O que é a sémola e quais os seus benefícios?

O que é a sémola e quais os seus benefícios?

Digerida pelo organismo muito lentamente, a sémola ajuda a controlar os níveis de saciedade.

A sémola é o produto de granulometria intermediária que se obtém pela ruptura do albúmen do grão de trigo ou de milho quando atravessa a primeira passagem no processo de moagem.

Outro subproduto granuloso, tanto do trigo como do milho, é a semolina, cujo grão tem um tamanho intermediário entre a sémola e a farinha.

Dependendo do cereal empregado (trigo ou milho) para a sua produção, há produtos que recebem o nome de sémolas e semolinas de trigo ou de milho.
 

BENEFÍCIOS DA SÉMOLA


Rica em hidratos de carbono, moderada em proteína e com baixo teor de lípidos a sémola é usualmente utilizada para fazer uma papa, como a famosa papa de aveia.

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
É uma boa opção para pequeno-almoço, pois como é composta por trigo duro, é digerida lentamente, o que o ajuda a sentir-se saciado por bastante tempo.

A sua composição em vitaminas do complexo B, vitamina K, selénio e ferro acarreta inúmeros benefícios para o organismo.


1. Vitaminas do Complexo B

A sémola é riquíssima em vitaminas do complexo B, nomeadamente em tiamina, niacina, ácido pantoténico e ácido fólico.

Estas vitaminas acarretam inúmeros benefícios para o organismo, quando consumidas nas quantidades diárias necessárias ao bom funcionamento do organismo.

Seguem-se algumas das funções destas vitaminas, que estão presentes na sémola:

  • Tiamina (vitamina B1), integra as coenzimas que participam em reações essenciais do metabolismo dos hidratos de carbono. A sémola contém cerca de 0,28mg desta vitamina, o correspondente a 25% da DDR (Dose Diária Recomendada).

  • Niacina (vitamina B3 ou PP), desempenha um importante papel na síntese e na degradação dos hidratos de carbono, ácidos gordos e aminoácidos. Estão presentes 5,99mg, cerca de 37% da DDR de niacina.

  • Ácido fólico (vitamina B9), atua como cofator de enzimas que participam no metabolismo dos aminoácidos, purinas e ácidos nucleicos, necessário à síntese do ADN. Este produto contém 72ug de ácido fólico, cerca de 36% da DDR.

 
 

2. Vitamina K

Esta vitamina é essencial para a formação de protrombina (elemento proteico da coagulação sanguínea), e também para a síntese hepática de vários outros fatores proteicos que participam no processo de coagulação sanguínea.

Também é necessária para a síntese de algumas proteínas presentes no plasma, ossos e rins.

A sémola contém na sua composição cerca de 98,2 ug de vitamina K, cerca de 131% da DDR.
 
 


3. Selénio

Este oligoelemento é responsável pela manutenção da estrutura e funções das membranas celulares. Atua em conjunto com a vitamina E, impedindo a ação lesiva dos radicais livres de oxigénio.

Contém cerca de 67% da DDR, o correspondente a 37ug de selénio.

 


4. Fósforo  

O fósforo contribui para a manutenção dos ossos e dentes e participa no normal metabolismo produtor de energia. Além disso, tem um papel importante no normal funcionamento das membranas celulares.

Estão presentes cerca de 136mg de fósforo na sémola, o correspondente a 19% da DDR.
 

ATENÇÃO


A sémola contem glúten, o que o torna perigoso para aqueles que sofrem de doença celíaca ou uma sensibilidade ao glúten, no entanto é um alimento com baixo teor de purinas, óptimo para quem níveis elevados de ácido úrico, o que ajudará a prevenir ataques de gota.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: