Sugestões para organizar o dia para conseguir treinar

Diversas vezes dizemos ou ouvimos dizer que não há tempo para treinar. Ou porque o trabalho é bastante, ou porque a organização não é a melhor, e no fundo não passam de "desculpas" que arranjamos para nos sentirmos confortáveis caso não dê para treinar. Siga estes conselhos de como organizar o dia para conseguir treinar.

Sugestões para organizar o dia para conseguir treinar
Siga estas dicas e entre na rotina dos treinos.

Sabia que uma hora de treino representa apenas 4% do seu dia? Parece pouco, mas apesar desta percentagem irrisória, muitas pessoas dizem não ser possível organizar o dia para conseguir treinar.

Sabemos que as demandas do dia-a-dia por vezes impossibilitam a realização de tarefas de bem-estar, deixando-nos embrenhados nas obrigações diárias e descurando a nossa saúde.

Siga as seguintes sugestões para que se consiga organizar melhor e assim melhorar todos os aspetos da sua vida.

5 dicas para organizar o dia para conseguir treinar


1. Arrumar material no dia anterior

organizar o dia para conseguir treinar e fazer o saco do treino

Uma forma de organizar o dia para conseguir treinar, é preparar o material no dia anterior. Prepare o seu saco do ginásio num dia, e deixe-o preparado para o dia seguinte, uma vez que este simples ato fará com que deixe tudo pronto e organizado e diminui substancialmente a probabilidade de falhar o treino.

Uma vez pronto, ao acordar não tem mais de se preocupar com o preparar equipamento, pois apenas terá de agarrar no saco e pôr-se a caminho do ginásio.

2. Planear o treino com antecedência

planear o treino

Ter um treino estruturado irá ser fundamental no sucesso dos seus objetivos e representa uma peça chave no organizar o dia para conseguir treinar. Ao ter um plano de treino estabelecido, já irá saber o que vai fazer no ginásio, aumentando assim a probabilidade de não falhar, uma vez que já terá a sua rotina definida.

3. Exercite-se regularmente

exercitar todos os dias

Ao exercitar-se diariamente, irá criar o hábito de se mexer. Estudos divergem e diferem obviamente de pessoa para pessoa, mas está comprovado que demoramos cerca de 30 dias a adquirir um hábito, pelo que a forma consistente de organizar o dia para conseguir treinar, é mesmo fazer o “sacrifício” de ir, mesmo quando não lhe apetece.

Ao criar esta rotina, irá estar a implementar o hábito de cuidar de si, algo que se depois por algum motivo interromper, irá sentir a falta desse mesmo hábito, tendo consequências a diversos níveis, sendo o mais evidente as alterações de humor e o estado de espírito.

4. Escolha uma hora realista

horario para acordar

Agende o seu treino, colocando-o na agenda como um compromisso ao qual não pode faltar. Para tal facilitará ter a ajuda de um Personal Trainer, algo que irá assegurar que tem um compromisso de treino, resolvendo assim a maioria dos pontos deste artigo, pois irá ter o treino planeado, adequado às suas necessidades e com hora marcada. Para além disso tem a variedade no treino e sabe que está a fazer os exercícios em segurança.

Escolher uma hora que seja realista é meio caminho andado também, portanto, se o seu ideal de dia é fazer o treino às 4h30 ou 5h da manhã, mas para isso sacrifica o sono e vê que não é possível, ponha o mesmo para as 6h30 ou 7h e assegure-se que nada lhe retira essa marcação que tem.

Encare o treino como o pôr gasolina no seu carro, afinal de contas, se estiver sem gasolina vai continuar o caminho ou parar para abastecer?

O treino é, neste caso, a forma de cuidar de si e assegurar que terá condições para “percorrer distâncias superiores e em melhores condições”.

5. Comece aos poucos

pequenos objetivos

Estabeleça metas realistas, começando aos poucos. Organize-se para começar a fazer treinos curtos, nem que seja apenas para adquirir a rotina de se exercitar. À medida que vai ganhando alguma condição física, será altura para ir incrementando gradualmente o tempo de treino e intensidade do mesmo.

Exercitar-se por 20 minutos já é um bom começo e até pode constituir um treino bem intenso, se devidamente planeado.

Em suma


Organizar o dia para conseguir treinar não tem de ser uma tarefa árdua, passa apenas por gerir algumas tarefas diárias e organizar melhor os seus horários de forma a dar um lugar no seu dia para tratar da sua saúde física e psíquica, e assim ganhar qualidade de vida, tendo como consequência o bem estar geral e a melhor produtividade nas restantes tarefas que tem em mão para o seu dia.

Veja também:

Francisco Torres Francisco Torres

Francisco Torres é Personal Trainer, e trabalha actualmente no ginásio Fitness Hut de Linda-a-Velha. Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e Mestre em Gestão do Desporto pela mesma Universidade, possui diversas especializações nomeadamente em Populações especiais e Exercício físico na gravidez e pós-parto, bem como uma Pós-Graduação em Nutrição Desportiva.