Frutos vermelhos: uma fonte de antioxidantes

Sob a designação de frutos vermelhos, frutos do bosque ou frutos silvestres, pertencem a este grupos os frutos de tonalidade vermelha ou roxa.

Frutos vermelhos: uma fonte de antioxidantes
O segredo para manter a linha, a juventude e prevenir infeções urinárias.

São vários os frutos que pertencem ao grupo dos frutos vermelhos, nomeadamente as amoras, cerejas, framboesas, groselhas, mirtilos e os morangos.

São alimentos bastante completos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada.


O que são frutos vermelhos


Uma das formas de proteger o organismo do stress e dos efeitos nesfastos de uma vida agitada, passa por apostar em alimentos ricos em antioxidantes.

O baixo consumo de frutas e legumes está entre os principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crónicas não transmissíveis. Por esse motivo a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva, cada vez mais, o aumento do consumo de frutas e legumes frescos ou em sumo, dado as suas propriedades benéficas para a saúde.

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O consumo deste grupo de alimentos contribui para a diminuição do consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e fornecem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao pleno funcionamento do organismo.

A tonalidade roxa de alguns destes frutos, vem da antocianina, um pigmento com a função de prevenir a degeneração das células dos mamíferos e humanos.

Naturalmente os frutos vermelhos, em especial o mirtilo e a groselha, são a melhor fonte de antioxidantes, isto mesmo quando os comparamos com outras frutas e vegetais.

Como são ricos em vitaminas do complexo B (como a niacina, B3), potássiovitamina C, reforçam a proteção dos vasos sanguíneos, dos ossos, das cartilagens, gengivas, dentes e pele.

A cor vermelha dos morangos, cerejas ou das groselhas vem do licopeno um carotenóide (fitoquímico) geralmente associado à vitamina C que contribui para um normal funcionamento do sistema imunitário. 

Estes frutos são ainda fonte de outros carotenóides, como o betacaroteno, percursor da vitamina A que contirbui para a manutenção de uma visão e pele normais.Contém ainda cianidina, um flavonóide, na sua casca.
 

BENEFÍCIOS DO SEU CONSUMO


O consumo de frutos vermelhos tem inúmeros benefícios para a saúde, não se ficando apenas pelas suas propriedades anti-inflamatórias ou antioxidantes.
 

1. Amoras

amoras


As amoras são ricas em vitamina C e contém um fitonutriente importante, o ácido elágico, que protege a pele dos raios UV nocivos, dos poluentes encontrados nos alimentos processados, do fumo do tabaco e pode ainda neutralizar algumas substâncias que causam cancro, antes que elas danifiquem as células saudáveis.

O ácido elágico também impede a degradação do colagénio da pele que ocorre à medida que envelhecemos. A degradação do colagénio está associada à formação de rugas e ao envelhecimento da pele. 

São também ricas em potássio e em pectina, uma fibra que proporciona a sensação de saciedade e combate a prisão de ventre.

 


2. Cerejas

As cerejas são ricas em fibras, potássio e ainda vitamina C. Para além de serem pouco calóricas, ainda auxiliam a evitar a retenção de líquidos e previnem a obstipação. Uma boa fonte de cálcio, eficaz no combate à osteoporose.

Com propriedades depurativas, as cerejas favorecem a eliminação de substâncias tóxicas do organismo e ainda reduzem os níveis de ácido úrico.

 


3. Framboesas

framboesa


As framboesas são muito apreciadas pelo seu elevado conteúdo de vitamina B e C, fibra e flavonóides, daí favorecerem o trânsito gastrointestinal, prevenirem o envelhecimento das células e protegerem a saúde do sistema circulatório, devido às suas propriedades antioxidantes. 

Tal como as amoras, as framboesas contém ácido elágico, e ainda manganês, um nutriente essencial no crescimento e desenvolvimento ósseo. 

 


4. Groselhas

Este fruto é consumido mais sob a forma de xarope, misturado com água. É um fruto bastante nutritivo, rico em vitamina C, vitamina E e potássio.

Conhecidas pelas suas propriedades medicinais de redução de inflamações, no combate a certas infeções bacterianas e na redução do colesterol, as groselhas tem também propriedades diuréticas, laxantes e depurativas. 

 


5. Mirtilos

mirtilos


Entre todos os frutos vermelhos, os mirtilos são pequenas bagas que se destacam por ser uma importante fonte de antioxidantes. são uma poderosa fonte de fitonutrientes.

Contém ácido salicílico, ácido elágico, quercetina, catequinas e antocianinas. Como é rico em vitamina A, C e B3 (niacina), magnésio, potássio, cálcio, ferro e fósforo, é tido como um dos alimentos com maiores capacidades antioxidantes e conhecido pela ajuda na prevenção e tratamento de infeções urinárias.

Está também comprovado que os mirtilos ajudam na prevenção do Alzheimer e do Parkinson e ainda reduzem consideravelmente os danos cerebrais após AVC, acelerando a recuperação, estimulando a criação de novas células cerebrais.

 


6. Morangos

Talvez seja, dos frutos vermelhos, o fruto mais popular e uma das opções mais deliciosas na hora de consumir a fruta. É uma fruta rica em ácido fólico, cálcio, magnésio, potássio e água.

As suas propriedades tonificantes, diuréticas e laxantes ajudam o organismo, nomeadamente o fígado e a vesícula, a realizar as tarefas de desintoxicação necessárias ao bom funcionamento do organismo. Tem ainda um efeito anticoagulante no sangue. 
 

DOSE DIÁRIA


A nova Roda dos Alimentos aconselha o consumo diário de 3 a 5 porções de fruta, o equivalente a 480 a 800 gramas diárias, dependendo das necessidades individuais. 

O consumo diário de frutos vermelhos deve rondar as 3 a 4 colheres de sopa cheias, o equivalente a 80 gramas.
 

ATENÇÃO


Estes frutos são de deterioração rápida, pelo que devem ser consumidos logo após a compra. No momento da escolha, optar pelos maduros, mas não em demasia e sem sinais de bolor.

Assim que possível retire os frutos da embalagem, lave-os bem, enxague e guarde no frigorífico até altura de servir.


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