Congestão Nasal: usar ou não descongestionantes nasais?

Nariz congestionado, septo nasal desviado, obstrução nasal, obstrução do nariz, rinite medicamentosa, nariz entupido. São várias as possíveis causas para a congestão nasal.

Congestão Nasal: usar ou não descongestionantes nasais?
A congestão nasal é um problema comum. Descubra as causas e como atuar.

A congestão nasal dificulta em muito a respiração. Em busca de alívio é comum haver tendência para usar e abusar dos descongestionantes nasais, mas tudo o que é demais é prejudicial.

É importante procurar aconselhamento médico ou farmacêutico para o auxiliar na escolha do melhor descongestionante nasal a utilizar quando as medidas não farmacológicas não são suficientes.

POSSÍVEIS CAUSAS PARA A CONGESTÃO NASAL


causas da congestao nasal

São várias as causas possíveis da congestão nasal:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  • Infeções respiratórias;
  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Pólipos nasais;
  • Anomalias do septo nasal;
  • Tumores;
  • Álcool e tabaco;
  • Presença de corpos estranhos no nariz (mais comum entre crianças);
  • Uso prolongado de descongestionantes de aplicação nasal;
  • Alterações hormonais (gravidez).

Nestas situações a congestão só se resolve quando se trata a doença que a provoca.

USAR OU NÃO UM DESCONGESTIONANTE NASAL?


formas de de descongestionar o nariz

Quando há secreções, e se estas são espessas, é necessário torna-las mais fluídas e assim facilitar a sua expulsão. Na maioria das vezes é possível contornar este problema sem necessidade de recorrer a soluções medicamentosas.

5 Medidas para descongestionar o nariz:

  1. Assoar o nariz regularmente;
  2. Beber mais líquidos, mas evitar bebidas com cafeína, pois secam a mucosa e podem agravar os sintomas;
  3. Respirar vapor de água, no mínimo durante 10 minutos no banho, duche ou até colocando água quente no lavatório;
  4. Aplicar soro fisiológico ou sprays de água do mar, que ajudam a limpar o nariz. A utilização de água do mar hipertónica poderá ser benéfica nestes casos, pois permite por efeito osmótico evacuar o muco, descongestionando o nariz;
  5. No caso dos bebés, utilizar um aspirador nasal para remover o muco.

 

TIPOS DE DESCONGESTIONANTES NASAIS


Estes medicamentos atuam diminuindo o diâmetro dos vasos sanguíneos – efeito vasoconstritor – alargando a passagem de ar e facilitando a saída das secreções. Existem dois tipos

1. Tópicos

descongestionantes nasais topicos

Sob a forma de spray ou gotas, aplicam-se diretamente no nariz, tendo uma ação mais rápida.

2. Sistémicos

descongestionantes nasais sistemicos

De administração oral, necessitam de mais tempo e de doses mais elevadas para serem eficazes. Devem ser usados com muita precaução em doentes com problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, glaucoma e hiperplasia benigna da próstata.

Regras de ouro

como aplicar as gotas nasais

Para otimizar os seus efeitos e minimizar o risco de complicações, o uso dos descongestionantes tópicos deve respeitar duas regras de segurança essenciais: não ultrapassar a dose recomendada nem o tempo de tratamento – no máximo três dias consecutivos.

É ainda importante aplicá-los corretamente para uma maior eficácia. Comece por assoar o nariz:

  • Gotas – recline a cabeça para trás, aplique em cada narina e rode a cabeça lentamente para ambos os lados, de modo a que a solução se espalhe pela mucosa nasal;
    Permaneça nesta posição cerca de 2 minutos após a aplicação, para não haver o risco de as gotas serem engolidas.
  • Spray – mantenha a cabeça direita e inspire ao mesmo tempo que aplica o medicamento; retire o aplicador da narina antes de aliviar a pressão, de modo a evitar a sua contaminação com secreções. Após a aplicação evite assoar-se.

 

Em suma


O uso excessivo e prolongado dos descongestionantes nasais pode ter tanto de benéfico como de prejudicial, uma vez que se encontra associado a um conjunto de efeitos secundários que não deve ser descurado.

Podem portanto, agravar a congestão nasal, ao invés de a aliviar. Utilizados em demasia, devido ao abuso podem gerar tolerância e deixam de fazer efeito.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.