Sabia que o exercício físico pode prevenir a depressão?

Estudo revela que a prática regular de apenas uma hora de exercício físico pode prevenir a depressão. Saiba mais sobre o assunto.

Sabia que o exercício físico pode prevenir a depressão?
Apenas uma hora por dia de forma regular pode ser benéfico.

O estudo foi conduzido por uma equipa multidisciplinar no Black Dog Institute, na Austrália, e revelou que o exercício físico pode prevenir a depressão, desde que praticado de forma regular, em qualquer intensidade e apenas uma hora pode ser suficiente para ajudar.

Este é já considerado como o maior estudo do mundo sobre o tema, tendo envolvido a análise de 33908 adultos que tiveram os níveis de exercício físico e sintomas de depressão e ansiedade monitorizados durante 11 anos, tendo-se descoberto que 12% dos casos de depressão poderiam ter sido evitados se os participantes realizassem apenas uma hora de atividade física por semana.

Exercício físico e a depressão: qual a relação?


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Os participantes foram acompanhados ao longo de vários anos e sujeitos a vários testes para determinar a frequência e intensidade com que praticavam exercício físico, de que forma isso tinha impacto no dia-a-dia e respondendo a questionários e provas para indicar qualquer sinal de ansiedade ou depressão emergentes.

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A equipa de pesquisa também representou variáveis que podem afetar a associação entre o exercício e a doença mental comum, que incluem fatores socioeconómicos e demográficos, o uso de substâncias, índice de massa corporal, novas doenças físicas de início e apoios sociais recebidos.

Os resultados mostraram que as pessoas que não faziam nenhum exercício tinham um aumento de 44% de probabilidades de desenvolver depressão em comparação com aqueles que praticavam desporto uma a duas horas por semana.

O que dizem os autores


fazer exercicio para ajudar a mente

“Sabemos há algum tempo que o exercício tem um papel a desempenhar no tratamento de sintomas de depressão, mas esta é a primeira vez que conseguimos quantificar o potencial preventivo da atividade física em termos de redução de níveis futuros de depressão”, afirmou o principal autor Samuel Harvey, professor associado do Black Dog Institute. “Estas descobertas são emocionantes porque mostram que mesmo uma quantidade relativamente pequena de exercícios – de uma hora por semana – pode oferecer proteção significativa contra a depressão.”

Os autores do estudo acreditam que o exercício físico pode prevenir a depressão devido ao seu “impacto combinado dos vários benefícios físicos e sociais da atividade física”, revelando ainda que “estes resultados destacam o grande potencial para integrar o exercício em planos individuais de saúde mental e campanhas mais amplas de saúde pública. Se pudermos encontrar maneiras de aumentar o nível de atividade física da população mesmo por uma pequena quantidade, então isso provavelmente trará benefícios físicos e de saúde mental substanciais.”

O estudo envolveu pesquisadores do Black Dog Institute (Austrália), UNSW Sydney (Austrália), King’s College London (Reino Unido), Instituto Norueguês de Saúde Pública, Universidade de Bergen (Noruega), Nordland Hospital Trust (Noruega) e a Universidade Ártica da Noruega.

Em suma


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no mundo, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão, sendo esta a principal causa de incapacidade e uma das principais causas para uma enorme variedade de doenças. em todo o mundo e é um dos principais contribuintes para a carga global de doenças.

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