Extrato de chá verde: a solução para a sua perda de peso?

Pratica exercício físico regularmente, tem cuidado com a alimentação e mesmo assim não perde peso? Experimente o extrato de chá verde. Saiba tudo aqui!

Extrato de chá verde: a solução para a sua perda de peso?
Descubra os pontos positivos e negativos da ingestão do extrato de chá verde

Em junho de 2008, o chá verde era o quarto suplemento dietético mais utilizado nos Estados Unidos, segundo a revista “Drug Safety”.

Contudo, muitos não são fãs deste chá devido ao seu sabor, criando a necessidade de criar o extrato de chá verde.

O extrato de chá verde é um extrato vegetal derivado do chá verde e é nele que residem todos os seus benefícios.

O extrato de chá verde contém altos níveis de antioxidantes e outros compostos benéficos, como os polifenóis. Este suplemento está disponível em pó, cápsulas e comprimidos.

Porquê o chá verde?


O chá é uma bebida que tem sido utilizado pelo homem há séculos.

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O chá verde e o seu extrato natural provêm da planta Camellia sinensis , tal como o chá branco, “oolong” e preto.

A principal diferença entre estes reside no método de transformação. Enquanto, por exemplo, os chás oolong e preto são feitos de folhas de chá fermentadas, o chá verde praticamente não é fermentado, mantendo então a maioria dos seus princípios ativos intacta.

Deste modo, o chá verde é submetido a um processamento mínimo e acredita-se que tem ínumeros benefícios para a saúde. Vários estudos têm sido realizados sobre os benefícios do chá verde e foi sugerido que este chá é rico em antioxidantes que são benéficos para a prevenção de doenças cardíacas e cancro, por exemplo.

Por estas razões, o chá verde tornou-se um dos chás mais populares do mundo.

Hoje, o extrato de chá verde também está disponível no mercado e permite aproveitar todos os benefícios do chá verde de uma forma mais fácil e prática.

Benefícios do extrato de chá verde


Vários estudos demonstraram que um consumos regular de chá verde tem um efeito positivo na saúde em geral.

Quando utilizado sob a forma de extrato, o chá verde pode ser adicionado facilmente à sua rotina diária. A utilização do extrato de chá verde é vantajosa, pois é mais concentrada e consegue mais facilmente a dose necessária para promover os benefícios associados ao consumo deste.

1. Poder antioxidante

doenças cardiovasculares e extrato de chá verde

Os compostos ativos presentes no extrato de chá verde pertencem à família dos polifenóis (catequinas e flavonóides), cujas principais características são o seu poderoso efeito antioxidante e as suas propriedades anti-inflamatórias.

As principais catequinas presentes no chá verde são a epigalocatequinagalato (EGCG) e a epigalocatequina (EGC). A EGCG é considerada a catequina mais potente, com uma ação antioxidante cerca de 25 a 100 vezes superior à da vitamina C e da vitamina E.

Os bioflavonóides e polifenóis presentes no extrato de chá verde ajudam o corpo a combater os radicais livres e outras toxinas nocivas.

Desta forma, os antioxidantes presentes no extrato de chá verde ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e promovem a morte das células com características anormais, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento de cancro. Estes também podem contribuir para a proteção do sistema cardiovascular e algumas investigações referem ainda potenciais benefícios ao nível da próstata, do sistema imunitário e da saúde dos intestinos.

2. Efeito estimulante

O chá verde contém 2 a 4% de cafeína, um conhecido estimulante do sistema nervoso e que também influencia o sistema cardiovascular e muscular.

A cafeína estimula ainda a libertação de neurotransmissores no cérebro, promovendo o estado de alerta e a agilidade mental.

3. Percursor de bem-estar

bem-estar e extrato de chá verde

A presença da teanina no chá verde promove a produção de serotonina e dopamina, que são dois neurotransmissores relacionados com o bem estar e relaxamento.

4. Promotor do emagrecimento

O extrato de chá verde tem sido muito utilizado pelos chineses como um tratamento medicinal para dores de cabeça, dores no corpo, má digestão e para melhorar o bem-estar e a expectativa de vida.

Contudo, a propriedade que tornou o extrato de chá verde rapidamente popular foram os seus resultados como “queimador de gordura”, devido aos seus efeitos termogénicos e propriedades antioxidantes.

A combinação de catequinas, flavonóides e cafeína tem a capacidade de estimular o metabolismo e induzir um aumento da termogénese, um processo que promove a utilização da gordura armazenada como fonte de energia, gastando-a.

Adicionalmente, existem estudos científicos com outras justificações a demonstrar como o chá verde ajuda a diminuir a gordura corporal. A razão apontada é devido às catequinas, em particular a EGCG, que estimula enzimas responsáveis por controlarem o metabolismo das gorduras.

Outros estudos concluíram que as catequinas presentes no chá verde têm também a capacidade de aumentar a sensação de saciedade, pois atuam na ação da leptina, hormona da saciedade.

Justifica-se, assim, a utilidade no extrato de chá verde na perda de peso.

Contudo, deverá ter-se em consideração que o gasto de energia e gordura associado ao consumo deste composto é relativamente moderado e que, se não o aliar com uma dieta e exercício, não irá obter os resultados pretendidos.

Dose recomendada


A dose padrão recomendada para adultos para o consumo de extrato de chá verde é de 100 a 750 miligramas por dia. Ingestões superiores podem ser tóxicas.

Efeitos adversos do extrato de chá verde


dores de cabeca

Geralmente os efeitos adversos aparecem quando o extrato de chá verde é consumido em excesso.

O consumo de doses elevadas de extrato de chá verde pode provocar:

  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade
  • Insónia
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Aumento da tensão arterial
  • Taquicardia
  • Tremores
  • Perturbações gástricas
  • Tonturas

Se sentir algum destes efeitos deve interromper de imediato a toma deste suplemento e contactar um profissional de saúde.

Contra-indicações do extrato de chá verde


diabetes e extrato de chá verde

O extrato de chá verde contém todas as potencialidades do chá verde de forma mais concentrada, portanto todos os seus benefícios e efeitos adversos ficarão potenciados.

Deste modo, para aproveitar todas as suas virtudes, é importante saber se possui ou não contra-indicações.

Desaconselha-se o consumo deste suplemento sem acompanhamento de um profissional de saúde nos seguintes casos:

Por poder interferir com a doença e os respetivos tratamentos, acentuar os sintomas ou causar efeitos secundários indesejáveis, procure sempre aconselhar-se com um profissional de saúde antes de iniciar a toma do extrato de chá verde.

Não deverá tomar este suplemento em associação com outras fontes de cafeína e/ou estimulantes como a efedrina, sinefrina ou fenilefrina, por poder causar superestimulação.

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