10 Alimentos que não podem faltar na sua lista de compras

10 Alimentos que não podem faltar na sua lista de compras

Saiba quais são os alimentos que deve ter sempre na despensa.

A sua lista de compras de supermercado deve ser o espelho de uma alimentação saudável e equilibrada, por isso, requer alimentos de todos os grupos alimentares.  
 

Já diz o ditado: “Somos aquilo que comemos” e para garantir que come bem, nada melhor do que ter a despensa repleta dos melhores alimentos.

No entanto, uma ida ao supermercado nem sempre é fácil e a “tentação” muitas vezes acaba por levar a melhor e no carrinho de compras nem sempre vão as opções mais saudáveis.

O segredo: criar uma lista de compras que inclua alimentos de todos os principais grupos alimentares. Ora veja.
 

10 Alimentos imprescindíveis na sua lista de compras


 

1. Alho

Além de ser ótimo para condimentar as suas refeições, o alho tem inúmeros benefícios para a sua saúde, tais como: prevenção de úlceras ou cancro do estômago, redução dos níveis de mau colesterol (LDL - Low Density Lipoproteins), combate ao envelhecimento precoce ou reforça o sistema imunitário, por exemplo.
 


2. Legumes de folha verde

Ricos em fibras, os vegetais de folhas verdes estão repletos de vitaminas, minerais que podem ajudar na proteção de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo cancro. Pode consumi-los em crú ou cozinhados, incluí-los na sopa ou em sumos.
 


3. Peixe

Como salmão, sardinha, atum ou cavala, por exemplo. Tratam-se de peixes gordos e ricos em ómega 3, que ajudam a reduzir o colesterol e a regular os triglicerídeos.
Da sua lista de compras também podem fazer parte os peixes magros, como o pregado, a pescada ou o robalo por exemplo.


4. Carnes brancas

Frango, coelho ou peru são bons exemplos de carnes brancas (ou carnes magras) que deve incluir na sua alimentação, por serem ricas em proteínas (essenciais na recuperação e regeneração muscular) e com menor teor de gordura saturada em relação às carnes vermelhas.
 


5. Frutos vermelhos

Morangos ou framboesas, por exemplo. Estes frutos têm vários benefícios para a sua saúde, razão mais do que suficiente para os incluir na sua lista de compras. Poderosos antioxidantes, os frutos vermelhos ainda ajudam a regular os níveis de colesterol e a flora intestinal, atuam a nível do sistema digestivo e ajudam a prevenir infeções, por exemplo.
 


6. Ovos

Fontes de proteínas e nutrientes essenciais, os ovos são não devem faltar na despensa, já que contribuem (por exemplo) para o bom funcionamento cerebral e cardiovascular. Além disso, opções de confeção não faltam.
 


7. Lacticínios

Como iogurtes, queijos ou leite, por exemplo. Este tipo de alimentos são ricos em cálcio (essencial para os ossos) e importantes fontes proteicas. Lembre-se que deve sempre tentar optar pelas versões magras, evitando assim o consumo de gorduras saturadas, prejudiciais ao nosso organismo.
 


8. Cereais

Pão, arroz, aveia, quinoa, trigo-sarraceno ou milho são apenas alguns exemplos. Ricos em fibra, os cereais ajudam a melhorar a função intestinal e são bons aliados para quem quer regular o peso, já que o ajudam a controlar o apetite. 
 


9. Especiarias

Com propriedades anti-inflamatórias, as especiarias são o substituto ideal do sal, um veneno para a pressão arterial. Além disso, também podem ajudar a acelerar o metabolismo, tendo em conta a capacidade termogénica de algumas delas (canela e pimenta, por exemplo), auxiliando a perda de peso.
 


10. Água

Esqueça os sumos, refrigerantes e bebidas açucaradas. A água foi, é e sempre será a sua melhor aliada para manter o organismo hidratado e evitar a retenção de líquidos e ajudar a manter o peso ideal. 

 
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