3 Treinos de Crossfit para superar os seus limites

Os treinos de crossfit são dos mais procurados do momento para atingir uma boa forma física. Por isso, damos-lhe três sugestões para atingir o seu objetivo.

3 Treinos de Crossfit para superar os seus limites
3 treinos de crossfit intensivos.

O crossfit foi concebido pelo treinador Greg Glassman, que define o crossfit como um sistema de fitness feito para ajudar as pessoas a desenvolver uma maior capacidade de trabalho ao longo do tempo e em diferentes domínios físicos.

Os treinos de crossfit são baseados nas 10 capacidades motoras do exercício físico que podem ser desenvolvidas. Sendo elas:

  1. resistência cardiorrespiratória;
  2. resistência muscular;
  3. força;
  4. potência;
  5. flexibilidade;
  6. velocidade;
  7. coordenação;
  8. agilidade;
  9. equilíbrio;
  10. precisão.

Quanto mais capacidade tiver em cada uma delas, melhor será a sua condição física. Para isso, o programa de treino deve contemplar essas aptidões físicas.

Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.

O crossfit é baseado em movimentos funcionais e treinos diversificados por isso, os treinos de crossfit não são todos os dias iguais e os movimentos são combinados com exercícios de força e aeróbios tais como corrida, remo, levantamento de peso, saltar à corda, kettlebells, bolas medicinais, etc.

Aqui, a intensidade é a chave para o sucesso e é mensurável com a quantidade de trabalho e tempo. A intensidade do treino é muito alta e o tempo é mais curto.

Treinos de Crossfit


O crossfit tem conquistado adeptos em todo o mundo e está a tornar-se uma modalidade não só praticada pela vertente lúdica e de quem procura atingir objetivos a níveis estéticos, aumento da massa muscular ou emagrecimento, mas também na vertente competitiva que caracteriza a modalidade.

O facto de quem pratica a modalidade conseguir cronometrar ou mensurar a sua prestação a nível de tempo ou repetições promove uma motivação extra que tem sido uma boa forma de atração para a prática de exercício físico e de retenção na modalidade, levando muitos atletas a competirem.

Treino de Crossfit 1

treino de crossfit 1

Aquecimento:

  • corrida 5 minutos;
  • 10 barras fixas;
  • 10 flexões;
  • 10 agachamentos.

Treino: 15 minutos executar o maior número de circuitos

  1. saltar para cima de uma caixa com 60 cm de altura;
  2. elevações pega aberta – 10 repetições;
  3. flexões no chão – 15 repetições;
  4. press militar – 10 repetições;
  5. abdominal crunch – 20 repetições.

Treino de Crossfit 2

treino de crossfit 2

Aquecimento: 3 séries

  • saltar à corda 3 minutos;
  • Prancha 1 minuto;
  • 15 Agachamentos.

Treino: em 15 minutos executar o maior número possível de circuitos

  1. levantamento terra;
  2. remo 1000 metros;
  3. elevação das pernas suspenso na barra.

Treino de Crossfit 3

treino de crossfit 3

Aquecimento:

  • remo 2km;

Treino: durante 15 minutos executar o maior número de circuitos

  1. 15 burpees;
  2. 10 agachamentos com barra;
  3. 20 abdominais crunch.

Estes são apenas alguns exemplos de treinos de crossfit. Para colocá-los em prática, é importante que as cargas, exercícios e intensidade sejam ajustadas a cada um.

O ideal é que todo o treino que faça seja sempre indicado de forma individualizada por isso, peça sempre ajuda a um profissional da área para que o oriente e prescreva algo direcionado a si e que vá ao encontro às suas necessidades e objetivos de forma a prevenir possíveis lesões.

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

Veja também:

Ler mais
Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.