Quais os alimentos que não deve cozinhar e porquê?

Devido ao processo de confecção, existem alguns alimentos que não deve cozinhar, de forma a não perderem o seu conteúdo nutricional.

Quais os alimentos que não deve cozinhar e porquê?
Saiba que alimentos perdem o seu conteúdo nutricional ao serem cozinhados

Existem alguns alimentos que não deve cozinhar dado que, após a confeção, alguns nutrientes são quebrados e perdidos, por exemplo, na água que utiliza ou até mesmo pela ação da temperatura. Para minimizar esta perda, deverá adoptar alguns cuidados na hora de confecionar os alimentos de forma maximizar o teor nutricional dos mesmos.

Alimentos que não deve cozinhar: métodos de confecção


Os principais nutrientes em causa durante a confecção, isto é, aqueles que frequentemente se perdem com o processo são: vitaminas hidrossolúveis como a vitamina C e vitaminas do complexo B, vitaminas lipossolúveis como A,D,E e K e alguns minerais como potássio, cálcio, magnésio e sódio.

Vegetais ricos em vitamina C

alimentos que nao deve cozinhar e brocolos

Brócolos, cenoura, espinafres ou alface perdem cerca de 50% do seu teor de vitamina quando são cozidos. Evite elevadas temperaturas e minimize o tempo da sua cozedura.

No caso de cozinhar no microondas, este método é seguro se o tempo de confecção for curto, além disso, este método revela-se uma alternativa já que as perdas nutricionais são menores, no que diz respeito ao teor de vitamina C.

Leguminosas, carnes em geral e peixe

leguminosas em colheres de pau

Alimentos cujo conteúdo em vitaminas do complexo B elevado também sofrem perdas quando cozinhados já que estas vitaminas são sensíveis a elevadas temperaturas. Também no caso dos grelhados e assados, estudos revelam uma perda significativa deste tipo de vitaminas. Opte por diminuir a temperatura ou o tempo de confecção se optar por assados.

Dado o teor de ácidos gordos ómega-3, não se recomenda a fritura de peixes gordos já que estudos revelam uma perda a este nível. No caso de fritar, minimize sempre o tempo de confecção dos alimentos.

O melhor método de confeção, em geral, que permite a conservação de grande parte dos nutrientes a cozedura a vapor. Sempre que possível, opte por confecionar os seus preparados ao vapor.

7 Dicas para reduzir a perda de nutrientes durante a confecção


cozinhar legumes

Dicas úteis para que cozinhe com o menor desperdício possível de nutrientes:

1. Usar o mínimo de água possível para cozer ou escalfar.
2. Consumir ou utilizar para outros preparados, a água usada na confeção de vegetais.
3. Evite descascar os vegetais ou, se o fizer, opte por fazê-lo depois de os confecionar.
4. Cozinhe vegetais em pequenas quantidades, de forma a evitar as perdas.
5. Consuma os vegetais cozinhados num prazo máximo de 2 dias já que o seu conteúdo nutricional vai diminuindo quando os mesmos são expostos ao ar.
6. Cozinhe peixe e carne apenas durante o tempo necessário para o processo.
7. Qualquer alimento que cozinhe, evite cortá-lo antes da sua confecção.

Veja também:

Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.