5 Alimentos para baixar o colesterol

5 Alimentos para baixar o colesterol

Existirão alimentos para baixar o colesterol? É o que vai descobrir.

Que alimentos existem para baixar o colesterol? Será que existem? Se sim quais? É o que lhe vamos tentar responder de seguida.

Existirão alimentos para baixar o colesterol?

Normalmente mencionado como um vilão, o colesterol é um composto essencial para a vida, que tanto é produzido pelo próprio organismo (particularmente no fígado) como é obtido através da alimentação.

É importante para a realização de um conjunto de funções no organismo como produção de hormonas, ácidos biliares, vitaminas e está presente em todas as membranas (paredes) das células. 

Exceto em indivíduos com alterações genéticas do metabolismo do colesterol, o excesso de colesterol no sangue resulta normalmente dos maus hábitos alimentares que se adquirem desde a infância e prolongam-se por toda a vida, além de outras condições como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo.
   

Alimentos para baixar o colesterol – Considerações Gerais


No que toca à alimentação, é importante perceber que o colesterol sanguíneo é influenciado não apenas pela ingestão de alimentos que contenham colesterol naturalmente presente (como por exemplo o marisco, os moluscos e  o ovo) mas também por gorduras gorduras saturadas e gorduras trans. 
 
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Um cuidado redobrado deverá existir na ingestão de alimentos ricos em gordura saturada presente em carnes gordas, enchidos, queijos, iogurtes cremosos, bolos, biscoitos, bolachas, etc e não apenas na ingestão de alimentos naturalmente ricos e colesterol.

 

5 Alimentos para baixar o colesterol


 1. Aveia

aveia
Na moda ou não, a verdade é que a aveia é um dos cereais mais interessantes do ponto de vista nutricional.

Rica em hidratos de carbono complexos, vitaminas, e em fibra, o seu consumo torna-se interessante devido à diminuição da absorção de gordura e colesterol no intestino.

Contudo, também outros hidratos de carbono complexos como arroz e massa integrais poderão ser boas escolhas.
 
 


2. Leguminosas


Também as leguminosas como feijão, favas, grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, ou soja são bons alimentos quando o objetivo é diminuir o colesterol.

Com ação demonstrada na redução do colesterol sérico e na prevenção de aterosclerose, as leguminosas contêm fibra e lecitina evitando que este se acumule nas paredes das artérias.
 
 


3. Frutos secos

frutos secos
Nozes, avelãs, amêndoas, amendoins são alguns dos alimentos que podem e devem ser incluídos numa alimentação saudável e numa “dieta anti-colesterol”. 

Apesar do seu valor energético elevado, estes alimentos não tem colesterol, fornecem as chamadas gorduras saudáveis e ajudam a diminuir o colesterol LDL (mau colesterol), e a aumentar o HDL (bom colesterol).

Por isso consuma-os, mas com moderação!
 
 


4. Peixes gordos


Ricos em ácidos gordos ómega-3, peixes como a cavala, o atum, a sardinha e o salmão são dos alimentos mais recomendados para um estilo de vida saudável.

Rico em ácidos gordos ómega-3, particularmente no seu conteúdo em DHA (docosahexaenoico) e EPA (eicosahexaenoico), o peixe gordo tem um tipo de gordura insaturada que é considerada “saudável”, uma vez que contribui para o controlo dos níveis de colesterol e apresenta um papel relevante na prevenão de doenças cardíacas.
 
 


5. Azeite

azeite
Conhecido como a base da nossa dieta mediterrânica, o azeite apresenta um poder “cardioprotetor”.

Rico em ácidos gordos monoinsaturados, particularmente em ácido oleico é um dos alimentos que deve privilegiar quando se fala em reduzir os níveis de colesterol.
 


Um alimento por si só baixa o colesterol?


Não há um determinado alimento com propriedades benéficas para o colesterol que funcione por si só como terapêutica perfeita para o colesterol alto.

Se as porções dos alimentos acima mencionados não forem adequadas e se der continuidade a uma alimentação pouco cuidada e rica em gorduras e açúcares, não haverão melhorias nos níveis de colesterol.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: