Whey Protein Isolada: será a opção mais indicada para si?

A Whey Protein Isolada é considerada a versão de excelência da suplementação desportiva. Mas será sempre a melhor opção? Veja connosco.

Whey Protein Isolada: será a opção mais indicada para si?
Corresponde ao tipo de proteína Whey que fornece mais proteína por dose.

A proteína Whey (Whey Protein) tem evoluído no sentido de corresponder, cada vez melhor, às expectativas e necessidades de quem faz dela o pilar da sua suplementação.

Neste contexto, a Whey Protein Isolada representa um avanço relativamente à Whey Protein Concentrada, na medida em que apresenta um grau de pureza superior.

A quem se destina a Whey Protein?


whey protein a quem se destina

De facto, no mundo do fitness e desporto de competição, é frequente a toma de suplementos proteicos, devido às necessidades nutricionais acrescidas por parte dos atletas (profissionais ou recreativos), derivadas da prática regular de exercício físico.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Neste campo, a proteína Whey é considerada o suplemento proteico mais completo e mais eficaz para promover o aumento de massa muscular e evitar o catabolismo / degradação proteica muscular.

Além dos atletas, é do conhecimento atual que a proteína apresenta também benefícios para quem deseja emagrecer ou apenas fazer uma ingestão mais adequada deste nutriente, na medida em que facilita o aporte de proteína de elevada qualidade de uma forma prática e económica.

Especificamente para o emagrecimento, a Whey Protein Isolada, será, à partida, o tipo de proteína mais interessante.

Whey Protein: como se obtém?


whey protein como se obtem

A proteína Whey ou proteína de soro de leite constitui um derivado do leite, obtido durante o processo de transformação do leite em queijo, sendo considerada uma fonte de proteína de elevado valor biológico.

De facto, a Whey é um tipo de proteína que fornece todos os aminoácidos essenciais, incluindo BCAAs, em quantidade suficiente para servir de substrato à construção de tecido muscular.

Além disso, a sua metabolização e absorção são rápidas comparativamente a outras proteínas, contribui para o fortalecimento do sistema imunitário, e possui um elevado teor em leucina, o aminoácido mais importante para a síntese proteica muscular.

Dentro dos suplementos de proteína Whey, existem 3 grandes tipos: a Whey Protein isolada, concentrada e hidrolisada, sendo o seu processo de filtração o fator que permite diferenciá-las.

Whey Protein Isolada

A proteína Whey isolada representa, como já referido, uma evolução relativamente à versão concentrada.

Com efeito, este tipo de proteína apresenta um grau de filtração / pureza superior à proteína concentrada, sendo o seu teor de proteína de pelo menos 90% (versus 70-85% na versão concentrada).

Desta forma, é um suplemento que fornece um maior teor de proteína por dose.

Vantagens da Whey protein isolada


1. Perfil de aminoácidos de excelência

É uma proteína com um perfil de aminoácidos de excelência, que contém níveis especialmente elevados de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s).

2. Teor Residual de Hidratos de Carbono e Gordura

Contém um teor muito residual de hidratos de carbono (lactose) e gordura, sendo o suplemento ideal para quem não quer ganhar peso e para quem tem intolerância à lactose (maior vantagem em relação à versão concentrada).

3. Preço Razoável

Tem um preço intermédio entre a versão concentrada e hidrolisada (proteína de soro pura, pré-digerida por enzimas), apresentando uma boa relação qualidade-preço.

4. Grande Aplicabilidade

Adequa-se ao maior número de pessoas, não se justificando, de forma geral, optar pela hidrolisada uma vez que a pequena diferença que se verifica em termos de absorção não se traduz em benefícios reais em termos de ganhos de massa magra ou recuperação.

Desvantagens da Whey Protein Isolada


1. Preço

Mais cara do que a versão concentrada, sendo que, para a maioria das pessoas que usa este suplemento, a versão concentrada é suficiente para alcançar os objetivos.

2. Não justifica a sua opção para atletas profissionais

Apesar de ser mais barata que a versão hidrolisada, no caso dos atletas profissionais, estes saem beneficiados em apostar na versão hidrolisada em vez da isolada, visto que a absorção da primeira é significativamente mais rápida (cerca de 20 minutos após ingestão).

3. Adição de Aditivos

Derivado do seu grau de pureza, apresenta um sabor menos agradável do que a versão concentrada, sendo frequente a adição de muitos aditivos, mais precisamente aromatizantes e edulcorantes para disfarçar o sabor.

Portanto, será a Whey Protein Isolada sempre a melhor opção?


Neste contexto, e após a análise efetuada, compreende-se que nem sempre a Whey Protein Isolada é a melhor opção, apesar de ser essa a ideia que mais prevalece.

De facto, isso não passa de um mito, sendo que para escolher a melhor proteína para si, deve ter em conta o seu objetivo, problemas de saúde e vertente económica.

De uma forma geral, uma pessoa com objetivo de aumentar a massa muscular, e que não apresente intolerância à lactose, fará mais sentido optar pela versão concentrada.

Caso se trate de um processo de emagrecimento, principalmente quando se verifica a presença de intolerância ao açúcar do leite, claramente, que a sua melhor opção será a proteína Isolada.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.