Quais os cereais mais saudáveis?

Quais os cereais mais saudáveis?

Descubra quais as nossas dicas sobre consumo deste tipo de alimentos.

Continuam a ser o pequeno-almoço preferido de muitas pessoas – saiba quais são os cereais mais saudáveis que deve preferir.
 

Saber quais são os cereais mais saudáveis é essencial, especialmente se for um consumidor regular deste tipo de alimentos, uma vez que muitas vezes o "verdadeiro conteúdo" destes alimentos está mascarado.

As caixas coloridas e apelativas repletas de mensagens a publicitar o alto teor de fibra, vitaminas, minerais, ou baixo teor de açúcar ou gordura fazem bem o seu papel – levar a população a acreditar que está adquirir um produto saudável e que deverá fazer parte do dia-a-dia alimentar.

Infelizmente, tal não poderia estar mais longe da verdade. É isso mesmo: a maior parte das mensagens são, na sua grande maioria, publicidade enganosa. Focam apenas um ponto positivo (ex: alto teor em fibra), deixando por mencionar os que assim não o são.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

A indústria alimentar tem o mau hábito da compensação, isto é, tende a “encher” de açúcar um produto que publicita com “teor reduzido de gordura” e vice-versa, para que este não perca a palatibilidade.

Felizmente, esta noção de que os cereais de pequeno-almoço não são opções tão saudáveis parece já estar a espalhar-se.

Ainda assim, continuam a ser a opção diária de várias pessoas, em especial na primeira (e mais importante) refeição do dia, pelo nunca é de mais salientar quais os cereais mais saudáveis disponíveis.


Quais os tipos de cereais de pequeno-almoço que existem?


granola

Tenha em conta que os valores nutricionais são aproximados e podem variar consoante as marcas.


1. Flocos de milho

Estes são os clássicos. Por 100 gramas, fornecem aproximadamente 347 calorias, 8 gramas de açúcar e 3 gramas de fibra.

Se acha que são demasiado “sem graça” para tomar com leite simples, experimente de outras formas: por exemplo, misturado com iogurte natural e pedaços de fruta laminada, ou com iogurte magro de aromas ou pedaços.

 


2. Cereais de fruta e fibra

Os cereais deste género possuem, por 100 gramas, cerca de 26 gramas de açúcar e 10,5 gramas de fibra, fornecendo cerca de 379 calorias.

Muitas vezes, os frutos desidratados têm um contributo importante para os níveis elevados de açúcar dos cereais deste tipo.
 
 


3. Farelo de trigo

Este tipo de cereais fornece, por 100 gramas, 22 gramas de açúcar, 29 gramas de fibra e cerca de 327 calorias.
 
 


4. Flocos de trigo e arroz integral

Os cereais deste género possuem cerca de 16 gramas de açúcar na sua composição, com 4 gramas de fibra 380 calorias.
 
 


5. Muesli

Estes fornecem, normalmente, cerca de 327 calorias, com aproximadamente 19 gramas de açúcar e 8 gramas de fibra.
 
 


6. Granola

Apesar da recente popularidade e frequente associação com hábitos alimentares saudáveis, a granola possui efetivamente um elevado valor energético: possui, em média, cerca de 27 gramas de açúcar, 6.5 gramas de açúcar e fornece aproximadamente 455 calorias por 100 gramas.
 

Mas então, quais os cereais mais saudáveis que posso escolher?


Existem várias marcas que produzem cereais do mesmo tipo com valores nutricionais semelhantes, pelo que vamos apenas mencionar 5 a título de exemplo e para servir de guia.

O ideal será sempre consultar o rótulo e estabelecer como objetivo escolher aqueles que conciliem um valor energético moderado (com teor reduzido de gordura e açúcar) com um aporte nutricional interessante (por exemplo, um bom aporte proteico ou de fibra).
 

1. Weetabix Original

weetabix original
Imagem: bakeryandsnacks.com

Não necessariamente por terem um valor energético muito baixo, mas pelo seu conteúdo nutricional: possuem um bom aporte proteico, com pouca adição de sal, gordura e açucares. Cem gramas contêm 338 calorias, 11,5 gramas de proteína, apenas 4,4 gramas de açúcar, 2,8 de gordura e 0,7 gramas de sal.

 


2. Fiber 1 (Nestlé)

Cem gramas de Fiber 1, um dos cereais mais saudáveis, contêm 328 calorias, 10,6 gramas de proteína, 13,4 gramas de açúcar, 2,8 de gordura e 31,9 gramas de fibra. Têm, ainda, um baixo teor de sal: 0,7 gramas.

 

 


3. Cornflakes (Kellog's)

corn flakes
Imagem: walmart.com

Com um teor moderado em proteína, mas elevado em hidratos de carbono. Cem gramas contêm 378 calorias, 7 gramas de proteína, 84 gramas de hidratos de carbono, dos quais apenas 8 correspondem a açúcar.

 


4. Flocos Cevada Integral Tostado (Salutem)

Com 368 calorias por 100 gramas, possuem apenas 4,7 gramas de açúcar, fornecendo 8,7 gramas de fibra e 9,1 gramas de proteína.
 
 


5. Alpen (Sem adição de açúcar)

alpen sem acucar
Imagem: receitasdedieta.pt

Estes cereais possuem um valor energético “moderado” mas são ricos em proteína. Cem gramas contêm 352 calorias, 11,1 gramas de proteína, 16,3 de açúcar, 5,2 de gordura e apenas 0,4 de sal.
 

Curiosidade


Se é fã de cereais de manhã, provavelmente gosta que esta seja uma refeição rápida e “de comer à colher”, mas sabia que existem várias opções que pode fazer com aveia que são bem mais equilibradas nutricionalmente e igualmente agradáveis? Veja as nossas sugestões aqui.

Nunca é demais salientar que mesmo os “cereais mais saudáveis” devem ser incluídos numa alimentação variada e equilibrada, adequada às suas necessidades nutricionais e objetivos.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: