Descubra como corrigir a postura

Descubra como corrigir a postura

Mantenha uma postura correta com alguns exercícios e cuidados no dia-a-dia.

Uma postura incorreta nas atividades no dia-a-dia pode trazer sérios problemas para a coluna. Veja como corrigir a postura corporal.

Tem por hábito curvar as costas e deixar cair os ombros, especialmente quando se sente cansado? Nao sabe como corrigir a postura?

A maioria das pessoas não tem consciência da postura corporal que adota no seu dia-a-dia. Passamos grande parte do tempo a trabalhar sentados ou de pé e sem darmos conta sobrecarregamos determinadas zonas do nosso corpo ao adotarmos, de forma continuada, uma postura que não é a mais correta.

Para além de ser perniciosa para a nossa coluna, uma postura corporal inadequada também prejudica o funcionamento dos nossos órgãos internos, pois o facto de estarmos curvados provoca uma pressão em órgãos como o fígado, coração e pulmões.

A boa notícia é que é possível alterar esta situação. Quer saber como corrigir a postura corporal? Então, continue a ler este artigo.


A importância de uma boa postura 


Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
Manter uma postura correta não só melhora a nossa saúde e condição física, como ajuda-nos a sentir melhor, mais confiantes e com mais autoestima. 

Em contrapartida, uma postura incorreta enquanto trabalha sentado, durante determinados esforços, ao caminhar ou mesmo ao dormir, é responsável por vários problemas musculares e ortopédicos. Surgem, então, as dores de costas e no pescoço, as pernas cansadas, as dores de cabeça, rigidez muscular, falta de equilíbrio e mobilidade.

Em alguns casos, a adoção de uma postura errada durante longos períodos de tempo pode causar graves deformações na coluna vertebral, tornando a pessoa incapaz de realizar tarefas básicas e rotineiras.



Como corrigir a postura


Trabalhar no escritório
Mas não desespere. Existem vários gestos que deve incluir no seu dia-a-dia, de forma a corrigir a postura e a prevenir o aparecimento de lesões e dores de costas. Confira de seguida 6 dicas sobre como corrigir a postura:
 

1. Sempre que se sentar, faça-o mantendo as costas direitas e apoiadas totalmente nas costas da cadeira. 

2. Evite cruzar as pernas. Elas devem ficar direitas com os pés bem apoiados no chão.

3. 
Se o seu trabalho o obriga a estar muito tempo sentado, procure mudar de posição ao longo do dia. Experimente mexer-se ou levantar-se a cada meia hora para caminhar um pouco e esticar as pernas, as costas e os braços.

4. 
Ao caminhar mantenha o corpo direito, mas de forma relaxada, procurando sempre apoiar os pés no chão de forma equilibrada.

5. 
Na hora de dormir, a posição mais adequada é de barriga para cima, pois permite o alinhamento correto da coluna vertebral. No entanto, se preferir dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas para uma melhor postura.

6. 
As mulheres devem evitar andar de saltos altos ou de sapatos rasos. O ideal é optar por sapatos com um ligeiro salto, entre 2 a 5 cm, para conseguir manter uma postura adequada.



Modalidades amigas da coluna


Também é possível evitar os problemas decorrentes de uma má postura através prática de exercícios que fortaleçam e reforcem os músculos das costas, pois são eles que reduzem a carga sobre a sua coluna. 

Se quer saber como corrigir a postura com a atividade física, saiba que entre as modalidades mais adequadas encontram-se o Ioga, Pilates, alongamentos, e a Reeducação Postural Global (RPG).

Já pelo contrário, desportos como as artes marciais devem ser evitados, pois implicam grande impacto, o que pode agravar ainda mais o problema. Evite correr riscos desnecessários e informe-se junto do seu médico sobre qual será a melhor atividade para si.



Exercícios para melhorar a postura


Além das atividades já mencionadas, há uma série de exercícios que podem ser realizados em casa e que irão ajudar a melhorar a sua postura. Nós damos-lhe dois exemplos.



1. Superman de joelhos


 
  • Na posição de quatro apoios (joelhos e mãos), coloque a bacia sobre os joelhos e ombros sobre as palmas das mãos. Certifique-se de que a coluna está reta e mantenha o abdómen contraído.
     
  • Eleve o braço direito ao nível do ombro e estique a perna esquerda ao nível da bacia.
     
  • Mantenha a posição no mínimo durante 30 segundos e volte à posição inicial para trocar de lado.




2. Flexão e extensão da coluna vertebral 


 
  • De joelhos, apoie-se nas palmas das mãos (posição de quatro apoios), procurando alinhá-las com os ombros. 
     
  • Inspire fundo, enquanto deixa a coluna arquear em direção ao chão e roda a cabeça para a frente. 
     
  • Expire completamente, enquanto contrai os abdominais e enrola a coluna e pescoço.
     
  • Repita cerca de 10 a 15 vezes, desde que não sinta nenhum incómodo.


► Veja aqui mais exercícios para melhorar a postura.


Comece já a cuidar da sua postura. Desta forma, estará a melhorar a sua qualidade de vida e a prevenir problemas futuros.


Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.

 

Veja também: