Probióticos em atletas: qual a sua importância?

A ingestão de probióticos em atletas é importante visto que, devido à carga intensa de treinos, este grupo está suscetível a alterações na flora intestinal.

Powered by: Rocksprint
Probióticos em atletas: qual a sua importância?
Os probióticos são microrganismos vivos que beneficiam o seu hospedeiro, em particular os atletas.

Atualmente, os termos pré e probióticos são cada vez mais reconhecidos, devido ao seu papel e benefícios para a saúde, sendo crescente o número de pessoas que procuram aproveitar os efeitos que eles proporcionam no organismo.

E os atletas não são exceção. A importância dos probióticos em atletas é também cada vez mais estudada, visto que esta população, devido ao desgaste que sofre, tem mais tendência a sofrer de alterações da flora intestinal.

Probióticos vs prebióticos


probioticos em atletas

Mas antes de avançarmos para a importância dos probióticos em atletas, importa explicar este conceito e qual a diferença para os prebióticos.

Os probióticos são microorganismos vivos ou componentes de células microbianas que, quando ingeridos em quantidades suficientes, afetam o hospedeiro de forma benéfica direta ou indiretamente, em particular a nível do equilíbrio e renovação da flora intestinal.

Com efeito, estes probióticos, quando associados aos alimentos, têm uma contribuição fundamental para a manutenção da flora intestinal, pois aumentam as bactérias benignas do intestino, as quais conferem inúmeros benefícios para o organismo.

Podem encontrar-se em alimentos, como leites fermentados e iogurtes ou em suplementos (pó ou cápsulas), sendo as bactérias mais utilizadas como alimentos funcionais probióticos os Lactobacillus e as Bifidobacterium.

Por outro lado, os prebióticos são alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e fibras resistentes ao processo digestivo, que, ao chegar intactos ao intestino, são digeridos pela flora intestinal, permitindo a nutrição e estimulando o crescimento dos microrganismos benéficos aí presentes.

Disbiose: o que é?


dor intestinal e disbiose

Há vários fatores que podem alterar a flora intestinal, sendo a alteração quantitativa ou qualitativa destes microrganismos, designada por disbiose.

A disbiose é caracterizada por uma diminuição da diversidade ao nível das espécies existentes, sendo uma condição que promove uma perda de homeostasia no organismo, potenciando o desenvolvimento de estados patológicos, nomeadamente o síndrome do intestino irritável e outras doenças funcionais do trato gastrointestinal, cancro coloretal, doenças da pele, obesidade, autismo e doenças alérgicas.

Esta condição pode ser provocada por vários fatores:

  • Alimentação baseada em alimentos processados e rica em doces e hidratos de carbono refinados;
  • Medicamentos: antibióticos, corticosteroides, anticoncecionais e laxantes;
  • Genética;
  • Má Higiene;
  • Álcool;
  • Patologias intestinais;
  • Idade.

 

Benefícios e importância dos probióticos em atletas


dois atletas

A maior parte dos atletas, mesmo os recreativos, estão sujeitos a muitas alterações da flora intestinal e a condições de disbiose devido à intensidade de exercício que praticam, assim como aos hábitos alimentares menos saudáveis que, frequentemente, prevalecem nesta população e que promovem alterações nas bactérias intestinais, condicionando a sua manutenção.

Como é do conhecimento geral, o desempenho do atleta depende muito de uma boa nutrição e absorção dos nutrientes, sendo, por isso, crucial que o atleta consiga manter a sua flora intestinal saudável, de forma a potenciar a absorção dos nutrientes e, com isso, garantir ao atleta a performance pretendida.

A evidência científica relativa aos benefícios dos probióticos é cada vez mais consistente, sendo esses benefícios transversais a toda a população.

Dentro dos benefícios dos probióticos em atletas destacam-se:

  • Reposição de uma flora intestinal normal;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Prevenção e alívio da obstipação;
  • Melhoria de absorção de nutrientes;
  • Alívio dos sintomas de intolerância à lactose;
  • Promovem a síntese de vitaminas, nomeadamente a vitamina K;
  • Diminuição dos níveis de colesterol.

 

Probióticos em atletas: suplementação Rocksprint


symbiotic rocksprint

Tendo em conta a importância dos probióticos em atletas, a loja online de nutrição desportiva Rocksprint disponibiliza o suplemento PUBSymbiotic, um suplemento alimentar que conjuga a ação sinérgica de probióticos e prebióticos.

Além das funções já mencionadas, este suplemento promove ainda:

  • A inibição da colonização do intestino por potenciais agentes patogénicos;
  • O fortalecimento da integridade barreira da mucosa intestinal, impedindo a translocação das bactérias patogénicas através da parede intestinal e a infeção de outros órgãos;
  • A motilidade intestinal;
  • O metabolismo de hidratos de carbono complexos e proteína;
  •  A libertação de protetores intestinais (arginina, glutamina, ácidos gordos de cadeia curta, CLA);
  • A síntese de vitaminas, nomeadamente B1, B2, B3, B5, biotina, ácido fólico, B6 e B12 e vitamina K.

Por sua vez, os prebióticos estimulam o crescimento e/ou atividade deste tipo de bactérias entéricas endógenas com caráter protetor. Devido a estas ações benéficas dos probióticos e prebióticos, Simbyotic reduz a probabilidade de lesões musculares, melhora a recuperação e mantém o rendimento desportivo após treinos mais intensos.

Agende já a sua sessão de aconselhamento nutricional online na loja Rocksprint e esclareça todas as suas dúvidas!

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.