Qual o melhor Skyr - comparação da informação nutricional e lista de ingredientes

Os iogurtes Skyr ganharam fama devido ao seu elevado teor proteico, baixo valor energético, de açúcar e gorduras. No entanto, nem todas as versões disponíveis no mercado cumprem com estes requisitos e há que saber escolher a opção mais saudável na hora de comprar. Comparámos os iogurtes disponíveis no mercado e chegámos a uma conclusão.

Qual o melhor Skyr - comparação da informação nutricional e lista de ingredientes
Curioso? Descubra mais aqui acerca deste iogurte produzido com leite magro.

Skyr é um produto lácteo islandês, mais espesso que o iogurte grego, produzido com leite pasteurizado magro, e é semelhante ao queijo quark, ainda que com um sabor mais suave.

Para a sua preparação, uma pequena porção de skyr (que contém as culturas de microorganismos necessárias para produzir mais Skyr) é adicionada ao leite quente (entre 90 a 100ºC de temperatura) e, em seguida, é submetido à pasteurização, para eliminar as bactérias patogénicas.

Desta forma, restam apenas as espécies de Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus que são as responsáveis pela fermentação e, consequentemente, pela textura espessa e sabor deste produto. Quando atinge a textura adequada, é embalado e posteriormente distribuído para consumo.

Vantagens do iogurte Skyr em relação a outros iogurtes


skyr em que consiste

Em comparação a outros iogurtes, o Skyr destaca-se pelo seu elevado teor proteico. Além disso, a versão natural apresenta valores de açúcar reduzidos, e residuais de gordura total e gordura saturada, fornecendo aproximadamente 20% da dose diária recomendada de cálcio.

Se o sabor natural for demasiado azedo para si, pode sempre adicionar um puré de fruta (confeccionado em casa) ou 1 peça de fruta aos pedaços ou esmagada. Pode ainda colocar 1 colher de café de mel ou de doce/compota, ou até cacau, canela em pó ou coco ralado.

Este iogurte  pode ser utilizado em smoothies, em creme de leite, como substituto de natas ou como topping.

Skyr: qual o melhor?


iogurte skyr continente e jumbo

Comparámos a informação nutricional e ingredientes de todos os iogurtes Skyr presentes no mercado: da marca Milbona, disponíveis no Lidl, da marca Arla, disponíveis no continente e da marca Bierdermann, disponíveis no Jumbo.

Informação nutricional dos skyr

Tabela 1 – Composição nutricional dos 5 iogurtes Skyr da marca Milbona, disponíveis no Lidl.

Natural Mirtilo  Pêssego e Maracujá Framboesa Morango 
 Energia 65Kcal 56Kcal 55Kcal 56Kcal 55Kcal
 Lípidos 0,2g 0,2g 0,2g 0,2g 0,2g
               dos quais saturados 0,1g 0,1g 0,1g 0,1g 0,1g
 Hidratos de Carbono 4,1g 4,6g 4,5g 4,6g 4,4g
              dos quais açúcares 4,1g 4,0g 3,9g 3,9g 3,9g
 Proteína 11,8g 8,9g 8,3g 8,9g 8,9g
 Sal 0,10g 0,20g 0,20g 0,20g 0,20g


Tabela 2
 – Composição nutricional dos 5 iogurtes Skyr da marca Arla, disponíveis no Continente.

Natural Mirtilo  Framboesa/ Arando Alperce/ Espinheiro Ginja 
 Energia 63Kcal 78Kcal 78Kcal 73Kcal 80Kcal
 Lípidos 0,2g 0,3g 0,2g 0,3g 0,2g
               dos quais saturados 0,1g 0,1g 0,1g 0,2g 0,1g
 Hidratos de Carbono 4,0g 9,7g 8,9g 9,7g 11,0g
              dos quais açúcares 4,0g 9,0g 8,3g 8,0g 10,0g
 Proteína 11,0g 9,0g 9,2g 8,9g 9,0g
 Sal 0,14g 0,11g 0,12g 0,12g 0,12g

 

Tabela 3 – Composição nutricional dos 4 iogurtes Skyr da marca Bierdermann, disponíveis no Jumbo.

Natural Mirtilo  Manga Baunilha
 Energia 60Kcal 87Kcal 87Kcal 86Kcal
 Lípidos 1,0g 0,8g 0,9g 0,8g
               dos quais saturados 0,6g 0,5g 0,5g 0,5g
 Hidratos de Carbono 4,8g 13,8g 13,4g 13,3g
              dos quais açúcares 3,7g 13,4g 12,6g 12,5g
 Proteína 7,8g 6,2g 6,3g 6,4g
 Sal 0,12g 0,11g 0,11g 0,11g

 

Como é possível constatar os iogurtes naturais são sempre melhores opções que as opções com fruta, devido ao maior teor de proteína e ao menor teor de açúcar.

