A importância dos cereais no processo de emagrecimento

A importância dos cereais no processo de emagrecimento

Saiba como e quais são os cereais que ajudam a perder peso.

Desde a aveia ao arroz, existem vários cereais que devem ser incluídos na alimentação de quem quer perder peso. Descubra os seus benefícios!
 

Os cereais são ricos em vários nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo e ao fornecimento de energia necessária ao exercício físico e às atividades diárias.

Embora pertençam ao grupo dos hidratos de carbono, não devem ser totalmente eliminados da alimentação nem quando o objetivo é a perda de peso.

Importante é saber escolher os cereais ideais a manter e aqueles que devem ser imediatamente excluídos da rotina alimentar.

 

O QUE SÃO


Os cereais são muitas vezes e erradamente considerados como vilões no processo de emagrecimento. Ricos em vitaminas e minerais e baixos em gordura, são boas fontes de hidratos de carbono complexos, sendo até aliados na construção de uma vida saudável e de uma dieta equilibrada.
 
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Para isso só temos de escolher os mais adequados: deixar de lado os refinados e optar pelos integrais. Isto porque têm quantidades de fibra muito mais elevadas, assim como de outros nutrientes essenciais como selénio, zinco, cobre, magnésio, fósforo e vitaminas B e E.

Esta composição traz um conjunto vasto de benefícios que ajudam na perda de peso.

 

BENEFÍCIOS DOS CEREAIS


  • Aumentam a sensação de saciedade
     
  • Controlam os níveis de glicose e consequentemente reduzem a produção de insulina
     
  • Ajudam a que o corpo absorva menos gordura
     
  • Regularizam o transito intestinal
 

6 CEREAIS A INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO


AVEIA

aveia
Em farelo, flocos ou até farinha, a aveia é dos cereais mais simples de incluir na alimentação e com uma capacidade enorme de dar uma sensação de saciedade. Rica em fibras solúveis, em especial a beta-glucana, ajuda a controlar a glicose, evitando assim os picos de insulina responsáveis pela acumulação de gordura no corpo.

Ajuda ainda a baixar os níveis de colesterol e a evitar o aparecimento de diabetes. É também rica em ferro, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, o que prova a sua importância na construção de uma alimentação saudável.
 


QUINOA

quinoa
Muito rica em proteína, a quinoa é um dos cereais mais importantes no fortalecimento e recuperação muscular. Este superalimento contém ainda elevadas quantidades de fibras, o que dá ao corpo a sensação de saciedade e, consequentemente, facilita a perda de peso.

É ainda vantajosa por não conter glúten e pela quantidade reduzida de gorduras (possui gorduras insaturadas como ómega 3 e ómega 6, ambas gorduras saudáveis para o organismo).
 


CENTEIO

centeio
Assim como a aveia, o centeio também ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e evitar os picos de insulina. Além disso, é rico em fibras que têm uma capacidade elevada de absorver a água e, dessa forma, expande-se e dá uma rápida sensação de saciedade.
 


CEVADA

cevada
Sem glúten e rica em iodo que atua diretamente nas glândulas da tiroide, a cevada ajuda a controlar as hormonas e, consequentemente, ajuda a evitar oscilações de peso. Além disso, os níveis elevados de vitamina B12 ajudam a acelerar o metabolismo e a estimular a produção de energia, o que facilita a queima de gordura.

A cevada é também um dos cereais que mais ajuda no processo digestivo e no bom funcionamento do intestino evitando a retenção de líquidos e o consequente inchaço.
 


ARROZ INTEGRAL

arroz integral
A simples casca presente no arroz integral torna-o mais completo e saudável do que o arroz branco normal. Este cereal é rico em fibras que, quando entram em contacto com os líquidos do estômago, formam uma goma que torna a digestão mais demorada.

► Saiba a importância das fibras aqui.

Isto resulta numa assimilação mais lenta do açúcares e no controlo da produção de insulina e acumulação de gordura abdominal. Estas fibras ajudam ainda a regular o sistemas digestivo e a conferir uma sensação de saciedade ao estômago.
 


BULGUR

bulgur
Rico em proteína, fibras e antioxidantes, mas baixo em gorduras e sem glúten, o bulgur é mais um dos cereais que deve incluir na lista de compras. Esta riqueza nutricional resulta no controlo da produção de insulina, assim como num sistema digestivo a funcional corretamente e numa sensação de saciedade prolongada.

 
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