Dieta dissociada: “separar” é a palavra de ordem

A dieta dissociada tem como fundamento base uma alimentação com recurso a todos os grupos mas que não podem ser consumidos ao mesmo tempo.

Dieta dissociada: “separar” é a palavra de ordem
Todos os alimentos são permitidos, mas têm que ser consumidos em separado.

Talvez não seja das dietas mais conhecidas, mas a dieta dissociada tem muitos adeptos. Baseia-se num princípio básico e fundamental: não se deve misturar grupos de alimentos incompatíveis na mesma refeição. Desta forma, a ingestão dos macronutrientes (gorduras, hidratos de carbono e proteínas) deverá ser, preferencialmente, feita em separado.

Esta é uma das dietas mais fáceis de se fazer, uma vez que se pode comer de quase tudo. Os alimentos proibidos não são muitos.

Bases da dieta dissociada


dieta dissociada e mulher a cozinhar legumes em separado

Esta dieta defende que ao ingerir-se dois alimentos ao mesmo tempo, vão ser segregados sucos diferentes para os diferentes alimentos, e esse processo pode ser incompatível, resultando em problemas de saúde como indigestões ou falta de assimilação de nutrientes.

Apesar desta teoria não ser consensual, a verdade é que muitas pessoas já a procuram e já a seguem, principalmente se são pessoas que procuram perder peso.

A dieta dissociada traduz a ideia de que não é a alimentação que faz uma pessoa engordar, mas sim a forma como combinamos esses mesmos alimentos.

Formas da dieta dissociada


dia de comer so fruta

Este tipo de dieta tem várias formas, uma delas é o consumo de apenas um grupo de alimentos em cada refeição a outra é aquela em que diariamente apenas se consome um grupo de alimentos.

Para ficar a conhecer melhor esta última alternativa, damos-lhe um exemplo de como pode ser uma semana e de que forma podem ficar distribuídos os grupos de alimentos:

  • Dia 1: Apenas consome carne. Preferencialmente de aves de capoeira como frango e peru. Os métodos culinários a utilizar são a vapor ou grelhado.
  • Dia 2: Dia de vegetais. Pode optar por vegetais crus ou cozidos: alface, espinafre, couve-flor, repolho, alho-francês, aipo, alcachofra, cenoura, tomate, pepino, abobrinha, abóbora, pimentão, espargos, cebola, alho ou uma mistura de vegetais sem óleo ou especiarias.
  • Dia 3: Laticínios. A dieta dissociada promove o consumo de qualquer tipo de laticínios, uma vez que os considera saudáveis e benéfico para a saúde.
  • Dia 4: Apenas de podem comer frutas. Qualquer fruta pode ser escolhida, no entanto, os citrinos devem ser consumidos com moderação devido à sua acidez.
  • Dia 5: Todos os peixes devem ser escolhidos, seja cozidos a vapor ou grelhados.
  • Dia 6: Dia dos cereais. Massas, arroz, milho, trigo e todos os seus derivados são ricos em fibras e nutrientes e vão ajudar a melhorar o trânsito intestinal.
  • Dia 7: Neste dia o alimento escolhido é o ovo e pode ser cozido, mexido ou em omelete mas sem gordura.

 

Porque se deve ter uma dieta dissociada?


perda de peso apos dieta

Existem alguns benefícios e razões pela qual deve optar por esta dieta, entre as quais:

  1. Se o objetivo é a perda de peso, esta dieta pode ajudar a alcançar os objetivos sem fome e sem digestões muito pesadas.
  2. Não tem custos extra, isto é, os alimentos permitidos são aqueles que usualmente já consome e por isso não tem que gastar dinheiro em novos produtos.
  3. As regras são muito simples e fáceis de seguir.
  4. Não se vai sentir com a barriga inchada, uma vez que esta dieta melhora a digestão e previne a acumulação de gases na zona abdominal.
  5. É uma dieta que se pode seguir durante muito tempo, porque não faz restrição a qualquer tipo de nutriente. Os alimentos são apenas separados, mas tudo o que o corpo precisa é consumido.

 

Quem não deve consumir esta dieta?


criancas com macas a brincar

Este tipo de dieta não é aconselhada a todo o tipo de pessoas sem distinção. As pessoas que não devem optar por esta dieta são:

  • Pessoas muito ativas e desportistas devem evitar esta dieta, uma vez que os músculos podem ficar enfraquecidos nos dias em que se consomem frutas e vegetais.
  • Crianças também não devem fazer esta dieta pois pode ter influência negativa no crescimento. ou crianças não devem praticar esta dieta.

Cada organismo tem as suas especificidades e antes de iniciar qualquer dieta alimentar, deve consultar um especialista.

Esta dieta ajuda na perda de peso?


verificar o peso

Apesar de, aparentemente, haver pontos positivos nesta dieta, a verdade é que não há nenhuma prova científica que nos diga que a ingestão separada de alimentos (devido à sua acidez) é benéfica, se estivermos a olhar do ponto de vista da perda de peso.

Existem alimentos que possuem ambas as propriedades (as nozes por exemplo possuem hidratos de carbono-alcalino e proteínas-ácido) e o sistema digestivo é capaz de fazer a sua absorção de forma adequada.

Mas, mesmo que existissem provas científicas de que comer alimentos alcalinos e ácidos juntamente dificulta a digestão, melhorar a digestão por si só não resultaria numa perda de peso.

Na dieta dissociada quando existe uma perda de peso, deve-se ao facto de se estar a consumir menos calorias do que normalmente se faria. Quando se cortam todos os grupos de alimentos e apenas se consome carne numa refeição ou num dia, não se consome a mesma quantidade de calorias do que se se fizesse uma dieta normal com todos os grupos de alimentos.

Conclusão…


A dieta dissociada incentiva à criação de melhores hábitos alimentares que promovem a perda de peso, mas o padrão de alimentação desta dieta não é realista nem saudável para manter a longo prazo.

O organismo requer uma certa proporção de hidratos de carbono, proteínas e gorduras para funcionar de forma otimizada e a dieta dissociada não garante a ingestão suficiente de cada um destes macronutrientes.

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