As propriedades do chá verde

As propriedades do chá verde

Conheça algumas boas razões para beber chá verde.

Acelera o metabolismo, elimina o colesterol e previne o envelhecimento da pele. Estes são apenas alguns dos benefícios do chá verde. Saiba quais são os outros.

O chá verde é bem mais do que uma bebida quente e reconfortante para os dias frios de inverno. Aliás, a sua utilização é já bem antiga e estima-se que se consuma há mais de cinco mil anos na China, não só na alimentação diária, mas também na medicina tradicional chinesa. E se os chineses há muito que conhecem os seus benefícios, o resto do mundo (ainda que mais tarde) acabou – também – por se render ao chá verde. Um chá de sabor fresco e com vários benefícios para a saúde. 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

Chá verde: as propriedades


Uma análise rápida às principais propriedades e benefícios do chá verde e facilmente se percebe a razão de tanto interesse no assunto. 

O chá verde contem vitaminas B, C e K, ácido fólico, potássio e magnésio. Além disso, é também rico em polifenóis (antioxidantes), taninos e catequinas (que ajudam a eliminar o mau colesterol e previnem o aparecimento de certos tipos de cancro). Contém também cafeína, teobromina e teofilina (que produzem um efeito estimulante) e minerais (como o fluoreto). Todas as substâncias ativas do chá verde se dissolvem relativamente bem na água e são por isso ótimas para a preparação de infusões, mantendo assim as suas substâncias inalteradas. 

Estas propriedades são as responsáveis pela ação antioxidante e anti-inflamatória (entre outras), que contribuem para a prevenção e tratamento de várias doenças. Estas foram, de resto, descritas já em 1911, no Livro do Chá” (“Kissa Yojoki”), escrito pelo monge budista zen Eisai. Neste livro, são apontadas algumas das principais utilizações do chá verde, que vão desde o controle de hemorragias, à cicatrização de feridas, regulação da temperatura corporal ou ajuda no processo digestivo. 

Que benefícios? 


Como já se deve ter apercebido o consumo do chá verde tem vários benefícios, alguns dos quais a comunidade científica tem vindo a comprovar. Entre os principais contam-se: 

1. Acelera o metabolismo e contribui para a perda de peso 
2. É um poderoso antioxidante e elimina as toxinas nocivas ao organismo 
3. Atua como um diurético e promove a eliminação de líquidos
4. Reduz o colesterol 
5. Regula a pressão arterial 
6. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
7. Regula os níveis de açúcar no sangue e controla a diabetes 
8. Previne o envelhecimento celular
9. Funciona como um estimulante (devido à cafeína existente nos seus componentes)
10. Protege os dentes contra a formação de placa bacteriana ou aparecimento de caries e gengivite e reduz o mau hálito  
11. Reforça o sistema imunitário 
12. Pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de cancro (como o cancro da próstata, do pulmão ou da pele, por exemplo). 

As contraindicações 


Apesar de todos os seus benefícios, o chá verde também tem algumas contraindicações. Por exemplo, o consumo de chá verde não é aconselhado para grávidas ou mulheres que se encontrem a amamentar, bem como para pessoas que sofram de hipertiroidismo, insónias ou que tenham a tensão arterial alta. 

Deve ainda ser consumido com moderação para evitar sentir alguns dos seus efeitos adversos (como náuseas ou dor de estômago). 

Além disso, deve ter atenção caso esteja a tomar certos medicamentos, visto que se podem verificar algumas interações. Assim, caso esteja a ser medicado, fale com o seu médico para saber se não existe problema em consumir chá verde. 


Veja também: