5 Alimentos funcionais para incluir na sua alimentação

Os alimentos funcionais contêm ingredientes benéficos ao organismo e que podem ajudam a reduzir ou a prevenir a incidência de determinadas patologias.

5 Alimentos funcionais para incluir na sua alimentação
Exemplos de alimentos que pode incluir na sua alimentação.

Alimentos funcionais são alimentos que contém ingredientes na sua composição cuja ação no organismo se caracteriza como funcional, isto é, produz um benefício específico e o seu consumo permite reduzir e prevenir determinadas condições clínicas e algumas doenças.

O conceito tem vindo a ser desenvolvido e estudado pela comunidade científica, no entanto, a legislação não é uniforme quanto à sua denominação. Neste sentido, aquilo que está devidamente documentado são as alegações nutricionais relativamente ao conteúdo de determinados alimentos, isto é, a presença de determinado ingrediente permite obter benefício a certo nível ou previne determinada condição clínica.

À parte da legislação existente, alguns alimentos já começam a ser globalmente considerados como alimentos funcionais uma vez que o seu consumo apresenta vários benefícios para a saúde, e os mesmos estão descritos com base em estudos científicos. O que faz de um alimento funcional é de facto a presença de ingredientes específicos que têm essa mesma ação funcional, como por exemplo probióticos e esteróis.

Alguns alimentos enriquecidos com determinados compostos podem também ser considerados como alimentos funcionais, no entanto, esta denominação não é largamente aceite e nem sempre se apresenta dessa forma.

5 Alimentos funcionais que deve consumir regularmente


1. “Iogurtes enriquecidos com esteróis vegetais”

Alimentos funcionais e Iogurtes enriquecidos com esterois vegetais

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

São vulgarmente apresentados como iogurtes líquidos e alegam diminuir o colesterol sanguíneo associado ao seu consumo regular. A presença destes esteróis vegetais permite diminuir o colesterol sanguíneo já que estas ditas moléculas são semelhantes ao colesterol e competem com o mesmo no organismo, diminuído o seu teor.

2. Skyr

skyr de framboesa

Os conhecidos iogurtes skyr podem ser considerados alimentos funcionais na medida em que têm uma ação e uma função no organismo. Os mesmos podem ser usados para aumentar o teor de proteína na dieta, benéfico para quem consome carne e peixe em poucas quantidades ou quando a carga física assim o exige.

3. Kefir

Kefir

kefir é uma bebida obtida a partir da fermentação, produzida a partir de colónias de microrganismos. É, por isso, um alimento rico em probióticos com ação direta ao nível da flora intestinal e com benefícios ao nível do seu funcionamento e na promoção e fortalecimento do sistema imunitário.

4. Frutos vermelhos

e tipos de Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são considerados alimentos funcionais na medida em que são nutricionalmente ricos em antioxidantes. Os antioxidantes são importantes na promoção do bom funcionamento e fortalecimento do sistema imunitário ao diminuírem a ação dos radicais livres e a degradação celular.

5. Frutos secos

Frutos secos sem casca

Os frutos secos como amêndoas, avelãs, pinhões, nozes entre outros, são alimentos ricos em gorduras saudáveis. Estas mesmas gorduras têm um papel fundamental ao nível cardiovascular, na prevenção do aparecimento de determinadas doenças e na regulação dos níveis de colesterol sanguíneo.

Nota final


Note que quase todos os alimentos tem um papel e uma ação específica no seu organismo, por isso, deverá ter em conta uma alimentação equilibrada e variada tendo em vista o consumo nas proporções adequadas.

Ainda que um alimento seja considerado funcional, isso não significa que o possa consumir livremente e sem restrição. Sempre que necessitar de acompanhamento personalizado e específico para o seu caso, não hesite em contactar um nutricionista.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.