7 Vitaminas e Minerais essenciais para a saúde do atleta

Existe um conjunto de vitaminas e minerais essenciais para a saúde do atleta, que potenciam o rendimento e atrasam a fadiga. Encontre o que precisa na Rocksprint.

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7 Vitaminas e Minerais essenciais para a saúde do atleta
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As vitaminas e minerais são micronutrientes essenciais, em particular para os atletas, pelo desgaste que sofrem diariamente. Dentro das vitaminas e minerais essenciais para a saúde do atleta destacam-se o potássio, cálcio, magnésio, ferro e zinco e as vitaminas do complexo B e vitamina D.

Pela sua importância na manutenção de uma saúde de ferro, e pelo facto da alimentação atual nem sempre fornecer o aporte adequado destes nutrientes, surgiram no mercado os suplementos vitamínicos e minerais.

Estes suplementos podem incluir uma ou mais vitaminas e/ou minerais ou, podem concentrar um conjunto de vários micronutrientes, sendo, nesse caso, designados por multivitamínicos.

Em alguns casos mais específicos, os multivitamínicos podem ainda incluir outras substâncias, nomeadamente ómega-3 e Ginseng (um composto que ajuda a aumentar a concentração e a diminuir o cansaço mental).

Por norma, cada dose diária destes suplementos (uma ou mais cápsulas) apresenta 100% ou mais da dose diária recomendada do nutriente ou dos nutrientes que o compõem.

7 Vitaminas e minerais essenciais para a saúde do atleta


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  • As vitaminas do complexo B neutralizam a fadiga e proporcionam a energia necessária para o dia-a-dia e para a prática de exercício físico;
  • A Vitamina C, que tem propriedades antioxidantes para neutralizar os efeitos causados pelos radicais livres gerados durante o exercício e fortalecer o sistema imunitário;
  • A Vitamina D, importante para absorção intestinal de alguns minerais, sobretudo cálcio e fósforo, os quais, por sua vez, são cruciais para a saúde óssea do atleta;
  • O Magnésio tem um papel essencial nos processos de produção de energia e na transmissão dos impulsos nervosos essenciais à contração muscular durante o exercício;
  • O Potássio é um mineral vital para manter o equilíbrio hidroeletrolítico e uma adequada contração muscular, sendo ainda um dos principais responsáveis para condução do ritmo cardíaco;
  • O Cálcio desempenha um papel essencial na transmissão de impulsos nervosos;
  • Fósforo tem um papel essencial na produção de energia (ATP) necessária durante a prática de exercício, sendo ainda fundamentais para a mineralização óssea e para a manutenção do esmalte dentário;
  • O Ferro, pelo facto de ser parte integrante da hemoglobina, uma proteína do sangue que é vital para permitir a correta oxigenação e nutrição de todo o organismo.

Tendo em conta a importância dos micronutrientes, a suplementação revela-se essencial para os atletas que têm carência destas vitaminas e minerais essenciais. E para isso, a Rocksprint, loja de suplementação online, dispõe de uma gama alargada destes suplementos.

No entanto, importa salientar que estes suplementos não devem ser usados indiscriminadamente nem como substituição de uma alimentação saudável e variada.

Note-se, ainda que a toma de suplementos deverá ser precedida sempre por uma análise criteriosa do estado nutricional, de modo a verificar se se justifica, ou não, a sua toma.

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Importância das vitaminas e minerais e da suplementação para a saúde do atleta


suplementos para a saude do atleta

Embora não sejam nutrientes energéticos, as vitaminas e minerais são essenciais para a saúde do atleta, visto que intervêm em diversas reações metabólicas que ajudam na defesa e proteção contra fatores de stress externos, incluindo o próprio exercício.

Em condições normais, através de uma alimentação equilibrada, saudável e variada, o organismo consegue obter as quantidades de micronutrientes necessárias para a manutenção da homeostasia e para prevenção de doenças.

No entanto, na sociedade atual, este cenário raramente se verifica, devido a um estilo de vida menos saudável, no qual não prevalece uma alimentação variada, rica em hortofrutícolas e cereais integrais, mas sim uma alimentação rica em alimentos processados e industrializados, ricos em açúcar, sal e gordura.

Neste sentido, os suplementos vitamínicos foram concebidos para suprir as necessidades em micronutrientes da maioria da população, que, devido ao estilo de vida moderno, não as conseguem satisfazer através da alimentação diária.

Constituem, por isso, uma forma fácil, rápida e prática de assegurar uma ingestão adequada de micronutrientes e evitar possíveis carências dos mesmos, potenciando o bom funcionamento de todo o organismo.

Principais benefícios dos suplementos vitamínicos e minerais

  • Restabelecem o nível de micronutrientes, muitas vezes em falta em processos de emagrecimento (regimes restritivos) e em atletas com grande carga de treinos;
  • Fortalecem o sistema imunitário;
  • Aumentam os níveis de energia e vitalidade;
  • Promovem um bom desempenho do metabolismo energético e dos nutrientes;
  • Estimulam a função cognitiva e a concentração;
  • Melhoram a digestão e absorção dos nutrientes;
  • Auxiliam no ganho de massa muscular, pois aumentam a força e os níveis de energia, permitindo utilizar uma carga maior ou fazer um maior número de repetições em treinos de musculação.

Efeitos secundários dos suplementos vitamínicos e minerais

Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, estes suplementos não são desprovidos de risco, sendo fulcral que o consumidor tenha conhecimento dos riscos subjacentes a uma toma desajustada e exagerada dos mesmos.

Neste contexto, tenha também em atenção à ingestão de alimentos fortificados em micronutrientes que podem condicionar a necessidade da suplementação, visto que poderão induzir a um consumo de doses que excedam as doses diárias recomendadas.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.