Pilates ou yoga: qual é o melhor para si?

Se está indeciso entre pilates ou yoga, conheça as principais diferenças e os reais benefícios de cada exercício.

Pilates ou yoga: qual é o melhor para si?
Foco, força e equilíbrio

Pilates ou yoga? Na verdade, não tem que escolher.

O ideal seria que praticasse ambos para poder usufruir de todos os benefícios.

Ambos aliviam o stress, ajudam a conseguir músculos mais longos e esbeltos, aumentam a flexibilidade, a força, o foco e a resistência. 

Apesar de proporcionarem quase os mesmo benefícios, os exercícios ou posturas são diferentes e o yoga tem uma componente espiritual que não encontra no pilates.

No yoga beneficia da flexibilidade, da liberdade de movimentos e do desafio, enquanto que, no pilates, há mais atenção ao detalhe, rigor e o trabalho é focado na zona abdominal e no reforço dos músculos que sustentam o corpo. 

Pilates ou yoga: principais diferenças


Vantagens do pilates

pilates
No pilates, os movimentos são quase cirúrgicos e exigem o uso de importantes músculos estabilizadores das costas e do núcleo, ou seja, os músculos da zona abdominal, das costas, dos glúteos e da zona pélvica.

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A respiração é fundamental e acompanha cada movimento. Para conseguir benefícios reais, o pilates exige uma prática regular e disciplinada.

É um exercício mais estruturado, mas sem a componente de cardio ou posturas muito complicadas. 

No pilates, os principais benefícios são: 
 
  • Aumenta a força muscular;
  • Aumenta a resistência;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Melhora a postura;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora o sistema cardiorespiratório;
  • Trabalha a concentração;
  • Diminui da dor nas articulações;

A prática de pilates é indicada para pessoas que sofram de: 
 
  • Artrite;
  • Incontinencia urinaria;
  • Problemas respiratórios;
  • Patologias da coluna vertebral (escoliose, hiperlordose, cifose, etc.);
  • Lesões nas articulações;
  • Dor nas costas;
 


Vantagens do yoga

yoga
No yoga, os movimentos são mais fluidos e menos rigorosos, no entanto, podem ser mais desafiantes porque exigem muito equilíbrio e flexibilidade - claro que as posturas são ajustadas à capacidade do praticante.

A concentração e a respiração são fundamentais e acompanham cada movimento, é um exercício ideal para quem procura atividade fisica com uma componente espiritual.

Tem ainda uma preocupação especial com a alimentação.

No yoga, os principais benefícios são: 
 
  • Melhora o sistema cardiorespiratório;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Melhora o sistema nervoso;
  • Melhora o funcionamento do aparelho digestivo;
  • Promove o autoconhecimento e paz interior;
  • Melhora a postura;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a flexibilidade;

A prática de yoga é indicada para pessoas que sofram de: 
 


Pilates ou yoga: qual é melhor?


Tanto o pilates quanto o yoga são dois exercícios muito completos, têm benefícios semelhantes, porém, há algumas diferenças importantes.

O yoga pode ajudar a aprofundar a sua prática de meditação, melhorar a sua flexibilidade e ajudar com o equilíbrio. O pilates pode ser melhor para recuperar após uma lesão, melhorar a postura e para aumentar a força dos músculos núcleo.

É eficaz a nível físico mas tem uma forte componente espiritual. Algumas posturas exigem elevada flexibilidade e mobilidade das articulações, especialmente da coluna vertebral, quadris e pulsos.

Embora a maioria das poses possa ser ajustada, pode ser desafiante para alguém com graves limitações, patologias na coluna vertebral ou dores.

O pilates é essencial para aqueles que sofram de patologias na coluna vertebral ou que recuperem de lesões, por se tratar de um exercício de baixo impacto e movimentos subtis.

Há diversas formas de pilates, sendo que a principal diferença é o equipamento usado - por exemplo, pilates de solo será bastante difícil para quem tem pouca força ou patologias.

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