas cartilagens saudáveis e fortes.

5. Muitos asanas exigem que levante e suporte o próprio peso o que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir fraturas e doenças, como a osteoporose. A prática regular de Yoga aumenta a densidade óssea nas vértebras.

6. Os prânayâmas permitem uma excelente oxigenação a nível pulmonar e cerebral, aumentam a capacidade respiratória, a frequência cardíaca, estimulam a concentração e purificam o organismo.

7. Ao contrair e alongar os músculos, os órgãos vão mexendo e a mudança de posturas aumenta a drenagem linfática. Isto ajuda a combater as infeções e elimina resíduos tóxicos.

8. O Yoga incentiva a relaxar, desacelerar a respiração e a concentrar no presente. Estabiliza o sistema nervoso e é um instrumento poderoso na diminuição do stress, assim como na diminuição da ansiedade e da depressão. O equilíbrio mental e emocional sai favorecido. 

9. A prática regular de ioga melhora a coordenação, o tempo de reação e a memória. Praticantes de Meditação Transcendental demonstram capacidade de resolver problemas, adquirir e recordar informação melhor. Talvez porque são se distraem menos com os seus pensamentos.


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