Quando as dietas o fazem ganhar peso indesejado…

Quando as dietas o fazem ganhar peso indesejado…

Sim, isso pode acontecer.

Já experimentou várias dietas e nenhuma parece resultar? Descubra porquê. 
 

“Perca até 7 kg numa semana” ou “descubra como emagrecer rápido”. Os títulos são meramente exemplificativos, mas se fizer uma pesquisa online certamente vai dar de caras com inúmeros artigos com títulos semelhantes (ou iguais). É assim o mundo das dietas, que com o verão à porta são tema para muitas conversas. O que não falta são pessoas a quererem perder peso ou eliminar aquelas “gordurinhas” a mais. E dietas há muitas. Aliás, desde a dieta Detox, à dieta da sopa, a dieta das Princesa ou a dieta de South Beach, há dietas para todos os gostos e feitios. Mais ou menos restritivas, todas prometem mais e melhores resultados, quase miraculosos. Mas se as dietas proliferam, o número de seguidores não se fica atrás. Mas será que os resultados são tão bons como prometido? Nem sempre.
 

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Resultados imediatos
vs
resultados a longo prazo


Qualquer dieta que faça pode parecer um verdadeiro milagre. Basta seguir um determinado regime alimentar e os resultados são quase imediatos. O problema é que em qualquer dieta drástica, ainda que os resultados sejam visíveis rapidamente, são pouco duradouros. Basta retomar a alimentação habitual e os quilinhos que perdeu não tardam a reaparecer. Mais. Muitas das dietas "milagrosas" podem acarretar riscos para a saúde, por serem demasiado restritivas ou eliminarem determinados nutrientes essenciais para o organismo ou mesmo grupos de alimentos, em detrimento de outros. A longo prazo a tendência é que volte a ganhar o peso perdido (e/ou mais algum), mas sob a forma de gordura, prejudicial para a saúde.

Mas não só, a predisposição da pessoa para a dieta também influencia os resultados. Sejamos francos, muitas pessoas, simplesmente não estão “talhadas” para fazer dieta.
 

Porque fazem as dietas ganhar peso indesejado?


Alguns estudos comprovam que dietas muito restritivas podem fazê-lo ganhar peso indesejado. E basta analisar em pormenor a maioria das dietas, para perceber porque estão “condenadas ao fracasso” desde o início. Repare, uma dieta - por definição - é um plano alimentar temporário e na grande maioria das vezes não resultam a longo prazo. Isto porque, para que os resultados sejam visíveis rapidamente a maioria das dietas contemplam um corte considerável nas calorias ingeridas e a tendência será comer (ainda) mais quando retomar a sua alimentação ou até ter ciclos em que come compulsivamente no decorrer da dieta.

E mais. As dietas são elaboradas com base num conceito, onde são definidos os alimentos permitidos e os proibidos e até as ementas semanais. Tudo parece bem. O problema é que algumas delas não estão ajustadas às necessidades de cada pessoa e às especificidades do seu organismo e (espante-se!) cada pessoa reage à dieta de forma diferente. 

Ninguém lhe diz que não pode ou não deve seguir esta ou aquela dieta. Mas não se aventure em dietas loucas, sem antes procurar aconselhamento junto de um nutricionista, que pode criar um plano alimentar adequado as suas necessidades. E depois lembre-se, se não quer ganhar peso indesejado com as dietas da moda, o melhor é fazer uma alimentação cuidada e exercitar-se com regularidade. Vai ver que em menos de nada perdeu peso sem sacrifícios e com resultados duradouros.

 

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