Dentro das opções da fruta, os Skyr da marca Milbona são os mais interessantes, pelo facto de possuírem menor teor de açúcar e menor teor de gordura. Os Skyr vendidos no Jumbo são os menos interessantes do ponto de vista nutricional, visto que nem na quantidade de proteína são comparáveis à marca Milbona ou à Arla.

Lista de ingredientes dos Skyr disponíveis no mercado

Mais do que olhar para os números, é muito importante olhar para a lista de ingredientes. Na hora de escolher, deve não só olhar para as calorias, mas para a opção mais saudável que apresentar o menor número de ingredientes.

  • Natural Milbona: leite desnatado, fermentos, coalho microbiano;
  • Natural Arla: iogurte Skyr natural (leite);
  • Natural Biedermann: iogurte pasteurizado, homogeneizado (Suiça).
  • Fruta Milbona: leite magro, água, fruta (consoante o sabor), amido modificado, sumo de limão obtido a partir de um produto concentrado, espessantes: pectinas, goma xantana; extrato natural corante de cenoura, reguladores de acidez: citratos de cálcio, ácido cítrico; culturas de arranque, coalho microbiano, aroma natural, edulcorantes: aspartame, acessulfame-k. Contém uma fonte de fenilalanina;
  • Fruta Arla: iogurte Skyr (Leite Desnatado) (85%), mirtilo (3,7%), baga de sabugueiro (3,7%), açúcar(3,6%), Amido de milho, sumo de limão concentrado, aromatizantes naturais
  • Fruta Biedermann: iogurte pasteurizado, homogeneizado (Suiça), polpa de manga 10% (Asia, America do Sul), açúcar de cana não refinado, amido de arroz (UE), concentrado de sumo de Limão (UE). Todos os ingredientes são de agricultura biológica.

Pela lista de ingredientes, é possível perceber que as melhores opções são os iogurtes naturais visto que não têm outros elementos adicionados, nomeadamente açúcar.

Qual o melhor iogurte Skyr?

Tendo em conta a informação nutricional e a lista de ingredientes de todos os iogurtes, podemos concluir que a melhor opção é o iogurte Milbona natural, disponível no Lidl. 

Dentro das opções com sabores, apesar da composição nutricional do Milbona de frutas, os dois iogurtes da Arla e Biedermann têm menos ingredientes sendo, por isso, mais saudáveis.

Quando consumir Skyr?


Vemos que estes iogurtes, principalmente os da marca Milbona têm uma composição nutricional muito interessante, fator que tem despertado o interesse dos amantes do fitness.

No entanto, importa salientar que apesar de serem ricos em proteína, ingeri-los depois do treino pode não ser a melhor opção visto que contêm caseína, uma proteína de absorção lenta.

Assim, a melhor altura para consumir Skyr é como snack ao longo do dia, ou à ceia, mas não como pós-treino, pois nessa altura interessa uma proteína de absorção rápida, como a Whey ou a proteína de clara de ovo.

Benefícios do Skyr


skyr perda de peso

Os iogurtes são uma fonte proteica que ajudam no controlo do peso, na manutenção da massa muscular e a manter a saciedade. Além destes benefícios, o consumo de Skyr:

  • Reforça o sistema imunitário;
  • Auxilia no processo de perda de peso;
  • Promove o aumento da absorção de cálcio e outras vitaminas e sais minerais;
  • Diminui o risco de osteoporose;
  • Reduz a atividade ulcerativa da Helicobacter pylori;
  • Previne a dermatite atópica;
  • Diminui a distensão abdominal e a flatulência no Síndrome do Intestino Irritável;

Devido à presença de probióticos, o Skyr possui um efeito bididogénico, isto é, estimula o crescimento de bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias que são patogénicas.

Além das vantagens já mencionadas, pelo facto de ter na sua composição bactérias, como a lactobacillus que auxiliam na digestão da lactose, o Skyr poderá ser uma opção também para quem sofre de intolerância a este açúcar.

No entanto, existem diferentes graus de intolerância à lactose, sendo que nem todos os indivíduos conseguem digerir o iogurte. Nestes casos de intolerância marcada, este produto não é o mais aconselhável pois ainda não existe uma versão sem lactose.

Veja também: