Dieta cetogénica alimentos permitidos e proibidos

Dieta cetogénica alimentos permitidos e proibidos

Descubra que alimentos da dieta cetogénica deve ingerir em maior e menor quantidade.

Os alimentos da dieta cetogénica são a chave para conseguir obter bons resultados. Perceba de quais pode abusar e quais deve evitar. 

Praticamente zero hidratos de carbono na dieta e menos quilos em apenas uma semana.

Essa é a promessa da dieta cetogénica, que tem caído nas graças de quem pretende eliminar o peso em excesso com rapidez.

A dieta cetogénica é utilizada para promover uma perda de peso rápida e eficaz, por fazer o organismo utilizar a gordura como fonte de energia, promovendo assim a perda de peso.

Os alimentos da dieta cetogénica são isentos ou pobres em hidratos de carbono e mais ricos em proteína e/ou gordura.

O que é a dieta cetogénica?


O nome “dieta cetogénica” provém da palavra “cetose”, um processo que ocorre quando o organismo não possui glicose suficiente para utilizar como fonte de energia primária.

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Na cetose, o fígado transforma a gordura armazenada e proveniente da alimentação em ácidos gordos e corpos cetónicos, que posteriormente se irão transformar em energia.

Como a glicose é obtida através da ingestão de hidratos de carbono, numa dieta cetogénica a ingestão deste macronutriente deve ser reduzida.

Deste modo, os alimentos da dieta cetogénica são maioritariamente os ricos em proteínas e/ou gorduras.
 

Cuidados a ter na dieta cetogénica


Como em qualquer outra dieta, durante a dieta cetogénica também é importante ter alguns cuidados:
  • Não interrompa a prática de exercício físico, mesmo que tenha que diminuir o esforço durante as primeiras semanas;
  • Não se esqueça da importância da hidratação e beba água em abundância, no mínimo 1,5L por dia;
  • Faça várias refeições durante o dia, evitando passar mais de 3 horas sem comer;
  • Cumpra com rigor as recomendações feitas pelo seu nutricionista. 


Contraindicações


A dieta cetogénica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos ou com histórico de problemas como insuficiência hepática ou renal, diabetes tipo 1, doenças cardiovasculares e AVC.

Se durante a dieta, sentir náuseas, fadiga, desidratação, enjoo e dores de cabeça, pare imediatamente com a dieta e contacte o seu nutricionista.
 

Dieta cetogénica: Alimentos permitidos livremente


ovo
A lista de alimentos abaixo relata aqueles que pode e deve ingerir em maior quantidade aquando de uma dieta cetogénica.

Estes alimentos podem ser ingeridos de forma livre, mas sempre com bom-senso.
 
  • Adoçantes, como o eritritol, stevia, sucralose e xilitol;
  • Manteiga e o chantilly sem açúcar;
  • A maioria dos tipos de queijo;
  • Ovos;
  • Carne;
  • Peixe;
  • Farinha de amêndoa, castanha, coco e linhaça;
  • Cacau em pó sem açúcar;
  • Frutas como o abacate, a azeitona, o coco, o limão e o tomate;
  • Marisco e moluscos;
  • Sementes de chia, girassol e linhaça;
  • Fontes de gordura como o azeite, banha, manteiga e óleo de coco;
  • A maioria dos produtos hortícolas;
  • Café, chá, limonada sem açúcar e refrigerantes light;
  • Temperos como o açafrão, alecrim, canela, coentros, pimenta, salsa, manjericão, orégãos e sal.
 

Dieta cetogénica: Alimentos permitidos com moderação


iogurte grego
A lista de alimentos abaixo enumera alimentos que são permitidos na dieta cetogénica, mas com moderação.

Deste modo, não deve ingeri-los com a mesma liberdade dos referidos na lista acima.
 
  • Outros adoçantes artificiais;
  • Iogurte grego natural;
  • Queijo brie e queijo das minas;
  • Enchidos como linguiça, mortadela e presunto;
  • Whey protein;
  • Frutos vermelhos, como morangos, amoras e framboesas;
  • Oleaginosas, como as amêndoas, castanhas, nozes, cajus e outros;
  • Fontes de gordura, como o óleo de amendoim e a maionese;
  • Produtos hortícolas, como a abóbora, cenoura, cebola e nabo;
  • Ketchup e mostarda;
  • Manteiga de amendoim.
 

Dieta cetogénica: Alimentos proibidos


batata doce
Os alimentos listados abaixo devem ser evitados durante a dieta cetogénica. Assim, deve excluí-los do seu dia alimentar e optar pelos alimentos das listas acima.
 
  • Todo o tipo de açúcares e mel;
  • Leite e iogurtes em geral;
  • Salsichas;
  • Farinha de aveia, chocolate em pó, mandioca;
  • Frutas como o abacaxi, banana, maçã, uvas e laranja;
  • Gorduras, como a margarina e o óleo de girassol;
  • Batata e a batata doce;
  • Feijão, grão-de-bico e lentilhas;
  • Arroz, aveia, centeio, massa, cevada, milho e quinoa;
  • Pão, bolos e bolachas;
  • Refrigerantes e sumos naturais;
  • Bebidas alcoólicas.
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