Sanita: o seu pior inimigo na hora de evacuar

Os cuidados com o intestino são muitas vezes postos de lado. E porque não existem corpos saudáveis com intestinos doentes, está na hora de mudar isso e um dos cuidados que deve ter é com a sanita.

Sanita: o seu pior inimigo na hora de evacuar
Está na hora de deixar de negligenciar o seu intestino.

Está comprovado que milhões de pessoas levanta os pés (em bico de pé) quando está na sanita. Isto acontece porque instintivamente o nosso corpo corrige a posição para evacuar.

A anatomia humana foi feita para que a evacuação dos intestinos não seja feita sentada, mas sim em posição de cócoras. Já os nossos antepassados o faziam desta forma e, por isso, o nosso código genético está programado para isso desde há milhares de anos.

Ao estar sentado na sanita com os calcanhares levantados o seu corpo está instintivamente a simular a posição de cócoras.

Porque é que a sanita é o meu pior inimigo?


prisao de ventre

As sanitas são uma invenção da modernidade que proporcionam, sem dúvida, conforto. No entanto, relativamente aos efeitos que estas têm na nossa saúde, estes são comprovadamente prejudiciais.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Apesar de parecer estranho, existem vários estudos que comprovam que evacuar na posição de sentada pode levar ao desenvolvimento de vários problemas de saúde. Estes problemas podem variar desde a prisão de ventre e hemorróidas até a doenças mais graves como, por exemplo, o cancro do cólon.

A posição de sentado não permite que os intestinos excretem as fezes completa e corretamente.

Anatomicamente, o que acontece é que, quando estamos sentados na sanita, o músculo responsável pela continência do nosso intestino (puborretal) fica a estrangular parcialmente a porção retal do intestino. Desta forma, a passagem das fezes está comprometida.

As consequências mais comuns que a posição errada de evacuar pode ter são a prisão de ventre, as hemorróidas e a acumulação de matéria fecal no cólon.

Como é que posso evacuar corretamente?


posicao correta de evacuacao

Atualmente já existem soluções que nos ajudam a adotar uma postura correta na sanita para evacuar adequadamente.

Existem dispositivos desenhados com a dimensão e formato exatos que lhe irão facilitar a hora de evacuar. Estes dispositivos permitem que esteja sentado na sua sanita com os pés elevados, adotando a posição de cócoras.

Quais são as consequências da estagnação fecal?


consequencias da estagnacao fecal

O intestino é um órgão complexo do corpo humano que tem um papel vital na sua saúde.

Entre várias funções que este órgão tem, destaca-se o armazenamento e eliminação de fezes. O intestino armazena o material durante um curto período de tempo até serem excretadas.

Se o material fecal permanecer retido no intestino durante um longo período de tempo, poderá provocar consequências graves.

Uma das consequências é a inflamação e acidificação do organismo. Isto acontece porque as fezes são submetidas a uma maior fermentação por permanecerem no intestino durante um longo período de tempo. O cancro desenvolve-se bem em ambientes ácidos, pelo que esta situação poderá ser um ponto de partida para o mesmo.

Outra consequência é a destruição do epitélio que reveste as paredes do intestino. A destruição desta “vedação” permite a reentrada de toxinas no organismo.

Cuide do seu intestino


cuidar do intestino

O seu intestino não funciona apenas como depósito do seu lixo corporal. É tempo de começar a dar-lhe mais importância, pois “não existem organismos saudáveis com intestinos doentes”.

Existe uma grande variedade de cancros e doenças que se desenvolvem devido a cuidados precários com a saúde do intestino. O cancro do intestino é o segundo cancro que mais mortes provoca em todo o mundo.

Começe a dar mais atenção ao seu intestino e comprove os efeitos positivos que isto terá na sua vida. Ao adotar uma posição correta na hora de evacuar na sanita e mantendo uma alimentação saudável e equilibrada rica em fibras, irá notar mudanças físicas e palpáveis no seu organismo. Para a manutenção de um intestino saudável é também fundamental a prática de exercício físico regular e a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.