Descubra quais os alimentos ricos em coenzima Q10

Os alimentos ricos em coenzima Q10 ajudam a manter os níveis desta molécula no organismo, principalmente em indivíduos mais velhos.

Descubra quais os alimentos ricos em coenzima Q10
Alimentos correntes do dia-a-dia que fazem toda a diferença.

As células do nosso organismo contêm uma substância semelhante a uma vitamina chamada coenzima Q10 (CoQ10).

Sem esta substância as células não conseguem produzir energia necessária para respirar, pensar, movimentar-se ou combater doenças. Por esse motivo é importante conhecer os alimentos ricos em coenzima Q10.

O que é a coenzima Q10?


coenzima Q10

A coenzima Q10 ou ubiquinona é um composto produzido pelo corpo e armazenado nas mitocôndrias das células, as responsáveis ​​pela produção de energia. A coenzima também protege as células de danos oxidativos e bactérias ou vírus que causam doenças.

A produção de CoQ10 diminui à medida que se envelhece, a partir dos 25 anos de idade. E principalmente as pessoas mais velhas parecem ser deficientes neste composto, sendo por isso fundamental que assegurem a sua ingestão através dos alimentos que a fornecem em maior quantidade.

Mas não são só as pessoas mais velhas que acusam falta de coenzima Q10, existem outros motivos que podem levar a isso, tais como:

  • Deficiências nutricionais, como a deficiência de vitamina B6;
  • Defeitos genéticos na síntese ou utilização de CoQ10;
  • Aumento das exigências dos tecidos em consequência da doença;
  • Doenças mitocondriais;
  • Esforço oxidativo devido ao envelhecimento;
  • Efeitos colaterais dos tratamentos com estatinas.

 

Qual a importância da coenzima Q10?


mulher a ver se ao espelho

Uma das principais funções é ajudar a produzir energia nas células. Está envolvido na produção de adenosina trifosfato (ATP), que ajuda na transferência de energia dentro das células.

Desempenha ainda um papel antioxidante na proteção das células contra danos provenientes dos processos oxidativos.

Uma vez que o ATP é usado para desempenhar todas as funções do organismo e os danos oxidativos são destrutivos para as células, não é surpreendente que algumas doenças crónicas tenham sido associadas a baixos níveis de CoQ10.

A CoQ10 está presente em cada célula do corpo. No entanto, as maiores concentrações são encontradas em órgãos como o coração, os rins, os pulmões e o fígado. 

Os principais alimentos ricos em coenzima Q10


Felizmente existe a possibilidade de reabastecer o organismo com esta substância caso esta esteja em falta. Pode-se obter através da alimentação ou através de suplementos.

1. Frutas e vegetais

metades de laranjas

Algumas das principais frutas e vegetais utilizadas no dia-a-dia também ajudam a adicionar um pouco mais de coenzima Q10 à dieta.

Dentro desta lista de frutas e vegetais encontra-se a laranja, os brócolos, a couve-flor, os morangos, o abacate, os espinafres e as couves no geral.

2. Peixe gordo

posta de salmao crua

Como a coenzima Q10 é solúvel em gordura, necessitando de gordura para a absorção e armazenamento, geralmente mais gordura o peixe tiver, mais coenzima Q10 terá. Escolha peixes gordos como o salmão, atum ou a sardinha.

3. Carne

carnes vermelhas

A carne é uma das fontes mais ricas nesta substância. No caso da carne de vaca, uma carne vermelha, o seu consumo deve ser moderado.

Já em relação ao frango ou o peru, outros dos alimentos ricos em coenzima Q10, fornecem-nos ubiquinona com a vantagem de serem carnes magras e por isso devem ser preferidas a outros tipos de carnes.

4. Frutos secos, sementes e óleos

frutos secos variados

Nem todas as fontes de coenzima Q10 são provenientes de fontes animais. Os amendoins são uma das fontes vegetais mais saudáveis da substância. As sementes de sésamo não estão muito atrás. As nozes, reconhecidas pelos seus efeitos benéficos a nível da saúde cardiovascular, são igualmente um bom alimento que nos oferece, vitaminas, minerais e coenzima Q10.

Suplementação em coenzima Q10


suplementacao com coenzima Q10

Além da alimentação existe a possibilidade de suplementação de coenzima Q10. Tomar um suplemento de coenzima Q10 pode aumentar ainda mais a quantidade de nutrientes absorvidos.

A recomendação para adultos é de 30 a 200 mg por dia. No entanto, deve haver aconselhamento de um profissional antes de iniciar a suplementação.

Veja também: