6 Alimentos ricos em cálcio

6 Alimentos ricos em cálcio

Saiba quais são e quais os seus benefícios.

Muito se fala da importância dos alimentos ricos em cálcio. Mas será que conhece todas as fontes deste mineral?
 

Quando se fala em alimentos ricos em cálcio, a primeira possibilidade que surge é sempre o leite. E há uma razão lógica para isso. É que o leite, além de ser o mais falado, é também a principal fonte de cálcio. Mas não é a única. Há vários alimentos que contêm cálcio e que o podem ajudar a ingerir a dose diária recomendada (DDR) de cálcio, que – para que tenha uma ideia – é de 1.000 mg/dia para indivíduos entre os 19 e os 50 anos, 1.200 mg/dia dos 50 anos em diante e 1.300 mg/dia para gestantes e lactantes.

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A importância do cálcio para o nosso organismo é bem conhecida, mas nunca é demais lembrar (e reforçar). Os alimentos ricos em cálcio são efetivamente muito importantes na alimentação, visto que o cálcio é fundamental, não só para a formação de ossos fortes e saudáveis, mas também para fortalecer os dentes, melhorar as contrações musculares e auxiliar na coagulação sanguínea. Como vê boas razões para saber quais as melhores fontes de cálcio não faltam. Conheça algumas.


6 Boas fontes de cálcio


1. Leite

Uma opção óbvia, mas que não pode faltar da lista. O leite é a principal fonte de cálcio. Além disso, cálcio presente no leite é o mais facilmente digerido e absorvido pelo organismo. Mais: 100 ml de leite magro contém cerca de 114 a 120 mg de cálcio. O que significa que, numa dose normal de 250 ml (um copo de leite) vai conseguir aproximadamente 300 mg de cálcio! 
 

2. Laticínios 

Nesta lista não podem, obviamente, faltar também os derivados do leite como os iogurtes ou queijos. Por exemplo, cada 100 gramas de iogurte natural sólido magro contém cerca de 160 mg de cálcio. Com a ingestão de um iogurte líquido consegue 200 mg de cálcio. Além disso, o iogurte ainda constitui uma excelente fonte de proteínas e bactérias saudáveis para a flora intestinal. O queijo é também uma exacelente fonte de cálciol, no entanto, tenha o cuidado em escolher as suas versões magras.
 

3. Brócolos

Sim, é mesmo verdade. Os brócolos são ótimas fontes de cálcio. Por cada 100 gramas de brócolos cozido pode encontrar 56 mg de cálcio. Isto para não falar que são também uma boa fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C.
 

4. Espinafres

Ricos em antioxidantes, fibras e ferro, os espinafres são também boas fontes de cálcio. Em cada 100 gramas de espinafres pode encontra 104 mg de cálcio.


5. Sardinha

As sardinhas são frequentemente apontadas como uma boa opção. Seja porque são uma boa fonte de ómega 3 ou vitamina D, mas também de cálcio. Cada 100 gramas de sardinha, contém 72 mg de cálcio.


6. Amêndoas

Falando em boas fontes de cálcio, não podemos esquecer as amêndoas. 100 gramas de amêndoas podem oferecer-lhe 266 mg de cálcio. Isto sem falar que são também boas fontes de magnésio.

Sementes de linhaça, feijão branco, grão-de-bico, rúcula, salmão ou nozes, são outros dos exemplos de alimentos ricos em cálcio que vai querer incluir na sua alimentação.
 


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