Comparação de Wheys: tudo para fazer a melhor escolha!

Neste artigo fazemos uma comparação de Wheys e ajudamo-lo a escolher a que mais se adequa ao seu tipo de treino e objetivo.

Comparação de Wheys: tudo para fazer a melhor escolha!
Devido à sua elevada qualidade, a Whey é o suplemento rei da nutrição desportiva.

A suplementação com Whey é um tema cada vez mais atual e pertinente, sendo crescente o número de pessoas que recorrem a este tipo de proteína para atingir os seus objetivos. Neste artigo, faremos uma comparação de Wheys disponíveis no site da Prozis para que faça a melhor escolha no momento da compra.

A proteína Whey é, atualmente, o suplemento mais vendido no mundo. Aconselhado para iniciantes ou para praticantes regulares de exercício, é um suplemento muito prático e que oferece proteína de elevada qualidade (com um perfil de aminoácidos completo e com uma elevada taxa de absorção).

Proteína Whey: o que é e a quem se destina?


Apesar de a proteína ser um nutriente que se encontra disperso em muitos alimentos, pode ser difícil atingir a quantidade de proteína que necessita por dia exclusivamente através da alimentação, principalmente se pratica desporto.

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E foi precisamente para dar resposta a esta necessidade que surgiram os suplementos proteicos, sendo o mais popular a proteína Whey.

A proteína Whey ou proteína de soro de leite constitui um derivado do leite, obtido aquando da transformação do leite em queijo. Daqui se depreende que a proteína é um produto natural e não químico.

Considerada uma das melhores e mais completas fontes de proteína, a proteína Whey é um suplemento muito apreciado devido à sua rápida metabolização e absorção, ao seu elevado valor biológico e teor em leucina, o aminoácido desencadeador da síntese proteica por excelência.

De facto, este suplemento fornece todos os aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para servir de substrato à construção de tecido muscular e, por essa razão, é o mais utilizado por quem deseja aumentar a massa muscular.

Além disso, constitui uma forma prática, rápida e eficaz de ingerir a quantidade necessária de proteína em qualquer refeição, destinando-se não só a atletas mas a também a quem tem dificuldade em atingir as recomendações de ingestão proteica ou a quem deseja emagrecer.

Como escolher uma boa proteína Whey?


Devido à enorme variedade existente no mercado atual, por vezes, pode ser difícil escolher qual a melhor proteína Whey para conseguirmos atingir os objetivos, sejam eles ganhar massa muscular, emagrecer ou apenas suprimir as necessidades nutricionais.

Neste sentido, importa referir alguns aspetos que deverá ter em conta para distinguir um bom de um mau suplemento de proteína Whey.

1. Quantidade de proteína

Um bom suplemento de Whey concentrada tem, no mínimo, 70g de proteína por 100g de produto. No caso da proteína Whey isolada tem, no mínimo, 89g por 100g.

Por isso, antes de comprar um suplemento de proteína Whey leia sempre o rótulo e a informação nutricional do produto.

2. Perfil de aminoácidos

Além da quantidade de proteína, deve olhar também para o aminograma do produto. O aminograma é a tabela onde estão enumerados os aminoácidos presentes no suplemento, bem como as suas quantidades.

Neste contexto e aquando da comparação de Wheys, deve verificar, essencialmente, a quantidade de aminoácidos essenciais que o suplemento oferece, particularmente de BCCAs (leucina, isoleucina e valina), e escolher uma que forneça, pelo menos, 30% de aminoácidos essenciais, 15% dos quais BCAAs.

3. Existência de Amino Spiking

O “Amino Spiking” denomina uma situação em que são acrescentados determinados aminoácidos à fórmula do suplemento para aumentar a quantidade total de proteína. Os aminoácidos mais utilizados para este efeito são a glicina e a taurina, pelo facto de serem os mais económicos.

Por vezes, também são acrescentados BCAAs livres ao produto, o que denota que o suplemento possui uma quantidade natural de BCAAs baixa, ou seja, é um produto de baixa qualidade. Alguns exemplos: “amino blend“, “reinforced protein complex“, “amino complex“.

Comparação de Wheys disponíveis no site da Prozis


Apesar da compra de suplementos desportivos ainda ser frequente nas lojas físicas de suplementação, as lojas online, ganham cada vez mais força.

