Saiba como melhorar a sua técnica de corrida

Saiba como melhorar a sua técnica de corrida

Saiba agora a melhor forma de obter sucesso e rendimento na sua corrida.

Como em qualquer desporto ou atividade laboral, existe uma técnica que nos leva à perfeição na execução. Conheça aqui a técnica de corrida em linhas breves.

Se pretende melhorar a sua performance e técnica de corrida, deverá apostar na técnica da mesma, como em qualquer outra modalidade em que se pretenda especializar. 

Apesar de lhe deixarmos algumas dicas relevantes para potenciar a sua técnica de corrida, aconselhamos uma avaliação da passada por um profissional.


Bases de técnica de corrida


    
1. O tronco mantém-se direito, não corra o risco de arquear as costas ou inclinar-se demasiado para a frente: uma inclinação ligeira é natural, contudo, mantenha o abdominal contraído para que nunca perca a postura correta.
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2. Evite olhar para o chão ou para os pés. Mantenha os olhos sempre no horizante, o resto da informação de que necessita é absorvida pela visão periférica. 

3. Mantenha os cotovelos fletidos a 90º movimentando-se confortavelmente ao contrário da passada. 

4. Relaxe os ombros para evitar tensão cervical – a contração em demasia prejudicará a biomecânica do movimento, para além da oxigenação do cérebro, o que poderá levar a tonturas, náuseas e outros desconfortos durante a corrida.

5. Não alongue demasiado a passada. Pode resultar em lesões no quadril. Porém, não a encurte demais, uma vez que cria muita tensão no joelho, devido à ciclicidade do movimento. Mantenha uma amplitude apenas um pouco superior à sua passada de caminhada. 

6. O apoio no chão deverá ser efetuado não com o calcanhar mas com o meio do pé. Repare que esta indicação não é trivial, depende severamente da morfologia do seu pé e do apoio do mesmo.

 


► Uma boa técnica de corrida é essencial para evitar lesões, para além de potenciar o desempenho quer pela economia do esforço durante o movimento quer pelo conforto do próprio atleta. 

► No entanto, encontramos casos no mundo da alta competição que fogem a tudo o que são padrões de corrida corretos e têm resultados. Daí que recomendemos um a avaliação biomecânica de todo o movimento, não apenas da passada.
 
 



Erros de Postura comuns durante a corrida



1. Inclinar-se demasiado para a frente ou para trás;
 
2. Manter o olhar fixo no chão ou um a dois metros à frente;

3. Aumentar demasiado a passada ou encurtá-la em demasia;

4. Apoiar o calcanhar, não amortecendo corretamente o impacto;

5. Encolher os ombros e o pescoço, forçando a cervical;
 
6. Cerrar as mãos.


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