O que comer antes do treino para o melhor rendimento?

O que comer antes do treino para o melhor rendimento?

Saiba quais os alimentos que o podem ajudar a potenciar o seu treino.

A alimentação que faz antes do seu treino é fundamental para o seu rendimento desportivo. 
 

O que comer antes do treino vai influenciar o seu rendimento. Sim, é mesmo verdade.

Não é novidade que a alimentação tem um impacto direto na sua qualidade de vida e nem o desporto fica fora da equação.

Uma alimentação adequada não só vai potenciar o seu rendimento no treino, como auxiliar na recuperação muscular após o treino e ainda reduzir o risco de contrair lesões musculares.

Alimentos ricos em hidratos de carbono devem ser previligiados quando falamos em alimentação pré-treino, de modo a que haja uma disponibilização de energia ao londo do treino. A ingestão de fontes proteicas deve ser feita de forma moderada e tendo em conta o seu tempo de digestão.

Gorduras e fibras devem ser evitadas, de modo a prevenir o desconforto gastrointestinal e lembre-se: se vai treinar, não se aventure em alimentos diferentes do que está habituado. Invista nos alimentos com que está familiarizado e que tolera bem.

No entanto, não basta saber o que comer, há que saber também quando comer. Comer imediatamente antes do treino pode dar origem a náuseas ou paragens de digestão, por exemplo.

Por isso, o ideal é que faça uma refeição completa (uma das principais: pequeno-almoço, almoço ou jantar) três a quatro horas antes do treino e fazer um lanche leve e de fácil digestão até uma hora antes do exercício físico.

Ainda assim vai ter que aprender a ler os sinais que o seu corpo lhe dá. Afinal, até os tempos para a digestão variam de pessoa para pessoa.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Interessado em melhorar o seu rendimento? Então conheça alguns alimentos que pode comer antes do seu treino para melhorar a sua performance desportiva.
 

5 Bons alimentos para um bom treino  


1. Massas ou pão

Que é como quem diz hidratos de carbono. Como sabe para um bom rendimento necessita de energia e os hidratos de carbono são boas fontes de energia (e ajudam a evitar a fadiga durante o treino). Idealmente deve escolher hidratos de carbono complexos, pois a sua absorção é mais lenta, ajudando ao fornecimento de energia ao longo do treino. 
 

2. Fruta 


Uma boa fonte de hidratos de carbono simples, que são imediatamente disponibilizados para o fornecimento de energia. Maçã, pêra ou banana (madura) são boas opções. 
 

3. Peixe


Se vai almoçar antes de treinar, opte por escolher uma fonte proteica de mais fácil digestão, sendo o peixe uma delas. Além disso, o ómega 3 presente em peixes gordos como o atum ou o salmão pode aumentar o fluxo sanguíneo durante o exercício.
 

4. Iogurte


Vitamina D, proteínas ou cálcio são apenas alguns dos componentes que vai poder encontrar no iogurte. Note-se que a vitamina D (por exemplo) é importante para a saúde muscular.

Os iogurtes são práticos e, por isso, ótimos para quem não tem muito tempo para comer antes do treino. E a melhor parte é que pode consumi-los simples ou acompanhados com frutas ou cereais, por exemplo.

Pessoas sensíveis aos laticínios devem evitar a sua ingestão a menos de uma hora antes do treino.
 

5. Água


Aparece em último nesta listagem, mas isso não significa que seja o menos importante. Muito pelo contrário. É muito importante que se abasteça muito bem de água, antes de ir treinar. A água deve acompanhá-lo antes, durante e depois do treino para se manter hidratado. Isto é fundamental para lubrificar os músculos e as articulações, reduzindo o risco de sofrer com cãibras ou contusões musculares durante a prática de exercício físico.

 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: