Como resolver os problemas de sono através da ciência?

Muitas são as pessoas que sofrem de problemas de sono. Consequentemente, afeta a sua saúde. Saiba como resolver estes problemas com ajuda da ciência.

Como resolver os problemas de sono através da ciência?
Descubra como dormir melhor.

Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. Ainda assim, muitas pessoas sofrem de problemas de sono.

A qualidade das nossas noites de descanso, bem com a nossa saúde em geral, dependem diretamente da nossa postura durante o sono e daquilo que fazemos antes de ir para a cama.

Importa, por isso, ter em atenção à forma como dorme para que os seus problemas de sono se resolvam de forma natural, sem necessitar de recorrer a ajudas, como de comprimidos.

Reunimos algumas recomendações dos principais especialistas sobre como dormir corretamente, de modo a corrigir os seus problemas de sono e de saúde.

Como corrigir os problemas de sono?


1. Dores no ombro

dores no ombro

Se uma das coisas que perturba o seu sono, a sua saúde e a forma como acorda de manhã são as dores num dos ombros, temos a solução.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Em primeiro lugar, evite dormir voltado para o lado, especialmente do lado do ombro que dói. Também não é aconselhável que durma de barriga voltada para baixo, uma vez que pode provocar uma desalinhamento dos ombros.

A melhor postura para dormir será voltado de costas e com a barriga para a frente. Utilize uma almofada fina sob a sua cabeça e se considerar necessário, opte por uma almofada ortopédica. Pegue numa outra almofada, coloque-a sob a sua barriga e abrace a almofada. Desta forma, os seus ombros estarão numa posição correta e estável.

Dormir com a mão debaixo da cabeça também não é aconselhável, uma vez que produz uma posição não natural do ombro.

2. Dores nas costas

dores nas costas

Se sofre de dores nas costas, manter as curvas normais da coluna vertebral durante o sono é muito importante. Além disso, se o seu colchão é demasiado macio e moldável, está na hora de começar a pensar em adquirir um novo.

Dormir de costas é, provavelmente, a melhor posição para si. Coloque uma almofada sob os seus joelhos, para ajudar a manter as curvas espinhais naturais e reduzir a tensão nos seus tendões.

Se gosta de dormir com a barriga virada para baixo, coloque uma almofada sob o abdómen e a pélvis, para que a sua lombar não avance.

Se prefere dormir de lado, então a posição ideal para si será a posição fetal.

3. Dores no pescoço

dores no pescoco

Assim como as suas costas, o seu pescoço também precisa de estar apoiado enquanto dorme.

Dormir de costas com uma almofada sob a cabeça e uma almofada debaixo de cada braço é a melhor posição para evitar as dores no pescoço. Quem sofre deste problema, deve escolher as almofadas com muito cuidado e o ideal será optar por almofadas ortopédicas.

Se prefere dormir de lado, certifique-se que a sua almofada não é demasiado alta. Idealmente, a altura da almofada deve coincidir com a largura de um ombro, para ajudar a manter o seu pescoço na posição correta.

4. Dificuldade em adormecer

dificuldade em adormecer

Pode ser difícil evitar os telemóveis e computadores antes de deitar. Mas a verdade é que são dos maiores entraves a que adormeça de forma relaxada, tranquila e rápida.

A luz das telas afeta o nosso ciclo de sono, o que irá agravar as suas dificuldades em adormecer e dormir.

Além disso, evite o consumo de cafeína, presente em bebidas como o café, refrigerantes, chá preto, chocolate e bebidas energéticas, pelo menos até 6 horas antes de se deitar.

Outra ajuda essencial para adormecer relaxado é a prática de exercício físico, além de ajudar a tonificar todo o seu corpo e melhorar a circulação sanguínea.

5. Acordar a meio da noite e não conseguir adormecer novamente

acordar a meio da noite e nao adormecer

Se acorda frequentemente a meio da noite e tem sérias dificuldades em voltar a adormecer, então deve parar de utilizar os seus equipamentos informáticos antes de ir dormir e evitar, também, o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool perturba o equilíbrio da água no seu corpo e afeta o seu ciclo de sono.

Além disso, verifique a temperatura do seu quarto antes de se deitar. Evite dormir com o quarto demasiado quente. A temperatura de sono ideal é entre os 20º e os 22ºC.

6. Dificuldade em acordar

dificuldade em acordar

Estranhamente, este é um dos problemas mais fáceis de resolver. Defina o seu alarme para a mesma hora todos os dias da semana, incluindo durante o fim-de-semana. Assim, o seu corpo acabará por se habituar à hora de despertar.

Sempre que quiser acordar cedo, precisa de se deitar também mais cedo na noite anterior.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais