4 Dicas para correr a meia maratona

Se está a pensar em inscrever-se para correr uma meia maratona, parabéns! Conheça aqui 5 dicas simples e muito úteis, que o vão ajudar a atingir esse objetivo.

4 Dicas para correr a meia maratona
Fáceis de seguir, práticas e eficazes.

Quer vá fazer agora a sua primeira meia maratona ou seja já um corredor bastante experiente, com mais de 10 ou 15 destes percursos no seu palmarés, estamos aqui para o ajudar. A ideia é que tire o máximo partido desta intensa experiência, desfrutando de cada um dos 21,1km. Para isso, apresentamos-lhe de seguida 5 dicas absolutamente imperdíveis.

4 DICAS IMPERDÍVEIS PARA CORRER A MEIA MARATONA

 

1.    Defina um objetivo e motive-se constantemente

Quer seja um principiante ou um corredor experiente, correr a meia maratona é um projeto intenso, que exige esforço e uma estratégia bem definida. Assim, comece por se perguntar “Porque estou a fazer isto?”. Seja para perder uns quilos, em memória de um ente amado, para fins humanitários ou por qualquer outra razão, a resposta vai fornecer-lhe um propósito específico e assegurar-lhe a determinação necessária para o atingir. Depois, ao longo do treino e durante a corrida, só tem de se ir relembrando o que cruzar a linha da meta significa para si.

Quanto à motivação, quando se predispõe a correr a meia maratona lembre-se que a preparação mental é tão importante como o treino físico. Enquanto treina, visualize o dia da corrida, preparando-se para ultrapassar quaisquer obstáculos ou dúvidas que possam surgir. A atitude, a determinação e a confiança de que consegue atingir o objetivo são das ferramentas mais importantes que pode adquirir no sentido de conseguir levar a cabo a tarefa em causa. 

Motive-se com a nossa playlist: 20 Músicas para incluir na sua playlist de treino

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2.    Defina o plano de treino e nutrição adequados a si

 
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O treino para a meia maratona não precisa de assentar apenas na corrida. Aliás, muitos treinadores recomendam mesmo o cross training, defendendo que a rotina deve envolver outro tipo de exercícios, tais como spinning, natação e yoga, por exemplo. A definição do tipo de treino tem a ver consigo e com a forma física em que se encontra: faça a sua pesquisa, consulte profissionais da área e tome uma decisão.

Quanto à alimentação, esta também não é uma ciência exata, pelo que importa ir testando vários alimentos e métodos de hidratação, para ver quais os que resultam melhor para si no que toca a assegurar e repor níveis de energia. No dia da corrida deve saber exatamente o que consumir e em que quantidades, para assegurar os resultados pretendidos.

Sendo assim, torna-se imprescindível a ajuda de profissionais especializados para o aconselharem devidamente sobre qual a alimentação a conjugar com os treinos e o tipo de treino ideal para se preparar para a prova (visto que cada caso é um caso). 

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3.    Estude o percurso e características da corrida

Tente informar-se o máximo possível sobre todas as características da corrida que vai levar a cabo, integrando essas informações no seu treino: o solo é instável ou suave? Inclui subidas ou descidas significativas? Há muitas curvas e ruas estreitas? Está previsto muito vento, chuva ou sol para esse dia? Onde vão ficar as estações de apoio e WCs portáteis?

Descubra ainda quais as bebidas energéticas que vão ser distribuídas pela organização e tente começar a habituar-se a elas durante o período de treino; se tal não for possível, veja como irá manter-se hidratado: a sua família e amigos estarão em pontos estratégicos? Leva um equipamento próprio para o efeito? Atenção: nunca experimente novas bebidas ou comidas no dia da corrida.
 

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4.    Descanse!

Tão importante como o treino são os períodos de descanso. Marque antecipadamente os dias para descansar, mas tendo sempre presente o que o seu corpo lhe vai “dizendo”: exagerar nos treinos pode ter resultados nada agradáveis no que toca à saúde e propensão a lesões de esforço.


Depois destas importantes dicas, só nos resta desejar-lhe bons treinos e muito boa sorte para a meia maratona: boa corrida!

 

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