Saiba como melhorar a sua técnica de corrida

Como em qualquer desporto ou atividade laboral, existe uma técnica que nos leva à perfeição na execução. Conheça aqui a técnica de corrida em linhas breves.

Saiba como melhorar a sua técnica de corrida
Saiba agora a melhor forma de obter sucesso e rendimento na sua corrida.

Se pretende melhorar a sua performance e técnica de corrida, deverá apostar na técnica da mesma, como em qualquer outra modalidade em que se pretenda especializar.

Apesar de lhe deixarmos algumas dicas relevantes para potenciar a sua técnica de corrida, aconselhamos uma avaliação da passada por um profissional.

Bases de técnica de corrida


base da tecnica de corrida

Uma boa técnica de corrida é essencial para evitar lesões, para além de potenciar o desempenho quer pela economia do esforço durante o movimento quer pelo conforto do próprio atleta. No entanto, encontramos casos no mundo da alta competição que fogem a tudo o que são padrões de corrida corretos e têm resultados. Daí que recomendemos um a avaliação biomecânica de todo o movimento, não apenas da passada.

  1. O tronco mantém-se direito, não corra o risco de arquear as costas ou inclinar-se demasiado para a frente: uma inclinação ligeira é natural, contudo, mantenha o abdominal contraído para que nunca perca a postura correta.
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  2. Evite olhar para o chão ou para os pés. Mantenha os olhos sempre no horizonte, o resto da informação de que necessita é absorvida pela visão periférica.
  3. Mantenha os cotovelos fletidos a 90º movimentando-se confortavelmente ao contrário da passada.
  4. Relaxe os ombros para evitar tensão cervical – a contração em demasia prejudicará a biomecânica do movimento, para além da oxigenação do cérebro, o que poderá levar a tonturas, náuseas e outros desconfortos durante a corrida.
  5. Não alongue demasiado a passada. Pode resultar em lesões no quadril. Porém, não a encurte demais, uma vez que cria muita tensão no joelho, devido à ciclicidade do movimento. Mantenha uma amplitude apenas um pouco superior à sua passada de caminhada.
  6. O apoio no chão deverá ser efetuado não com o calcanhar mas com o meio do pé. Repare que esta indicação não é trivial, depende severamente da morfologia do seu pé e do apoio do mesmo.

 

Erros de Postura comuns durante a corrida


erros de postura na corrida

Estes são os erros mais comuns durante uma corrida:

  1. Inclinar-se demasiado para a frente ou para trás;
  2. Manter o olhar fixo no chão ou um a dois metros à frente;
  3. Aumentar demasiado a passada ou encurtá-la em demasia;
  4. Apoiar o calcanhar, não amortecendo corretamente o impacto;
  5. Encolher os ombros e o pescoço, forçando a cervical;
  6. Cerrar as mãos.

Veja ainda algumas das sapatilhas que recomendamos para ajudar a melhorar ainda mais o seu desempenho.

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