5 Alimentos para baixar o colesterol

Que alimentos existem para baixar o colesterol? Será que existem? Se sim quais? É o que lhe vamos tentar responder de seguida.

5 Alimentos para baixar o colesterol
Existirão alimentos para baixar o colesterol? É o que vai descobrir.

Existirão alimentos para baixar o colesterol?

Normalmente mencionado como um vilão, o colesterol é um composto essencial para a vida, que tanto é produzido pelo próprio organismo (particularmente no fígado) como é obtido através da alimentação.

É importante para a realização de um conjunto de funções no organismo como produção de hormonas, ácidos biliares, vitaminas e está presente em todas as membranas (paredes) das células. 

Exceto em indivíduos com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso de colesterol no sangue resulta normalmente dos maus hábitos alimentares que se adquirem desde a infância e prolongam-se por toda a vida, além de outras condições como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo.
   

Alimentos para baixar o colesterol – Considerações Gerais


No que toca à alimentação, é importante perceber que o colesterol sanguíneo é influenciado não apenas pela ingestão de alimentos que contenham colesterol naturalmente presente (como por exemplo o marisco, os moluscos e  o ovo) mas também por gorduras gorduras saturadas e gorduras trans. 
 
Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!
Um cuidado redobrado deverá existir na ingestão de alimentos ricos em gordura saturada presente em carnes gordas, enchidos, queijos, iogurtes cremosos, bolos, biscoitos, bolachas, etc e não apenas na ingestão de alimentos naturalmente ricos e colesterol.

 

5 Alimentos para baixar o colesterol


 1. Aveia

aveia
Na moda ou não, a verdade é que a aveia é um dos cereais mais interessantes do ponto de vista nutricional.

Rica em hidratos de carbono complexos, vitaminas, e em fibra, o seu consumo torna-se interessante devido à diminuição da absorção de gordura e colesterol no intestino.

Contudo, também outros hidratos de carbono complexos como arroz e massa integrais poderão ser boas escolhas.
 
 


2. Leguminosas


Também as leguminosas como feijão, favas, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, ou soja são bons alimentos quando o objetivo é diminuir o colesterol.

Com ação demonstrada na redução do colesterol sérico e na prevenção de aterosclerose, as leguminosas contêm fibra e lecitina evitando que este se acumule nas paredes das artérias.
 
 


3. Frutos secos

frutos secos
Nozes, avelãs, amêndoas, amendoins são alguns dos alimentos que podem e devem ser incluídos numa alimentação saudável e numa “dieta anti-colesterol”. 

Apesar do seu valor energético elevado, estes alimentos não tem colesterol, fornecem as chamadas gorduras saudáveis e ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau colesterol), e a aumentar o HDL (bom colesterol).

Por isso consuma-os, mas com moderação!
 
 


4. Peixes gordos


Ricos em ácidos gordos ómega-3, peixes como a cavala, o atum, a sardinha e o salmão são dos alimentos mais recomendados para um estilo de vida saudável.

Rico em ácidos gordos ómega-3, particularmente no seu conteúdo em DHA (docosahexaenoico) e EPA (eicosahexaenoico), o peixe gordo tem um tipo de gordura insaturada que é considerada “saudável”, uma vez que contribui para o controlo dos níveis de colesterol e apresenta um papel relevante na prevenão de doenças cardíacas.
 
 


5. Azeite

azeite
Conhecido como a base da nossa dieta mediterrânica, o azeite apresenta um poder “cardioprotetor”.

Rico em ácidos gordos monoinsaturados, particularmente em ácido oleico é um dos alimentos que deve privilegiar quando se fala em reduzir os níveis de colesterol.
 


Um alimento por si só baixa o colesterol?


Não há um determinado alimento com propriedades benéficas para o colesterol que funcione por si só como terapêutica perfeita para o colesterol alto.

Se as porções dos alimentos acima mencionados não forem adequadas e se der continuidade a uma alimentação pouco cuidada e rica em gorduras e açúcares, não haverão melhorias nos níveis de colesterol.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

 

Veja também:

Ler mais