Saiba o que é a Tensão Arterial e previna-se!

A tensão arterial é um dos sinais vitais que nos permite indicar o nosso estado de saúde. Mas afinal o que é tensão arterial? Veja connosco.

Saiba o que é a Tensão Arterial e previna-se!
Veja mais aqui sobre este tema tão falado hoje em dia

A tensão arterial ou pressão arterial é um bom indicador da saúde cardiovascular.

O controlo deste sinal vital depende de um mecanismo complexo, que inclui a regulação pelo sistema nervoso (nervos), coração, vasos sanguíneos e rins.

O que é a tensão arterial?


Em condições normais, o coração bombeia sangue com uma frequência de 60 a 80 batimentos por minuto, para que o oxigénio e os nutrientes necessários ao normal funcionamento do nosso organismo sejam distribuídos a todas as células do corpo humano.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
A pressão arterial, mais conhecida por tensão arterial corresponde à pressão exercida pelo sangue bombeado pelo coração contra as paredes das artérias. O sangue flui através do sistema circulatório devido a mudanças de pressão, permitindo que o sangue circule por todos os órgãos.

Durante o dia, a pressão arterial sofre variações que podem ser consideradas normais, uma vez que permitem a adaptação do organismo a situações extremas, como o exercício e o repouso.

Quais os tipos de pressão arterial?


tipos de pressao arterial

A tensão arterial é dividida em dois valores, a pressão arterial sistólica (valor máximo) e a pressão arterial diastólica (valor mínimo) e é medida em milímetros de mercúrio (mmHg).

1. Pressão Arterial Sistólica

Corresponde ao valor mais elevado da medição e é o valor da pressão no reservatório existente, no instante em que o coração se contrai.

2. Pressão Arterial Diastólica

Corresponde ao valor da pressão nas artérias no momento em que o coração relaxa, sendo o valor mínimo da tensão arterial.

O que deve fazer na hora de medir a tensão arterial


Está comprovado cientificamente, que a tensão arterial medida no consultório médico é geralmente superior à tensão arterial avaliada fora do consultório, o que tem sido atribuído ao fator ansiedade, ao “efeito bata branca”.

Saiba quais são os passos para obter uma medição da tensão arterial correta:

  • A avaliação da tensão arterial deve ser realizada com a pessoa sentada;
  • No caso de ser num consultório, deve-se explicar o procedimento à pessoa;
  • Não deve estar de bexiga cheia;
  • Não deve praticar exercício físico nos minutos anteriores à avaliação;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas, café, alimentos;
  • Não fumar nos minutos anteriores;
  • De preferência, descansar 5 a 10 minutos num ambiente calmo, com temperatura agradável.

De quanto em quanto tempo se deve medir a pressão arterial?

Os adultos e idosos, sem doenças associadas à tensão arterial, devem fazê-lo pelo menos uma vez por ano; as crianças recomenda-se nas consultas pediátricas; as grávidas devem avaliar em todo as consultas pré-natal.

Fatores que influenciam a tensão arterial


fumar
A tensão arterial não é constante, existindo fatores que influenciam essa tensão continuamente. Até mesmo sob as melhores condições, essa pressão muda a cada batimento cardíaco.

Os fatores são:

1. Idade

Os níveis de pressão arterial variam completamente no decorrer da vida.

2. Stress

A ansiedade, medo, dor e o stress emocional resultam em estimulação, fazendo aumentar a frequência cardíaca (vezes que o coração bate), logo aumenta a tensão arterial.

3. Sexo

Depois da puberdade, os homens apresentam valores de tensão arterial, significativamente mais elevados. Após a menopausa, as mulheres apresentam valores mais altos do que os homens em idade igual.

4. Variação diária

Ao longo do dia a pressão arterial varia completamente. Durante o sono atinge valores mais baixos. Quando a pessoa acorda, ocorre um aumento repentino da tensão arterial. A pressão é mais alta durante o dia e mediante as atividades elaboradas.

5. Atividade e Peso

A obesidade é um fator que contribui para o desenvolvimento da hipertensão (tensão alta). Na prática de exercício físico há um aumento na procura do organismo por oxigénio, o que faz com que a tensão arterial aumente.

6. Tabaco

Fumar resulta um estreitamento das veias, logo a pressão é maior.

Em suma…


A regulação da tensão arterial é uma das funções fisiológicas mais complexas do organismo, pois depende das ações que o nosso organismo assimila dos sistemas cardiovascular (coração), renal (rins), neural (nervos) e endócrino (hormonas).

Para prevenir surpresas desagradáveis, é bom que conheça os valores da sua tensão arterial.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais