Abacate: benefícios e calorias

Abacate: benefícios e calorias

Rico em gorduras boas, o abacate traz vários benefícios para a saúde. Conheça quais.

Mesmo com muitas calorias e gordura, o abacate é bom para incluir na alimentação. Saiba porque é que este alimento é tão importante e o que traz de bom ao corpo e à mente!

O abacate é a prova de que as calorias não são o mais importante na hora de construir uma alimentação saudável.

Com 114 kcal por cada 100gr e com uma composição nutricional que tem a gordura (saudável!) como principal componente, é um alimento que deve ser inserido nos menus diários.

Porquê? Porque os benefícios que traz à saúde são vários. Além da gordura, é também rico em vitaminas e fibras e vai ajudar, não só na hora de perder peso, mas também a combater certas patologias e a construir massa muscular.
 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ABACATE?


Pele lisa

Rico em antioxidantes, o abacate ajuda a metabolizar o colagénio, a dar firmeza e elasticidade à pele, assim como a prevenir o envelhecimento das células. Desta forma ajuda a combater problemas comuns como estrias, celulite e rugas.
 
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Aumenta a saciedade

Com uma elevada percentagem de fibra na sua composição, o abacate é um excelente aliado na hora de saciar o estômago. Além disso, as fibras ajudam a regular o funcionamento dos intestinos e a evitar uma barriga inchada.



Efeito anti-inflamatório no exercício

O Ómega-3 presente no abacate atua como um anti-inflamatório no organismo, inclusivé na prática desportiva. Este ácido gordo é um componente que pode ajudar a atenuar a inflamação resultante da prática de exercício físico.


Colesterol e DCV

A gordura em que o abacate é rico é exatamente aquela que deve ser incluída na alimentação (sempre em quantidade moderadas, claro!). A gordura monoinsaturada é importante para a redução do colesterol, contribuindo assim para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares.



Boa disposição

A quantidade de energia que o abacate fornece é uma excelente aliada para manter o bem-estar durante todo o dia. Mas não só dá energia como ajuda a combater o stress e ansiedade por possuir glutadiona, uma substância antioxidante que, quando é reforçada pelo consumo de fruta, ajuda a reduzir substâncias tóxicas responsáveis pelo stress como o cortisol.



Bom funcionamento do cérebro

Por ser rico em Ómega 3, uma gordura boa que melhora o funcionamento do cérebro e a circulação sanguínea, o abacate evita a fadiga mental e ajuda a melhorar a memória e a capacidade de atenção.

 

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL (por 100g)


  • Calorias: 114 kcal
  • Lípidos: 10,5 g
    • Gorduras saturadas: 2,2 g
    • Gorduras monoinsaturadas: 6,5 g
    • Gorduras polinsaturadas: 1,2 g
    • Ácido linoleico: 1,1 g
  • Hidratos de carbono: 2,3 g
  • Proteína: 1,1 g
  • Fibras: 3 g
  • Sal: 38 mg
     
  • Minerais
    • Cinza: 0,75 g
    • Sódio: 15 mg
    • Potássio: 330 mg
    • Cálcio: 4 mg
    • Fósforo: 36 mg
    • Magnésio: 21 mg
    • Ferro: 0,3 mg
    • Zinco: 0,3 mg
  • Vitaminas
    • Vitamina A: 5 µg
    • Caroteno: 32 µg
    • A-tocoferol: 2,1 mg
    • Tiamina: 0,1 mg
    • Riboflavina: 0,17 mg
    • Equivalentes de Niacina: 1,3 mg
    • Niacina: 1,1 mg
    • Vitamina B6: 0,3 mg
    • Vitamina C: 3 mg
    • Folatos: 11µg
       
  • Água: 82,4g
 

Como consumir abacate?



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