Diferentes tipos de queijo: conheça-os melhor

Diferentes tipos de queijo: conheça-os melhor

Conhece bem os queijos que anda a comer? Fique a saber.

Existem centenas de tipos de queijos em todo o mundo. Vamos conhecer alguns e as suas principais características. 

O queijo é um alimento bastante nutritivo feito principalmente a partir de leite de vaca e cabra. 

Conhecido por ser um alimento versátil e que se adequa a diversas preparações culinárias, a sua composição nutricional varia consoante o tipo de queijo, no entanto, a maioria possui um elevado valor energético, um elevado teor de proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais.

Em Portugal, o consumo deste alimento tem vindo a aumentar. 

Por esse motivo, vamos dar a conhecer alguns tipo de queijo que facilmente encontramos nas prateleiras dos supermercados.

4 tipos de queijo


1. Queijo flamengo

queijo flamengo Imagem: neutura.pt O queijo flamengo é o tipo de queijo mais consumido em Portugal. Obtido após a coagulação do leite de vaca, este queijo apresenta uma pasta semidura e contém, na sua forma tradicional, um teor de gordura de 45% aproximadamente.

Por esse motivo, devem ser preferidos os que têm menor quantidade de gordura.
 
 


2. Queijo da Serra

queijo da serra Imagem: rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt Com uma pasta amanteigada e um sabor intenso, o queijo da Serra é o mais antigo e reconhecido queijo português.

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É uma presença assídua em épocas festivas, contudo, este queijo deve ser consumido com moderação pois o valor energético é bastante elevado assim como a sua quantidade de gordura.

Uma fatia deste queijo (20g) pode ter cerca de 80 kcal e 7 g de gordura.
 
 


3. Queijo fresco

queijo fresco Imagem: cozinhaefemera.wordpress.com É um tipo de queijo bastante popular e utilizado na dieta mediterrânica.

Com um sabor suave e uma textura macia, é o tipo ideal para quem pretende consumir menos gordura mas não quer deixar de incluir o queijo na dieta, pois o seu teor de gordura é bastante reduzido assim como o seu valor energético.
 
 


4. Queijo quark

queijo quark Imagem: eatloveandsoul.blogspot.com Este tipo de queijo tem vindo a ganhar popularidade entre os praticantes de desporto e as pessoas que pretendem manter uma alimentação saudável.

O queijo quark é feito a partir do leite de vaca e possui uma consistência cremosa e um sabor ligeiramente ácido. É rico em proteínas, baixo em hidratos de carbono e a sua versão magra apresenta um teor reduzido de gordura.

Por ser um tipo de queijo versátil pode ser utilizado em diversas preparações culinárias.
 

O queijo faz bem à saúde?


Os laticínios são um dos alimentos que apresentam maior biodisponibilidade de cálcio, o que se traduz em benefícios, principalmente no que respeita à saúde óssea.

O cálcio tem um papel fundamental  no desenvolvimento e manutenção da saúde dos ossos e dentes, sendo ainda relevante na cicatrização de feridas e na manutenção da pressão sanguínea estável.

Juntar alimentos ricos em cálcio com uma fonte de vitamina D é uma mais valia, já que esta vitamina ajuda a absorção de cálcio no intestino.
 

O queijo faz mal à saúde?


Geralmente o queijo é uma fonte de sódio, colesterol e gordura saturada, e por isso o seu consumo pode estar relacionado com o aumento do risco de hipertensão arterial e retenção de líquidos, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
 

Devemos ou não consumir queijo?


Como é um alimento que apresenta benefícios mas também malefícios, não se pode dizer que é bom ou mau para todas as pessoas, sendo isso dependente das necessidades alimentares e nutricionais de cada um.
 

Como escolher o queijo mais adequado?


Se considerar que o queijo é bom para si, saiba qual se adequa melhor à sua situação.
 
  • Se o objetivo é perder peso, devemos optar por queijos com menor teor de gordura e com valor energético mais baixo;
  • Se o objetivo é ganhar massa muscular, os que são ricos em proteínas e pobres em gordura parecem ser uma excelente opção;
  • Se o objetivo é ganhar peso, podemos considerar os tipos de queijo com um valor energético superior, mas tendo sempre em atenção os níveis de gordura no mesmo. 

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