Centro de Força do Pilates – sabe o que é?

Joseph Pilates dizia que é do Centro de Força do Pilates que se origina a energia para os movimentos – nele está o centro de gravidade do corpo. Descubra mais sobre o tema.

Centro de Força do Pilates – sabe o que é?
Saiba como ter mais força e maior controlo sobre o próprio corpo

PowerHouse, Centro de Força do Pilates ou Casa de Força, constitui o que há de mais importante no Método Pilates.

Para Joseph Pilates, o fundador da modalidade, o core, isto é, a parte abdominal era a parte mais importante do corpo.

Mais concretamente, o core é a área entre a base da sua caixa torácica e a linha que vai de um quadril ao outro, ou seja, desde os músculos que o formam e sustentam a coluna, incluindo os órgãos internos e a postura, formando-se, assim, um cilindro de estabilidade ao redor da cintura.

E é este cilindro que deve ser fortalecido na prática do Pilates.

Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.
O controlo destes músculos profundos não só proporciona uma cintura e um abdómen mais definidos como diminui a incidência de dores lombares e lesões, melhora consideravelmente o funcionamento dos órgãos internos, melhora o equilibro, a postura e a estabilização corporal durante as atividades diárias e durante a prática de exercícios físicos – no geral, melhora a qualidade de vida.


Os quatro músculos do Centro de Força do Pilates


musculos do centro de forca
O PowerHouse é composto por quatro músculos:


1. Transverso do abdómen

Tem a função de estabilizar as vértebras lombares. É um músculo involuntário, que se encontra ligado neurologicamente ao períneo e, por isso, a sua contração só é possível quando simultânea à contração do períneo. Também só entra em ação na expiração forçada.

 


2. Períneo

Trata-se do músculo do assoalho pélvico, que faz a sustentação visceral, causando uma pressão positiva. As suas ações são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior a pressão intra-abdominal, maior a estabilização lombar;

 


3. Multífido

Trata-se de um músculo bem interno da coluna e que tem a função de estabilização. Faz a flexão lateral da coluna e rotação lateral do tronco, também sendo um auxiliar na extensão.

 


4. Diafragma

Este músculo tem a forma de cúpula: na inspiração, ele aplaina para expansão da caixa torácica. Como ele tem inserções nas vértebras lombares, também possui a função de estabilização da coluna.

 

Os três princípios do Centro de Força do Pilates


Ao estabelecer este conceito, Joseph Pilates pretendia identificar a coordenação mecânica respiratória do diafragma, com a sinergia dos músculos abdominais, multífido e períneo, conseguindo assim estabilizar a coluna lombar, com todos os efeitos secundários positivos que daí advêm.

Assim, podemos considerar a existência de três princípios importantes do Centro de Força do Pilates que devem ser aplicados enquanto pratica a modalidade:
 
  1. Alinhamento - Consciência do posicionamento do corpo, mantendo a coluna na posição neutra;
  2. Respiração - Coordenação entre o core e o diafragma, mantendo as costelas levemente baixadas;
  3. Ativação do core - A partir da respiração e alinhamento corretos, podemos ativar o core através da manobra de prender levemente o fluxo urinário contraindo o períneo, apertando as nádegas para contrair os glúteos e levando o umbigo para dentro para ativar o músculo transverso do abdómen (a camada mais profunda dos músculos abdominais) e ativar os multífidos (situados ao longo da coluna ao lado das vértebras).

O fortalecimento dos pequenos músculos que compõem o Centro de Força do Pilates ajuda a tratar e a prevenir dores nas costas e a potencializar os músculos superficiais, facilitando o fortalecimento do abdómen de todas as maneiras.

Da próxima vez que praticar Pilates, tenha estes aspetos em atenção.

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

 

Veja também:

Ler mais