Benefícios da Proteína Whey antes e depois do treino

Os benefícios da proteína Whey são particularmente importantes para atletas. Ainda não sabe o que este suplemento pode fazer por si? Então leia o nosso artigo e descubra tudo.

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Benefícios da Proteína Whey antes e depois do treino
Proteína Whey é um assunto em voga entre praticantes de desporto.

No mundo da nutrição desportiva, é frequente a toma de suplementos proteicos, nomeadamente de proteína Whey, visto que os atletas que praticam exercício físico regularmente necessitam de ingerir mais proteína do que aqueles com um estilo de vida menos ativo.

Atualmente a proteína Whey é o suplemento mais vendido no mundo, sendo um suplemento de elevada qualidade, muito utilizado para promover o aumento de massa muscular em atletas. 

No entanto, os benefícios da proteína Whey vão muito para além da hipertrofia muscular.


Proteína Whey: o que é?


proteina whey

A proteína Whey ou proteína de soro de leite constitui um derivado do leite, sendo considerada uma das melhores e mais completas fontes de proteína, na medida em que fornece todos os aminoácidos essenciais em quantidade suficiente para servir de substrato à construção de tecido muscular. 

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Com efeito, a proteína Whey é a mais apreciada e indicada para atletas devido à sua rápida metabolização e absorção, ao seu elevado valor biológico e teor em leucina, o aminoácido desencadeador da síntese proteica por excelência.

Além disso, constitui uma forma prática, rápida e eficaz de ingerir a quantidade necessária de proteína em qualquer refeição, particularmente antes e/ou depois do treino.

Dentro dos suplementos de proteína Whey, existem 3 tipos: concentrada (possui hidratos de carbono e gordura na sua composição), isolada (é proteína pura, não possui hidratos de carbono nem gordura) ou hidrolisada (uma formula previamente digerida, de modo a acelerar a absorção dos aminoácidos).

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Seja qual for a versão, pode ser tomada com água ou com leite. Tomando com água, a absorção será muito mais rápida do que com leite.
 

Importância da proteína para atletas


aumento da massa muscular

Sendo a proteína um nutriente essencial para a síntese e renovação dos tecidos corporais, particularmente do tecido muscular (função plástica da proteína), a ingestão de proteína antes e depois do treino é já considerada obrigatória para os atletas maximizarem os seus resultados.
 

1. Aumento de Massa Muscular

O aporte diário fracionado de proteína, é atualmente considerado o fator chave do aumento da massa muscular, sendo inclusive mais importante do que a ingestão da quantidade de proteína adequada antes e depois do treino.

De facto, ingerir cerca de 20-30 g de proteína de alto valor biológico, de que é exemplo a proteína Whey, a cada 3h, acompanhadas de um aporte energético adequado, são fatores chave para construir novo músculo. 

No entanto, é importante respeitar o limite de 30g de proteína por refeição, pois quantidades superiores não serão usadas para construir massa muscular, mas sim para outros fins, como por exemplo, substrato energético. 

Neste sentido, se fracionar a ingestão proteica e consumir proteína de alto valor biológico em todas as refeições (de três em três horas), vai acabar por treinar entre refeições e assegurar a quantidade de proteína necessária antes e depois do treino.
 
 


2. Emagrecimento

No caso de atletas que pretendem, além do aumento da massa muscular, a perda de massa gorda, a proteína é um nutriente facilitador, visto que:
 
  • Promove um aumento do metabolismo basal e do gasto energético em repouso;
  • Confere maior saciedade (alimentos ricos em proteína atrasam o esvaziamento gástrico e a passagem dos alimentos para o intestino, proporcionando uma sensação de plenitude mais prolongada);
  • Reduz os níveis de insulina no sangue (importante visto que grandes concentrações de insulina no sangue ativam as enzimas de armazenamento de gordura, inibindo a ação das enzimas que promovem a metabolização da gordura armazenada).


Produtos em destaque



Benefícios da Proteína Whey Antes do treino


fornece aminoacidos essenciais


1. Queima gordura de forma mais rápida

A ingestão de proteína Whey antes do treino parecer ser uma estratégia eficaz para quem quer queimar gordura de forma mais rápida, visto que a proteína aumenta o gasto energético de repouso e, consequentemente, a utilização da gordura como substrato energético.

 


2. Fornece aminoácidos essenciais durante o treino

O consumo de proteína Whey antes do treino fornece os aminoácidos essenciais que o músculo necessita durante e após o exercício, sendo um fator importante para que possa tirar máximo partido do treino.

Deste modo, e aliada com uma ingestão proteica pós-treino, ingerir proteína antes do treino é essencial para promover a síntese e o aumento da massa muscular.

 


3. Minimiza o catabolismo muscular 

Um dos benefícios da ingestão de proteína Whey antes do treino é manter o corpo em estado anabólico durante o treino, reduzindo assim o catabolismo (degradação) muscular.
 

Benefícios da Proteína Whey depois do treino


recuperacao muscular


1. Acelera a recuperação muscular 

Aquando da prática de treino de musculação intenso, ocorre a destruição do tecido muscular, originando aquela dor muscular característica, no dia seguinte. 

Como tal, durante o período pós-treino, é necessário reparar as microlesões provocadas pelo treino e estimular a reconstrução muscular.

Quando ingere proteína depois do treino, a taxa de reconstrução muscular fica acelerada. E cada vez que esse processo de destruição e reconstrução acontece, o músculo reconstrói-se maior, mais forte e mais denso.

Deste modo, a proteína proporciona uma recuperação mais rápida depois de treinos intensos, melhorando os resultados.

 


2. Minimiza o risco de infeção

Durante o treino e nos momentos após o mesmo, o sistema imunitário fica mais deprimido e vulnerável para apanhar alguma infeção.

Tal facto pode ser prevenido com a ingestão de proteína Whey depois do treino, pois a ingestão de proteína estimula os processos imunológicos, diminuindo o risco de infeções.
 
 


3. Previne caibras musculares

Outro grande benefício da proteína Whey depois do treino é a prevenção de cãibras nos músculos sobrecarregados, proporcionando uma melhor regeneração dos mesmos.

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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.