Tratamento da sinusite: soluções médicas e caseiras

O tratamento da sinusite é normalmente realizado com recurso a medicamentos, sob orientação médica. No entanto, existem algumas soluções naturais que podem ajudar a tratar o problema.

Tratamento da sinusite: soluções médicas e caseiras
Existem várias soluções para tratar a sinusite.

sinusite consiste na inflamação dos seios perinasais, normalmente provocada por vírus ou bactérias. É uma doença muito comum e apresente um impacto considerável na qualidade de vida e atividades diárias das pessoas afetadas.

O tratamento da sinusite depende do fator que provocou o seu aparecimento. O médico é o único com competência para decidir qual é o tratamento mais adequado à situação. Normalmente, passa pela utilização de antibióticos, analgésicos e descongestionantes. No entanto, existem alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a aliviar este problema.

Sintomas da sinusite


tratamento da sinusite de cefaleias

Se suspeita que sofre de sinusite, há alguns sintomas a que deve estar atento:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  • Congestão nasal;
  • Corrimento nasal purulento;
  • Febre;
  • Cefaleia;
  • Fadiga;
  • Dor em volta dos olhos;
  • Dor facial;
  • Ouvidos entupidos;
  • Sensação de pressão quando se abaixa a cabeça;
  • Tosse;
  • Mau hálito;
  • Redução do paladar e do olfato.

 

Tratamento da sinusite


sprays nasais

O tratamento do problema depende do fator desencadeador. Apenas o médico poderá decidir qual é o mais adequado a cada situação. Geralmente, o tratamento da sinusite passa pela utilização de alguns medicamentos:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios: pode ser utilizado o ibuprofeno ou o paracetamol com o objetivo de aliviar a dor de cabeça e dos ossos da face, e também diminuir a inflamação dos seios nasais;
  • Sprays nasais: a fluticasona ou mometasona podem ser utilizadas apenas sob indicação do médico, e servem para diminuir a inflamação dos seios nasais aliviando a congestão nasal, coriza e espirros;
  • Corticóides orais: como a prednisolona, por exemplo, usada apenas com prescrição médica, serve para tratar a inflamação dos seios nasais;
  • Antibióticos: a amoxicilina ou azitromicina são exemplos de antibióticos que podem ser recomendados pelo médico apenas para a tratar a sinusite de origem bacteriana;
  • Descongestionantes nasais: com substâncias ativas como nafazolina, oximetazolina ou tetrahidrozolina,  ajudam a aliviar os sintomas.

Se não for possível o tratamento da sinusite através de métodos conservadores, pode ser necessária a realização de cirurgia.

Sinusectomia

sinusectomia

O objetivo da sinusectomia é aumentar ou desobstruir os canais de drenagem dos seios nasais. Deste modo, o acúmulo de secreções é evitado.

Ainda que esta cirurgia apresente bons resultados, na maior parte dos casos, a cirurgia é feita para tornar possível a ação dos medicamentos de uso nasal aliviando a inflamação mais rapidamente. A cirurgia pode não curar a sinusite, mas funciona como adjuvante ao tratamento médico de forma a aliviar os sintomas mais rapidamente.

A cirurgia é endoscópica e é realizada com o paciente deitado, sob o efeito de anestesia geral. É um procedimento realizado através das narinas e, por este motivo, não há cortes ou cicatrizes externos. Normalmente, não existe necessidade de utilizar tampões nasais após a cirurgia.

Tratamentos caseiros para a sinusite


A melhor forma natural de tratar a sinusite é através da lavagem nasal com soluções de limpeza. Para além desta, existem 2 receitas caseiras que podem ajudar a tratar este problema.

1. Tratamento com óleos essenciais de eucalipto

Tratamento com oleos essenciais de eucalipto

O eucalipto é um ótimo aliado no combate à sinusite uma vez que tem propriedades anti-sépticas, e alivia rapidamente a congestão nasal.

– Ingredientes –

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 litro de água a ferver.

– Preparação –

  1. Colocar a água a ferver numa bacia ou recipiente e acrescentar o sal e o óleo essencial. Cobrir a cabeça e a bacia com uma toalha e inalar o vapor resultante da infusão.
  2. É importante respirar o vapor resultante da infusão o mais profundamente possível durante cerca de 10 minutos. Pode ser repetindo 2 a 3 vezes por dia.

2. Tratamento com camomila

Tratamento com camomila

O chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e ajuda a acalmar a irritação da mucosa nasal.

– Ingredientes –

  • 6 colheres de chá de flores de camomila;
  • 2 litros de água a ferver.

– Preparação –

  1. Colocar a água a ferver numa bacia ou recipiente e acrescentar as flores de camomila. Cobrir a cabeça e a bacia com uma toalha e inalar o vapor resultante da infusão.
  2. É importante respirar o vapor resultante da infusão o mais profundamente possível durante cerca de 10 minutos. Pode ser repetindo 2 a 3 vezes por dia.

 

Prevenção da sinusite


beber agua para prevenir a sinusite

Se a obstrução é de origem alérgica ou de uma constipação, é mais vantajosa a utilização de descongestionantes orais em comparação com os de aplicação nasal. O nariz deve ser assoado delicadamente para que as secreções desçam em vez de subirem.

A ingestão de muitos líquidos é importante para fluidificar as secreções nasais.

No caso do problema ser consequência de uma alergia é recomendável consultar um alergologista, para tentar perceber quais são os alergéneos que provocam a reação e como tratá-los. Outro fator que contribui para o agravamento do problema é a poluição atmosférica. Por esta razão, os locais com muito fumo de tabaco e poluição automóvel devem ser evitados.

Também são de evitar locais em que as condições climatéricas sejam adversas, como ar muito seco ou muito frio e húmido.

Para manter os seios nasais livres de secreções também deve ser realizada uma boa higiene nasal diária. Isto contribui para que as secreções fiquem mais fluídas e sejam mais facilmente eliminadas.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.