5 Alimentos para prevenir o envelhecimento precoce

5 Alimentos para prevenir o envelhecimento precoce

Descubra alguns alimentos que o vão ajudar a manter-se jovem por dentro e por fora!

Uma alimentação equilibrada pode ser a chave para retardar o envelhecimento. 
 

O envelhecimento é natural e inevitável. O processo faz parte da vida e, por muito que queira, não é possível parar o relógio biológico e ficar jovem para sempre. Mas, o que pode fazer, é retardar o envelhecimento celular com a ajuda da alimentação. É certo que a genética também desempenha um papel importante no processo de envelhecimento, mas o estilo de vida que adota pode fazer toda a diferença e até prevenir o envelhecimento precoce. Evitar fumar e fazer exercício físico com regularidade são duas boas opções, mas há uma ainda mais importante: a sua alimentação. Sim, o que come pode afetar a velocidade a que envelhece.

De facto, várias pesquisas comprovam que certos alimentos contêm nutrientes que atuam a nível celular e ajudam, não só a retardar o envelhecimento, mas também a prevenir certos problemas de saúde e até aumentar a esperança média de vida. Aliás, segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de cinco milhões de mortes poderiam ter sido evitadas apenas com a alimentação.

O que não faltam são estudos que comprovam que existe uma relação direta entre a alimentação e uma vida longa. Esses mesmos estudos demonstram que uma dieta equilibrada e um estilo de vida ativo pode diminuir até 80% a taxa de mortalidade devido a doenças.

O segredo passa por escolher também os alimentos certos e a lista que lhe deixamos de seguida, ainda que não o tornem eternamente jovem, vão certamente retardar o envelhecimento e ajudá-lo a prevenir vários problemas de saúde.

Alimentos anti-envelhecimento


1. Abacate


Aqui está um ótimo alimento para ter na despensa para retardar o envelhecimento.
 
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O abacate é um dos seus melhores aliados graças à sua composição, já que é rico em vitaminas (nomeadamente, vitamina E e ácido fólico - B9) e glutatião (um derivado proteico com ação antioxidante que ajuda a prevenir a degeneração celular).

Mas não só. Ainda contém ácidos gordos (entre os quais os ómegas 3, 6, 7 e 9, que têm vários benefícios para a saúde), bem como sitosterol (que previne a acumulação de colesterol) e aminoácidos essenciais (como a arginina, a fenilalanina ou a lisina).

2. Frutos secos

Fontes de proteínas, vitaminas do grupo B, aminoácidos, minerais, ácidos gordos polinsaturados, ácidos gordos monoinsaturados e fibra, os frutos secos são boas opções para quem pretende adiar o processo de envelhecimento celular.

Nozes, amêndoas, avelãs são apenas algumas das opções que podem dar-lhe os nutrientes necessários (pelo menos alguns) e essenciais para a formação e proteção das estruturas musculares.

3. Brócolos


Ricos em cálcio, ferro, manganésio, potássio, fósforo e ferro, entre outros minerais; bem como, vitaminas A, C, e K os brócolos são ótimos alimentos anti-envelhecimento.

Diversos estudos sugerem que este alimento, pela sua composição, tem propriedades anticancerígenas. Além disso, é também rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento.

4. Kiwi

Ora aqui está outro alimento que vai querer ter por perto. O Kiwi. Rico em Vitamina C ativa o metabolismo e reforça o sistema imunológico e cardiovascular. Além disso, a Vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envelhecimento.

Mas os benefícios do Kiwi não se ficam por aqui. É que esta fruta também é considerada um ansiolítico natural, ótimo por isso para combater a depressão e a ansiedade, que contribuem para o envelhecimento.

E há mais. O Kiwi ainda contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e a ajuda a combater o mau colesterol (
colesterol LDL). Além disso, ainda contem fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardíacas e, por exemplo, ajudam a regular a pressão arterial e a evitar a fadiga.

5. Espinafres


Falando em alimentos que retardam o envelhecimento, eis que chegamos aos espinafres.

Ricos em provitamina A e vitaminas C e E, o que os torna poderosos antioxidantes, os espinafres são também uma fonte de vitaminas do grupo B (como folatos, B2, B6, B3 e B1), que possuem uma ação anti-envelhecimento, reforçam a densidade óssea e previnem certos problemas de saúde.

Além disso, possuem em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo, iodo ou carotenoides, que ajudam a prevenir o envelhecimento e a obstrução das artérias
 
Mas a lista de alimentos que previnem o envelhecimento não se esgota por aqui. Cenouras, papaia, frutos vermelhos (como morango, mirtilos ou framboesas), chá verde, salmão, azeite, tomate, sementes de linhaça, atum, alho, tomates, batata-doce, especiarias e ervas (como pimenta, alecrim, caril, cominhos ou salsa, por exemplo), gengibre, aveia ou chocolate negro, são apenas mais algumas das opções. 



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