Os benefícios do Pilates

Os benefícios do Pilates

Força, flexibilidade e controlo.

O Pilates faz a diferença na sua saúde sem prejudicar o seu corpo. Um método focado no desenvolvimento equilibrado do corpo, para uma postura forte e eficiente.

Em três palavras, o Pilates é força, flexibilidade e controlo. Consegue isso pela concentração, centralização, controlo, respiração, precisão e fluidez, os seis princípios do Pilates.

Adapta-se a qualquer condição física, seja um sénior, um bailarino, um atleta de elite ou uma mulher a recuperar de uma gravidez.
 

Como funciona?


A força a partir do núcleo e a estabilidade do tronco somados aos seis princípios do Pilates, distinguem este método de todos os outros. Os exercícios são realizados tanto num tapete no chão, por vezes apoiados em bolas, como em equipamentos de exercício desenvolvidos por Joseph Pilates - esta última ainda não está muito presente em Portugal.
 
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8 Benefícios do Pilates


 
1. Ao contrário de outros exercícios, o Pilates não trabalha umas partes do corpo e negligencia outras. Num treino exercita o corpo como um todo. Promove a força e o desenvolvimento muscular equilibrado.
 
2. Trabalha de dentro para fora, centrado nos músculos do fundo das costas, no abdómen e nos músculos pélvicos. Este trio representa os músculos de que dependemos para apoio Se o núcleo é forte, o pescoço e ombros relaxam e os restantes músculos e articulações podem fazer o seu trabalho. 
 
3. Uma boa postura é um reflexo de um núcleo forte e é o que lhe permite mover-se livremente. O Pilates treina o corpo para se expressar com força e harmonia. Isso é visível na postura daqueles que o praticam.
 
4. Com a prática regular, vai perder peso, ganha uma aparência enxuta, uma musculatura forte e equilibrada e uma postura correta para se mover com facilidade e elegância. E ainda um bónus: fica com uns abdominais de aço!
 
5. Muitos dos exercícios são realizados em posições reclinadas ou sentadas, e a maioria são de baixo impacto e essencialmente de suporte do seu peso. Este método é tão seguro, que é usado pelos fisioterapeutas para reabilitar lesões, escolioses, hiperlordoses e outras.
 
6. O Pilates melhora a elasticidade muscular, a mobilidade das articulações e fortalece os ossos. Um corpo com força e flexibilidade corre menos riscos de sofrer lesões.
 
7. A verdade é uma: quanto mais exercício faz, mais energia tem e mais quer fazer. O Pilates põe a respiração e a circulação em movimento, estimula a coluna e os músculos e dá-lhe mais energia e boa disposição.
 
8. Pilates é a "completa coordenação de corpo, mente e espírito." Este é um dos segredos do exercício de Pilates: praticar cada movimento com atenção total. Quando nos exercitamos desta forma, o corpo e a mente unem-se para trazer o maior benefício possível de cada exercício. 

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