Benefícios das nozes

Benefícios das nozes

10 razões para as incluir na sua dieta.

Ainda não incluiu as nozes na sua alimentação diária? Está na hora de conhecer todos os benefícios deste fruto seco milagroso. 

As nozes são um dos alimentos mais antigos, cultivados pelo homem desde 7000 a.C. Hoje em dia, devido a algumas restrições alimentares e a alguns mitos, as nozes não estão tão presentes na nossa alimentação como deviam. As pessoas evitam comer nozes porque as consideram muito ricas em calorias e gordura, porém, como em tudo na vida, se consumidas com moderação e como parte de uma alimentação variada e equilibrada, as vantagens para a sua saúde são muitas. Inclua um punhado de nozes no seu lanche da manhã ou da tarde e tire proveito de todos os benefícios que podem trazer para a sua saúde. 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição.  Fale já com a nutricionista online!

 10 Razões para consumir nozes


 1. Ajuda a perder de peso


Ao contrário do que as pessoas pensam, as nozes ajudam a controlar o peso. Vários estudos concluíram que, se consumir nozes com regularidade, a probabilidade de aumentar de peso é menor. Na verdade, cerca de 30 g de miolo de noz contém 19 g de gorduras insaturadas, 5 g de proteína e 1,5 g de fibra que promovem a sensação de saciedade.

 2. Melhora o sono 


As nozes contêm um composto chamado melatonina, responsável por transmitir mensagens sobre o ciclo de luz e escuridão para o corpo. Uma vez que a melatonina já é sintetizada pelo corpo, o consumo de nozes aumenta os níveis de melatonina no sangue, induzindo assim o sono. 

 3. Fortalece o cabelo 


As nozes são grandes amigas do seu cabelo. Ricas em biotina (vitamina B7) ajudam a fortalecer, reduzem a queda e melhoram o crescimento do cabelo. 

 4. Previne doenças cardiovasculares 


As nozes são o alimento que contém maior quantidade de antioxidantes. Cerca de 100 g de nozes equivale a 20 mg de antioxidantes, o que as torna extremamente eficazes no combate a doenças cardiovasculares, pela sua capacidade para destruir os radicais livres. São também ricas em ómega-3 que reduz o mau colesterol e aumenta a produção de bom colesterol. 

 5. Previne a diabetes 


Todos os frutos estão associados a um baixo risco de desenvolver diabetes e as nozes não são exceção. De acordo com um estudo, as mulheres que consumiram 28 gramas de nozes, duas vezes por semana, eram menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2. Os especialistas acreditam que os benefícios seriam semelhantes para os homens. 

6. Melhora a qualidade do esperma 


De acordo com um estudo da UCLA, ingerir cerca de 75 g de nozes por dia, melhora a vitalidade e morfologia do esperma em homens jovens (21 a 35 anos) e saudáveis. 

 7. Melhora a qualidade da pele 


As nozes são ricas em vitaminas do complexo B e antioxidantes que impedem os danos dos radicais livres, previnindo rugas e sinais de envelhecimento. 

 8. Previne a demência


 Uma equipa do Instituto Estadual de Nova York descobriu que os ratos privados de nozes sofreram uma drástica perda de aprendizagem, memória e controlo físico e emocional. De acordo com o resultado, os flavonóides e a vitamina E presentes nas nozes ajudam a destruir os radicais livres que causam demência. 

 9. Previne o cancro 


Comer um punhado de nozes apenas três vezes por semana é a chave para uma vida mais longa, revelaram vários estudos. Uma dose diária de 30 g de nozes, duas ou mais vezes por semana, reduz o risco de cancro do pâncreas, da mama, entre outros. 

 10. Combate o stress 


Investigadores descobriram que incluir nozes na dieta reduz a pressão arterial. As nozes são uma rica fonte de fibra, antioxidantes, e ácidos gordos insaturados, particularmente o ácido alfa-linolénico, um ácido gordo ómega-3, que ajuda a combater o stress.


Veja também: