Alimentos funcionais: alimentos especiais?

Alimentos funcionais: alimentos especiais?

Descubra seis alimentos funcionais que não devem ficar no supermercado!

Sabe quais são as vantagens para a sua saúde se comer alimentos funcionais? Conheça as substâncias presentes neste tipo de alimentos que os tornam tão especiais. 

O que são alimentos funcionais?


 
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São alimentos que para além nutrirem o nosso organismo, têm outras funções ao nível metabólico e fisiológico.

São, por isso, opções interessantes para incluirmos na nossa alimentação diária, por serem promotores de saúde e reduzirem a probabilidade de incidência de algumas doenças.

A principal função dos alimentos funcionais passa por promover, de uma forma geral, uma boa saúde. Assim sendo, uma alimentação equilibrada é fundamental e faz-se da diversidade dos alimentos que ingerimos. Por isso há susbtâncias importantes a que devemos ter atenção.

 

8 Substâncias funcionais fundamentais




1. Ácidos gordos polinsaturados (ómega 3) 

Os ácidos gordos insaturados têm uma ação anti-inflamatória; ajudam também a reduzir o colesterol e favorecem a atividade cerebral. O ómega 3 é uma substância presente nos peixes gordos (salmão, sardinha, atum) que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares
 
 


2. Antioxidantes 

Neutralizam a ação dos radicais livres, promotores do envelhecimento celular. Os antioxidantes estão presentes nos frutos vemelhos. 
 
 


3. Probióticos

Esta substância ajuda a promover uma boa saúde do intestino, ao promover o equilibrio da flora intestinal.
 
 


4. Prébióticos

Facilitam a absorção do cálcio pelo nosso organismo. Esta substância pode ser encontrada nos cereais, na fruta e nos legumes. 
 
 


5. Esteróis vegetais

Ajudam a reduzir a absorção intestinal do colesterol. 
 
 


6. Isoflavonas

As isoflavonas reduzem os sintomas da menopausa e são uma substância anticancerígena.
 
 


7. Catequinas

Reduzem a probabilidade de desenvolver alguns tipos de cancro, ajudam ainda a reduzir o colesterol e a reforçar o sistema imunológico
 
 


8. Fibras solúveis e insolúveis

As fibras reduzem a probabilidade de desenvolver cancro do cólon. Ajudam a tratar a glicemia e em sistemas de perda de peso por promoverem uma maior saciedade.

 


5 Alimentos funcionais que deve incluir na sua alimentação 



1. Iogurtes

Ricos em probióticos, ajudam na boa saúde gastrointestinal.
 
 


2. Aveia

É um cereal que deve incluir na sua alimentação. Para além de ajudar a controlar o apetite, a aveia também ajuda no combate à hipertensão arterial e aos diabetes.

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3. Soja

A soja contém isoflavonas, substância que ajuda na prevenção de doenças do coração e no cancro, devido ao seu elevado poder antioxidante.
 
 


4. Vinho tinto

Um copo deste tipo de vinho tinto por dia, rico em polifenóis, ajuda a prevenir as doenças cardíacas.
 
 


5. Brócolos

Os brócolos são ricos em sulforonato um potente alimento antioxidante, e ainda em vitaminas C e E e minerais fundamentais para o nosso organismo (potássio, cálcio e ferro).


Associados a uma dieta alimentar saudável e à prática regular de exercicio fisico, os alimentos funcionais atuam como agentes de saúde para o seu organismo, diminuindo a probabilidade de desenvolver doenças e melhorando a sua qualidade de vida. Aposte nos alimentos funcionais!

 
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