Exercícios para aumentar a flexibilidade

Exercícios para aumentar a flexibilidade

Descubra quais os 4 exercícios que podem ajudar a aumentar a sua flexibilidade.

Não vai tornar-se contorcionista profissional, mas certamente vai ganhar alguma agilidade. 

A flexibilidade é mais importante do que possa pensar. De facto, é ela que o ajuda a realizar a sua atividade física (e até as atividades mais quotidianas) de forma correta e que evita as tão indesejadas lesões. 
 
Mas se pensava que a flexibilidade era assunto que interessava apenas a contorcionistas, saiba que está enganado. Além de definir a qualidade e amplitude dos seus movimentos, a flexibilidade ainda contribui para melhorar a sua postura corporal, prevenir certas doenças ou melhorar as funções respiratórias, por exemplo. 
 
Claro que convém ter em consideração que ao longo da vida se verifica uma redução da amplitude dos movimentos (ou flexibilidade), mas há exercícios que podem retardar este efeito da idade. Saiba quais os exercícios que podem ajudar a aumentar a sua flexibilidade. 


4 Exercícios para aumentar a flexibilidade

 

1. Yoga 
 

O Yoga é uma das melhores modalidades para trabalhar a sua flexibilidade e a força. E calma, a flexibilidade não é um pré-requisito para poder praticar Yoga. Muito pelo contrário. Qualquer pessoa pode praticar esta modalidade e com tempo vai acabar por desenvolver a flexibilidade necessária para realizar todos os movimentos. Isto sem falar que ainda vai ficar em forma e com músculos bem definidos e sentir os benefícios no seu humor, que vai melhorar bastante.
 

2. Pilates 
 

Aqui está uma modalidade muito completa. Trata-se de uma atividade que faz bem ao corpo e à mente. Além de trabalhar a sua flexibilidade ainda vai aumentar a sua força, melhorar a postura e contribuir para melhorias a nível do sistema cardiovascular e respiratório. As aulas de pilates vão ajudar ainda a fortalecer e tonificar os músculos. 
 

3. Dança 
 

Se quer aumentar a sua flexibilidade e gosta de dançar tem na mão uma receita de sucesso. E nem sequer está restrito a um estilo de dança, pode escolher aquele que mais lhe agrada. E não é apenas a flexibilidade que vai trabalhar. Uma aula de dança permite-lhe trabalhar todo o corpo. Isto sem falar que é uma atividade física bastante relaxante. 
 

4. Exercícios de alongamento 
 

Um dos muitos benefícios dos exercícios de alongamentos (antes e/ou depois da atividade física ou até durante o dia) está relacionado com a sua flexibilidade. Além de prepararem o seu corpo para o esforço físico a que o corpo vai estar sujeito durante a prática desportiva e assim evitarem possíveis lesões, os exercícios de alongamento ainda aumentam a flexibilidade e reduzem as dores musculares. E a melhor parte é que pode fazê-los em qualquer lugar e a qualquer hora. Até durante o dia de trabalho deve aproveitar as suas pausas para fazer alguns exercícios de alongamento e reduzir a tensão e a rigidez muscular.

 

Veja também: