Dieta: 8 estratégias para ingerir menos açúcar

Tem o vício do açúcar nos alimentos mas gostava de o conseguir controlar? Hoje trazemos-lhe algumas estratégias para ingerir menos açúcar e assim melhorar a sua saúde em geral.

Dieta: 8 estratégias para ingerir menos açúcar
É viciado em açúcar? Este artigo é para si.

Apesar do desejo pelo sabor doce ser inato e comum a todas as idades, raças e culturas, o açúcar que se encontra naturalmente presente nos alimentos (mel, fruta e sumos de fruta naturais, laticínios, cereais) é suficiente para satisfazer as nossas necessidades.

Por outro lado, tem-se verificado que o consumo de alimentos açucarados e processados tem uma forte relação com o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis – como obesidade, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias, inflamação, doenças cardiovasculares e cáries dentárias.

8 Estratégias para ingerir menos açúcar


estrategias para ingerir menos acucar e fruta fresca

Pode considerar as seguintes estratégias para ingerir menos açúcar e ter algum cuidado com a sua dieta alimentar.

  1. Substituir refrigerantes/sumos por água ou chá sem açúcar;
  2. Preferir alimentos “ao natural”, como leite simples, iogurtes, café ou chá sem adicionar açúcar ou chocolate;
  3. Trocar bolachas açucaradas ou com recheio por galetes de milho/arroz sem sal;
  4. Evitar alimentos/refeições pré-confecionados, molhos preparados ou conservas (exemplo: vegetais enlatados);
  5. Substituir a fruta em conserva (exemplo: pêssego, ananás em calda) por fruta fresca;
  6. Optar por fruta como sobremesa evitando finalizar as refeições principais com os doces tradicionais;
  7. Substituir a gelatina açucarada por gelatina 0% açúcar, mascavado, sacarose, glicose, mel, frutose, dextrose, açúcar invertido, maltose, mel, xarope de glicose, xarope de milho, maltodextrinas, melaço;
  8. Preferir alimentos em que estes ingredientes acima mencionados apareçam no final da lista de ingredientes.

Andreia Martinho e Rita Pereira

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