Equipamentos pilates: 6 opções

Equipamentos pilates: 6 opções

Para tirar o melhor proveito dos treinos.

Os equipamentos de pilates trazem um maior dinamismo a uma prática que só por si já é muito completa. Conheça alguns para conseguir enriquecer o treino.

Neste artigo vai poder conhecer seis equipamentos de pilates que vai poder experimentar, para que possa usufruir ao máximo desta prática.

Podendo ser praticado por qualquer pessoa, o pilates é um treino muito completo por conseguir reunir a força, a flexibilidade e o controlo através dos seis princípios que o regem: concentração, centralização, controlo, respiração, precisão e fluidez.

Muito centrado no core para garantir uma boa postura, treina todo o corpo sem deixar nenhuma parte de lado. Pode ser praticado apenas com o peso do corpo, mas pode também recorrer a vários complementos que o tornem mais completo e diversificado.

Mesmo assim é sempre um treino de baixo impacto e, por isso mesmo, muito útil até para quem tem problemas como escoliose (sempre bem acompanhado claro!).

6 EQUIPAMENTOS DE PILATES


1. BOLA SUÍÇA

bola suica
É o mais clássico e o mais fácil de experimentar, seja por existir em todos os estúdios e ginásios, seja por facilmente poder ter uma em casa.

Pronto para malhar pesado?
Obtenha um plano de exercícios para atingir os seus objectivos! Saiba tudo aqui !
A bola Suíça é muito completa por permitir fazer um conjunto variado de exercícios. Através deles traz vários benefícios ao corpo como a melhoria do equilíbrio e da coordenação, a correção de más posturas, o alívio de tensões musculares e na coluna, o fortalecimento muscular e a ativação da circulação sanguínea.

Além disso é recomendada para todas as idades e condições físicas por ser muito segura!
 
 


2. MAGIC CIRCLE

magic circle
Feito de materiais como a borracha ou um metal flexível, este anel é utilizado para conferir mais resistência à vários exercícios.

Isto significa que não existem exercícios exclusivos ao mágico circule, o que acontece é que os exercícios tradicionais podem ser feitos com este anel de forma a aumentar o grau de dificuldade.

É também uma grande ajuda no sentido em que ajuda a ter mais noção dos músculos que estamos a recrutar do que se treinar sem o anel.
 
 


3. REFORMER

reformer
Com cinco molas, esta máquina permite definir o grau de resistência a utilizar conforme o exercício e a condição física de quem vai treinar.

Se forem colocadas mais molas é necessário um trabalho de força maior das pernas, enquanto que se forem usadas menos molas, a máquina fica mais instável e exige um trabalho maior a nível do core. 

Tem muitas vantagens, entre as quais o facto de oferecer uma grande base de apoio e assim trabalhar e corrigir a postura.
 
 


4. LADDER BARREL

ladder barrel
Consiste num meio arco ao qual o corpo se adapta, permitindo movimentos de flexão, flexão lateral e extensão da coluna.

Aqui o corpo trabalha com a força da gravidade, uma vez que este equipamento de pilates não tem molas, sendo por isso necessário um grande controlo do corpo é muito trabalho a nível da região abdominal e lombar.
 
 


5. CADILLAC

cadillac
Criado com o objetivo de ajudar pacientes acamados de forma a que pudessem movimentar o corpo sem se levantarem, o cadillac é um dos equipamentos de pilates mais benéficos por conseguir trabalhar todo o corpo.

Ajuda a melhorar a flexibilidade e a mobilidade da coluna, além de ajudar a tonificar o corpo e fortalecer o corpo, tudo isto através de um suporte seguro e adequado às condições físicas de cada um.
 
 


6. CHAIR

chair
O que à partida parece apenas uma cadeira com pedais, é na verdade um equipamento muito completo e versátil. Criando oportunidades de trabalhar com o peso do corpo, ajuda a fortalecer tanto a parte de cima do corpo, como a parte inferior. Além disso, ajuda melhorar a postura e o bem-estar da coluna.

Muito útil na recuperação de lesões e até no alívio de dores musculares, a chair oferece um fortalecimento semelhante ao reformer, mas confere menos apoio aos movimentos, exigindo por isso mais força, equilíbrio e coordenação.

Receba aqui um plano com exercícios para malhar e ficar em forma !

 

Veja também: