10 Alimentos que ajudam no combate à anemia

A anemia é uma condição clínica de carência ferropénica, porém, existem alimentos que ajudam no combate à anemia e nós mostramos-lhe quais são.

10 Alimentos que ajudam no combate à anemia
Conheça estes alimentos que o podem ajudar nesta condição.

A anemia é uma situação clínica que resulta da diminuição da concentração de hemoglobina no sangue, para níveis abaixo dos considerados normais.

A hemoglobina, presente nos glóbulos vermelhos, é responsável pelo transporte de oxigénio para o corpo, e pela “remoção” do dióxido de carbono dos tecidos para ser eliminado pelos pulmões. Acontece que para se formar os glóbulos vermelhos é preciso ferro, vitamina B12, folatos, entre outros, sendo que a deficiência em ferro é a principal causa de anemia.

Existem alimentos que ajudam no combate à anemia e nós mostramos-lhe quais os mais indicados para o problema.

O que pode causar a anemia?


causas da anemia

Na causa da anemia pode não estar apenas a produção deficiente de hemoglobina (por falta de ferro, por exemplo), mas também a sua perda ou destruição excessiva. No entanto, a deficiência em ferro é realmente a causa mais comum, e pode ocorrer por diversos motivos:

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  • Perda por hemorragia (ocorre em algumas situações clínicas, como úlceras no trato digestivo, mas também em mulheres que têm demasiado fluxo na menstruação);
  • Necessidades férricas superiores (gravidez, infância e adolescência);
  • Dieta escassa em ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

 

Quais os principais sintomas?


sintomas da anemia

O mais comum é a pessoa começar a sentir-se constantemente cansada, sendo que a fadiga poderá começar a evoluir para falta de força, irritabilidade, dores de cabeça, falta de concentração, unhas fracas, alterações no sono, entre outros.

Como prevenir a anemia: alimentos que ajudam no combate à anemia


alimentos que ajudam no combate a anemia

Para além de ser importante ir fazendo análises para controlar os níveis de hemoglobina no sangue, há cuidados que pode ter diariamente, nomeadamente a nível da sua alimentação.

A Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge diz-nos quais os alimentos que mais a/o poderão ajudar, tendo em conta o seu teor em ferro, vitamina B12 e ácido fólico:

  1. Berbigão
  2. Fígado
  3. Farelo de trigo tipo All Bran
  4. Ameijoa
  5. Leguminosas
  6. Mexilhão
  7. Ovo
  8. Agrião cru
  9. Espargos crus
  10. Salsa fresca

Para além de ingerir estes alimentos (alguns deles pedem moderação), convém promover a sua absorção pelo organismo. Como?

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Ana Monteiro Ana Monteiro

Ana Isabel Monteiro é nutricionista, atleta e autora do blog Laranja-lima. Trabalha atualmente na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Gabinete de Saúde Pública e Casa da Juventude), tendo colaborado anteriormente no projeto Dragon Force e no Centro Social de Paramos. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (C.P.2815N) desde Abril de 2016.