Como fazer uma ceia de Natal saudável

Como fazer uma ceia de Natal saudável

Dicas para uma ceia de natal mais saudável!

Já planeou a sua ceia de Natal? Comece já a pensar na noite mais mágica do ano mas, desta vez, de uma forma mais saudável!

Não há como pensar na ceia de natal, sem imaginar uma mesa grande e farta. É uma noite sem grandes restrições, onde, em família, saboreamos momentos felizes. Para que a balança não se assuste e não tenhamos que incorporar nas resoluções de ano novo, perder os quilos que ganhamos nesta época, há algumas opções para tornar esta noite mais saudável.

Sem perder a tradição, há algumas pequenas alterações que fazem toda a diferença na ingestão calórica e que podem ser tidas em conta na confeção da ceia de natal.
 

Alguns cuidados a ter na confeção


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  • Trocar o açúcar por adoçante (stevia, por exemplo);
     
  • Utilizar leite magro, em vez do leite normal;
     
  • Sempre que utilizar ovos, privilegiar uma maior quantidade de claras;
     
  • Considere fazer alguns doces no forno, em vez de optar pela fritura;
     
  • A canela é um termogénico, ou seja, acelera o gasto calórico do seu organismo e aumenta o metabolismo. Utilize-a para polvilhar as suas sobremesas;
     
  • Utilize opções integrais, como no caso das rabanadas, use pão integral;
     
  • Abuse das ervas aromáticas e de um pouco de pimenta. O sal não é um bom amigo.

Depois de preparada e tão importante como a sua confeção é o ritual da refeição. Deixamos-lhe algumas dicas para que não perca a cabeça na ceia de natal.
 

À mesa: 10 dicas


 
  1. Inicie a refeição com um bom prato de sopa para controlar o seu apetite;
     
  2. Sirva-se apenas uma vez, privilegiando uma maior porção de legumes e proteína;
     
  3. Não abuse das bebidas alcoólicas, são muito calóricas;
     
  4. Mantenha-se hidratado: vá bebendo infusões (chá verde, cavalinha, alcachofra...) entre as refeições;
     
  5. Coma a sobremesa imediatamente após o jantar  e num prato pequeno, assim ainda estará satisfeito e não vai colocar no prato coisas a mais;
     
  6. Modere o azeite, apesar de fazer parte da base da dieta mediterrânica, deve ser consumido com moderação;
     
  7. Experimente batata doce, em vez da tradicional;
     
  8. Coma fruta como o ananás, com propriedades diuréticas e desintoxicantes, como sobremesa e entre as refeições;
     
  9. Apesar destes dias serem passados maioritariamente no conforto das nossas casas, e para compensar alguns desvios na sua dieta, aproveite para juntar a família e fazer um passeio para ver as luzes natalícias.
     
  10. Aumente a atividade física durante estas semanas, fazendo mais caminhadas ou corridas e indo ao ginásio.
 

Receita saudável


O Vida Ativa deixa-lhe uma receita de rabanadas amigas da sua cintura e que pode servir na ceia de natal. Para 8 fatias douradas no forno utilize os seguintes ingredientes.
 

- Ingredientes - 

  • pão integral fatiado 
  • 2 ovos 
  • 3 colheres de stevia
  • 150 ml de bebida de soja light
  • canela (em pó e em pau)
  • limão 
  • 1 colher de azeite para untar a forma 

 

- Modo de preparação - 

  1. Num tacho coloque leite, a stevia, uma casca de limão e o pau de canela. Ferva em lume brando e reserve. Ao lado, bata os dois ovos.
     
  2. Depois, passe cada fatia de pão pelo leite já fervido e pelo ovo. De seguida, coloque todas as fatias no tabuleiro, previamente untado com o fio de azeite. 
     
  3. Por fim, leve-as ao forno durante 15 minutos, virando-as para dourarem de ambos os lados.
     
  4. Depois de prontas, finalize com um pouco de canela. 


A ceia de natal é considerada uma das épocas mais mágicas do ano, e não deve ser marcada por restrição, mas sim pela alimentação consciente e feliz, junto dos seus. Alimente o coração!
 
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