As melhores propriedades dos espinafres

As melhores propriedades dos espinafres

7 Benefícios dos espinafres

Os espinafres são ricos em nutrientes, com baixo nível de calorias, ricos em vitaminas e minerais. É um alimento muito saudável, essencial na sua alimentação.

Estudos indicam que se deveria consumir espinafres, pelo menos, quatro a cinco vezes por semana, de preferência acompanhados por frutas cítricas para facilitar a absorção de ferro. Podem ser comidos crus ou cozinhados, contudo, é importante que não os coza demasiado para que não percam parte dos seus nutrientes. Atualmente, com a vaga da alimentação detox, os espinafres estão na ribalta e são também muito utilizados em sumos e batidos, misturados com fruta e sementes. 


Como escolher os melhores espinafres?


Os espinafres mais frescos são aqueles que têm folhas muito verdes, brilhantes, lisas e duras. Se está a pensar cultivar espinafres, saiba que quanto mais expostos à luz natural, maior a concentração de nutrientes nas suas folhas. 

As melhores propriedades dos espinafres 


Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

1. Elevado valor nutricional 


Os espinafres são ricos em vitaminas (A, ácido fólico, C e K), minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio), fibras e ácidos gordos polinsaturados. Além disso, contam também com um baixo valor energético, sendo que uma porção de 100 g de espinafres representa apenas 22 kcal.

2. Possuem grande quantidade de antioxidantes 


Os espinafres possuem uma grande quantidade de antioxidantes (beta-carotenos) que protegem o corpo de radicais livres contribuindo para o aumento das defesas naturais do organismo e para o retardamento dos sinais de envelhecimento.
 

3. Contêm minerais importantes


Os espinafres são ricos em minerais, nomeadamente: o ferro que é fundamental para a estrutura sanguínea, combatendo anemia e o cansaço; o cálcio e o fósforo que fortalecem a estrutura óssea e a dentição. O alto teor de potássio e baixo de sódio contribuem para a regulação da pressão arterial. 

4. Regulam o sistema nervoso

 
Os espinafres contêm ácido fólico que é fundamental na regulação do sistema nervoso e na prevenção da artrite, gota e cálculos renais. Vários estudos concluíram que o ácido fólico previne alterações do tubo neural na formação dos bebés, sendo por isso recomendado às grávidas que, três meses antes de engravidar e três meses depois da fecundação, tomem ácido fólico. 

Veja também: A gravidez, trimestre a trimestre


5. Favorecem a digestão 


Os espinafres contribuem para um bom funcionamento do sistema digestivo e também ajudam na proteção de gastrites e úlceras. A fibra presente alivia a prisão de ventre e ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

6. Propriedades anti-inflamatórias 


O consumo de espinafres, devido às suas propriedades anti-inflamatórias de alguns dos seus nutrientes, ajuda a combater problemas de artrite, osteoporose, dores de cabeça e asma. 

7. Protegem a pele


Os espinafres são ricos em minerais e vitaminas, em especial a vitamina A, que protege a pele e ajuda a mantê-la saudável. O consumo de espinafres contribui para a hidratação da pele conferindo-lhe um aspeto mais luminoso.


Veja também: