6 Alimentos diuréticos para evitar a retenção de líquidos

6 Alimentos diuréticos para evitar a retenção de líquidos

Descubra quais os alimentos que o podem ajudar.

Certamente conhece os sintomas da retenção de líquidos. Mas e se lhe dissermos que os alimentos certos podem travar esses sintomas? 

Sabia que tem ao seu dispor uma série de alimentos diuréticos que podem ajudar a travar a retenção de líquidos? Sim, é verdade. Aliás, já antes lhe tínhamos dito que uma alimentação adequada pode evitar a retenção de líquidos.

Mas antes de passarmos aos alimentos, é importante que perceba o que está por detrás da retenção de líquidos. Entre os principais causadores da retenção de líquidos estão o sódio e potássio. Estes dois minerais atuam a nível do equilíbrio hídrico do organismo e a contribuem para controlar a pressão arterial e o ritmo cardíaco ou ainda para transportar nutrien­tes para as células e evitar que os líquidos excessivos fiquem retidos no organismo.

O problema é que quando esses minerais estão em excesso, quebra-se o equilíbrio e potencia-se a retenção de líquidos. Para pessoas que sofram de retenção de líquidos, uma dieta adequada pode fazer “milagres”. Para começar, o sal é o seu maior inimigo, portanto vai querer eliminá-lo da sua alimentação. Pelo contrário, alimentos ricos em potássio podem ajudar a eliminar a água em excesso. Conheça agora alguns exemplos que vai querer incluir (pelo menos com mais frequência) na sua alimentação e que lhe vão proporcionar o efeito pretendido.

6 Alimentos que evitam a retenção de líquidos


 
 
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1. Abacaxi

O abacaxi, além de ser diurético, é rico numa substância chamada bromelina, uma enzima que facilita a digestão. Os seus níveis de potássio ajudam a estimular o funcionamento dos rins e ajuda a expulsar do organismo o sódio evitando a retenção de líquidos.
 

2. Melancia e/ou melão

Tal como o abacaxi, a melancia e o melão também têm uma poderosa ação diurética. Ricas em água, estas frutas ajudam a hidratar o corpo e a diminuir o inchaço. Além disso é rica em antioxidantes (como o licopeno) e vitaminas A e C.  
 

3. Água

Não podia faltar nesta lista. A água é a sua melhor aliada na luta contra a retenção de líquidos. Tudo porque mantem o seu organismo hidratado e ajuda a combater a retenção de líquidos. Como? Simples. O excesso de sódio no organismo provoca o aumento da quantidade de líquidos retidos nos vasos sanguíneos, originando o “famoso” inchaço. Mas o sódio e os líquidos retidos são expelidos pelos rins, pelo que tudo o que estimule o funcionamento dos rins ajudar a reduzir o inchaço, como a água.


4. Aipo

Diurético, expetorante, laxante e antioxidante (rico em flavonoides), o aipo é uma boa opção para quem quer evitar a retenção de líquidos.  
 

5. Pepino 

Tem alto teor de água e tem propriedades hidratantes e diuréticas. Também ajuda a regular os níveis de ácido úrico.  
 

6. Beterraba

Sabe-se que é benéfica para casos de anemia e, por ter alto teor de ferro, a beterraba ainda contribuiu para a eliminação de líquidos e contribuiu para o bom funcionamento hepático. 

Além destes alimentos, é de salientar que a todos os tipos de carne são boas fontes de potássio, bem como outros vegetais como os brócolos, ervilhas, tomate e abóbora por exemplo. A batata e a batata doce, o leite, os iogurtes e nozes também incluem o leque de alimentos ricos em potássio, que também ajudam a prevenir a retenção de líquidos.

 
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