Joseph Pilates: a origem de uma modalidade popular

Joseph Pilates: a origem de uma modalidade popular

Como uma doença deu origem a uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo

O Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates e é atualmente, uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas essecialmente ao nível da coluna vertebral.

O método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates no início do séc. XX tem como base um conceito denominado de contrologia, ou seja, o controlo consciente de todos os movimentos musculares do corpo. 

Pilates é, em suma, a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e enquanto dormimos.

O facto de a maior parte dos exercícios do método criado por Joseph Pilates serem executados na posição deitada relaciona-se diretamente com o facto de assim possibilitar uma diminuição do impacto nas articulações de sustentação do corpo em geral e da coluna vertebral, em particular.

Assim sendo, permite a recuperação das estruturas musculares, articulares e ao nível de ligamento, especialmente na região sacrolombar. 

Joseph Pilates – da doença à criação do Pilates


Joseph Hubertus Pilates (1883 - 1967) foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico.

Nasceu Mönchengladbach, próximo de Düsseldorf, Alemanha e, enquanto criança, era bastante doente: sofria de raquitismo, asma e febre reumática. E, na adolescência, prevendo o seu futuro numa cadeira-de-rodas começou a estudar, como autodidata, a anatomia e a fisiologia humana, bem como os fundamentos da medicina oriental.

Pronto para malhar pesado?
Obtenha um plano de exercícios para atingir os seus objectivos! Saiba tudo aqui !
Com isso, Joseph Pilates desenvolveu uma sequência de exercícios em aparelhos rústicos, que ele próprio inventou, criando assim o Método Pilates. Foi assim que Joseph se tornou obcecado em superar as suas próprias limitações físicas, alcançando feitos que até então apenas sonharia: ainda jovem, Joseph tornou-se ginasta e mergulhador.

Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios de Pilates que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de sujeito para sujeito.

Este método tinha um cunho irrefutável de individualidade: perante determinado indivíduo, Joseph Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios. E foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho.

Os poucos que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas de Pilates. 

Como Joseph Pilates descobriu os exercícios que compõem o Método Pilates ainda hoje é uma incógnita, sabendo-se, no entanto, que se trata de um método de trabalho muito próprio, que sofreu influências do Yoga, artes marciais e meditação.

Receba aqui um plano com exercícios para malhar e ficar em forma !

 

Veja também: