Como definir a barriga?

Como definir a barriga?

Saiba os melhores truques para estar em forma.

Já pensou em ter um six pack mas não consegue definir a barriga? Aprenda alguns truques que podem ajudá-lo! 

Saber como definir a barriga é o topo da forma para muitos praticantes das mais variadas modalidades.

No entanto existem muitos mitos no que respeita à alimentação e ao tipo de treino mais adequado à definição ou tonificação da barriga.

Saiba mais sobre estes truques que o vão ajudar a estar em forma na região abdominal. 


No que respeita à alimentação


ovo


1. O consumo de ovos ao pequeno almoço é aconselhável?

Saltar o pequeno almoço é desaconselhado, uma vez que estudos recentes revelam que esta falha expande o estômago até cinco centímetros.

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Há quem aconselhe o consumo de 2 a 3 ovos (20 a 30 gramas) de proteína.

Podemos, porém, substituir esta proteína por um suplemento, por tofu ou queijo, caso não queiramos comer tantos ovos. 

 


2. Temos que cortar os hidratos de carbono?

Não. O consumo em demasia de hidratos de carbono não será ideal para a prática desportiva e perda de gordura localizada, porém, se o aporte em hidratos e proteína não for o suficiente para a intensidade do exercício, sentir-se-á muito fraco e perderá capacidade de treino. 


No que respeita ao treino


prancha


1. Só se pode fazer abdominais?

Não. Esta teoria está altamente ultrapassada pelos estudos mais recentes.

A melhor correlação encontrada está nos hiits (high intensity interval training) e nos exe nos exercícios moderados, isto é, agachamentos, burpees, flexões e na alternância dos grupos musculares utilizados, sempre com foco na estabilização do core. 

 
 

2. O peso corporal pode ser o suficiente para um bom treino de definição da barriga?

Sim. Aliado a uma dieta adequada, o peso corporal pode ser o suficiente para garantir que define a barriga.

Exercícios tradicionais de treino abdominal, como crunches e leg raises, são ótim os para definição da barriga e não necessitam de cargas adicionais. 


COMO DEFINIR A BARRIGA DE FORMA GARANTIDA?


abdominais rotativos


1. Trabalho de core

Crunches abdominais? Sim. A coluna foi desenhada para dobrar sem prejuízo para as costas.

Os crunches abdominais podem ser executados, desde que se mantenha o dinamismo e a forma de execução correta: sejam eles crunches oblíquos, frontais ou que envolvam elevação das pernas. 

 


2. Trabalho de core estático

Pranchas frontais e laterais, com apoios mono-podais ou com apenas uma mão, ou alternância entre membros. 

 


3. Rotações abdominais

Exercícios que envolvam rotações da coluna, estabilizadas e controladas pela parede abdominal: são casos como os windshield wipers, pallof twists (trabalho de oblíquos, lombares e estabilizadores da coluna – muitas vezes realizados com recorrência a elásticos). 

 
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