Fomos então comparar a composição nutricional de vários suplementos whey para que possa escolher o mais indicado para o seu objetivo.

1. Comparação de Wheys Concentradas

 

1.1.   100% Real Whey Protein da Prozis

  • Fórmula concentrada com 82% de teor de proteína.
  • Apresenta um perfil de aminoácidos completo, respeitando o mínimo de 30% de aminoácidos essenciais e os 15% de BCAA’s.
  • Melhor relação qualidade-preço dentro da gama.
  • Testada cientificamente.
  • Valor de hidratos de carbono e lípidos baixo (4% e 7%, respetivamente).

1.2.   Xtreme Whey Protein SS (Xcore)

  • Teor de proteína que ronda os 73%.
  • Aminograma de boa qualidade: 11 gramas de Leucina e mais de 17 gramas de Glutamina por cada 100 gramas de produto.

1.3.   100% Whey Protein Advanced (Okygen Sports)

  • Fornece cerca de 82% de proteína de elevado valor biológico.
  • Possui elevado teor de BCAAs.
  • Boa digestibilidade.
  • Cerca de 2% de hidratos de carbono.
  • Fórmula cientificamente testada.

1.4.   100% Whey Protein (Scitec)

  • Fornece cerca de 73% de proteína.
  • Teor de hidratos de carbono e lípidos moderado.
  • Possui adição de taurina e glutamina.
  • Preço mais elevado que a maioria das marcas.

 


2. Comparação de Wheys Isoladas

 

2.1.   100% Real Whey Protein Isolate da Prozis

  • Fórmula concentrada com 91% de teor de proteína.
  • Apresenta um perfil de aminoácidos completo, respeitando o mínimo de 30% de aminoácidos essenciais e os 15% de BCAA’s.
  • Melhor relação qualidade-preço dentro da gama.
  • Testada cientificamente.
  • Sem açúcar e com valor de lípidos residual (menos de 1%).

2.2.   100% Whey Isolate (Scitec)

  • Apresenta um teor de proteína que ronda os 84%.
  • Suplemento de proteína obtido através de micro e ultrafiltração de fluxo cruzado, o que permite que a quantidade de hidratos de carbono e gorduras não chegue a 1 grama por dose (0,1g e 0,6g por dose, respetivamente).
  • É uma proteína de ação extremamente rápida.
  • Preço acessível, tendo em conta a qualidade e a pureza deste suplemento.

2.3.   Biotech Iso Whey ZERO (Biotech USA)

  • Fornece cerca de 88% de proteína.
  • Não possui açúcares nem gordura adicionados.
  • Rica em BCAA e EAAs (Aminoácidos Essenciais) e também em L-Glutamina.

 


3. Comparação de Wheys Hidrolisadas

 

3.1.   100% Whey Hydro Isolate SS (Xcore)

  • Possui uma fórmula que funde frações de oligopéptidos e polipéptidos de whey, como a Beta-Lactoglobulina, a Alfa-Lactoalbumina, a Imunoglobulina, a BSA e os Glicomacropéptidos.
  • Possui um dos aminogramas mais ricos nesta categoria de suplementos;
  • Proteína de ação muito rápida.
  • Fornece cerca de 83g de proteína por cada 100g de produto.
  • Fortificada com vitaminas.
  • Fortificada com L-Glutamina;
  • Possui baixo teor de lípidos e hidratos de carbono (semelhante a uma proteína isolada).
  • Boa relação qualidade-preço.

3.2.   100% Whey Gold Standard (Gold Nutrition)

  • Péptidos HYDROWHEY de Ação Rápida.
  • Fornece Micro-Frações de Proteína Whey, que aumentam a taxa de absorção;
  • Mais de 5g de BCAAs por dose.
  • Mais de 4g de Glutamina por dose.
  • Fornece um baixo teor de hidratos de carbono e lípidos (semelhante a uma proteína isolada).
  • Possui cerca de 83% de Proteína.

 

A nossa escolha…


Após esta comparação de Wheys, a nossa escolha recai sobre as versões concentrada e isolada da Prozis, visto que apresentam um teor proteico interessante uma melhor relação qualidade preço.

Caso seja um atleta profissional e queria recorrer à proteína hidrolisada, recomendamos a 100% Whey Hydro Isolate SS da Xcore, pois é uma proteína mais completa e apresenta melhor relação qualidade preço.

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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.